Buscar

contextualizada de Patricia Almeida


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Maurício de Nassau
Letras- português
Literaturas africanas em língua portuguesa
Tutor: Roberta Cavalcanti
Professor: Neilton Lima
Aluna: Roberlane Patrícia Costa de Almeida
Caro(a) aluno(a),
É com satisfação que finalizamos o conteúdo da nossa disciplina “Literaturas Africanas e Língua Portuguesa”.
Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=TQyrRx7Tt7c – "Moçambique, uma África que fala português." (Duração 45:21) e responda:
1. Qual a ligação estabelecida entre a cultura africana e a Língua falada localmente, e sua compreensão no que diz respeito ao conteúdo estudado na nossa disciplina e às novas informações obtidas no documentário.
2. Cite exemplos quando quiser mostrar definições e conclusões a que chegou após esta experiência.
Não esqueça sua dissertação será de no máximo 30 (trinta) linhas.
A África é um continente muito rico em culturas, apesar de ter um desenvolvimento econômico muito baixo, onde os seus habitantes enfrentam grandes problemas socioeconômicos, mesmo assim apresenta suas riquezas naturais, porém devido a expansão colonial portuguesa, alguns países do continente africano foram colonizados e acabaram sofrendo alterações de sua cultura linguística, onde houve a mistura com o português europeu, levando assim a uma variante na fala. E assim a implementação da língua de seus colonizadores em seu país. 
Por isso hoje, existem vários países africanos que falam a língua portuguesa, esse processo de descolonização foi acelerado no ano de 1974, com a revolução de abril, derrubando então o regime facista de Portugal, e a partir daí, então, o português tornou-se língua oficial em: Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, São Tomé, Príncipe e Moçambique. A língua portuguesa convive com grandes números de línguas crioulas e nativas, e são instrumentos de comunicação no cotidiano desses africanos, o português da África segue a norma Europeia, mas o oral distancia-se cada vez mais do português falado no Brasil. 
Referências bibliográficas: museudalinguaportuguesa.org.br
 Educacaofisica.seed.pr.gov.br
 www.scielo.com.br