Buscar

Historia Medicina Chinesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

escrita chinesa mais antiga existente hoje data de 3.500
pedras pontiagudas, para tratamento da dor por estímulo de pontos doloridos, ou pontos “AShi”. Em ruínas chinesas, da idade da pedra ( Terminou em 2000AC), 4000 AC, foram encontradas estas pedras.
achados datados da Dinastia Shang , cerca de 1000 AC, já havia agulhas de bronze.
a medicina chinesa começou seu desenvolvimento documentado na era da Dinastia Zhou, de 1027 AC a 221 AC.
Durante a "Era Zhou Tardia" de 480 AC a 221 AC, surgiu na China o Taoísmo. Data desta era uma das mais significativas diferenças entre a medicina Chinesa e a Ocidental. A persistência de antigas tradições mágico-demoníacas da Medicina Chinesa foram mantidas, junto a conceitos mais modernos de etiopatogenia.
Datam desta época, três livros importantes da Medicina Chinesa. O Ma Wang Hui', o Nan jing (clássico das dificuldades) e o Huang Di Nei jing,o livro do imperador amarelo
, é dividido em dois livros. O primeiro, Su Wen, questões fundamentais, discorre sobre a teoria médica da época. O segundo livro, Ling Shu, ou eixo espiritual, é um manual de acupuntura. Os dois livros tratam da aplicação dos conceitos de Ying e Yang na medicina, da teoria dos cinco elementos (ou cinco movimentos), descrevem a teoria dos meridianos, tratam do conceito do Qi e atribuem definitivamente aos sintomas causas orgânicas ao invés de causas sobrenaturais.
Idade média
Entre 220 e 589
Também deste período é a expansão da acupuntura para o Japão, Coreia e Vietnam. 
Antes da cultura ocidental ter sido introduzida no leste da Ásia no século XIX, a medicina tradicional era o principal sistema médico usado para tratar todos os tipos de doenças.

Continue navegando