Buscar

Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma prática muito comum nos laboratórios de química, tanto nos de ensino como nos de pesquisa, é a titulação. Esta é uma técnica baseada em um procedimento em que se mede o volume de um reagente (titulante) usado para reagir completamente com a substância que está sendo analisada (analito). Em uma titulação, pequenos volumes da solução do titulante são adicionados lentamente à solução do analito (titulado) até que se atinja o ponto de final da titulação, sinalizado, por exemplo, pela mudança de coloração de um indicador ácido-base ou a formação de um precipitado. Considerando uma titulação ácido-base de 100,0 mL de ácido sulfúrico (H2SO4) 0,100 mol/L com uma solução padrão de hidróxido de potássio (KOH) 0,050 mol/L, apresente (a) a reação química envolvida balanceada e (b) o volume KOH, em mL, necessário para se atingir o ponto de equivalência.
FONTE: ASSUMPÇÃO, Mônica Helena M. T. et al. Construção e adaptação de materiais alternativos em titulação ácido-base. Eclet. Quím., São Paulo, v.35, n.4, p.133-138, 2010.
Resposta esperada
Verificar resolução na imagem em anexo.
Minha resposta
a) A reação química envolvida nesse processo é: H2SO4 + 2KOH <--> K2SO4 + 2H2O. b) Como a reação está numa proporção de 1:2, o cálculo será feito seguindo essa proporção: nº mol KOH = 2.n° mol H2SO4 => M (KOH) . V(KOH) = 2. M (H2SO4) . V(H2SO4) => 0,05mol/L . V(KOH) = 2. 0,1mol/L . 100mL => V(KOH) = 400mL. Para atingir o ponto de equivalência é necessário utilizar 400 mL de KOH a uma concentração de 0,05mol/L.
2Na potenciometria, o uso correto de um eletrodo indicador pode fazer a diferença para obtenção de resultados mais confiáveis. Um eletrodo indicador ideal é aquele que responde de forma rápida e reprodutível a variações na concentração do analito. Nenhum eletrodo indicador é absolutamente específico na sua resposta. Os melhores são extremamente seletivos. Considerando a importância destes eletrodos, descreva a estrutura e o funcionamento do eletrodo indicador metálico e do eletrodo indicador de membrana.
FONTE: GUARDA, Ananda Fagundes. Química Analítica Quantitativa. Indaial: Uniasselvi, 2019.
Resposta esperada
O eletrodo indicador metálico consiste em uma placa metálica que tem como função permitir a passagem de elétrons provenientes da reação que está ocorrendo. Este eletrodo deve ser inerte, ou seja, não deve reagir com a solução na qual está imerso. O eletrodo indicador de membrana é altamente seletivo e se liga de forma ideal a um íon presente na solução. É importante destacar que ele não interage por meio de reações de oxirredução, sendo assim, não há troca de elétrons em sua superfície. Este tipo de eletrodo também pode ser nomeado como eletrodo de íon seletivo. A membrana deste eletrodo possui três partes, sendo elas, a parte interna, a parte do meio e a parte externa. Na parte do meio haverá a substância que irá se ligar seletivamente ao íon de interesse.

Continue navegando