Buscar

AD1 - Analise Economico Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise Econômico-Financeira
Prof: Alessandro P. Alv
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
(30/08/21 a 05/09/2021)
Questão 01 - Para quais finalidades são realizadas as Análises Horizontal e Vertical nas Demonstrações Contábeis das empresas? No seu ponto de vista qual das duas abordagem é mais importante e por qual razão? (2,0 pontos) 
Análise Vertical: tem como finalidade identificar a porcentagem de participação de determinado indicador nos resultados. Pois a análise acontece no mesmo período, porém analisamos contas diferentes. Essa análise nos inforna a composição dos recursos da empresa, qual a participação de cada conta e como é feita a distribuição.
Análise Horizontal: tem como finalidade comparar diferentes períodos de demonstrações financeiras e nos evidencia o crescimento ou a redução dos valores ao longo dos exercício. Essa analíse nos permite verificar tanto a situação do patrimônio da empresa quanto seu desempenho financeiro.
Acredito que ambas tem a sua relevância, porém pelo seu poder de auxilio na explicação da variação quando do cálculo e análise de indicadores, a análise horizontal é extremamente útil para comparar os resultados da empresa e por isso acredito que ela tenha uma abordagem mais importante, visando que a análise vertical é estática.
Questão 02 – Qual é a maneira adequada de analisar um conjunto de indicadores? Apresente a resposta exemplificando. (2,0 pontos) 
	
COLETA DE
DADOS
	
CONFERÊNCIA
DOS DADOS
	
PREPARAÇÃO
DOS DADOS
PARA ANÁLISE
	
PROCESSAMENTO DOS DADOS
	
ANÁLISE E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
Para uma boa analise iniciamente é necessário ter conhecimento dos indicadores e o que eles representam. Um só indicador não irá dizer muita coisa, então é necessário ter um prêvio conhecimento de todos a serem analisados e comparados além dos conhecimentos das demonstrações contábeis. Após adquirir tal conhecimento é necessário fazer as perguntas certas e um acompanhamento diário/semanal/quinzenal/mensal dos mesmos. Devemos gerenciar todos os resultados dos indicadores, sejam eles positivos, negativos ou na média. Não devemos confiar 100% nas informações, é sempre importante tirar a prova. Para evitar problemas, é muito importante ter certeza da veracidade das informações coletadas na etapa de coleta de dados. É importante conhecer o ramo da empresa e seu status no mercado, além de conhecimentos na parte econômica serem um grande diferencial.
Questão 03 – Sobre o processo de convergência das normas contábeis brasileiras para o padrão internacional (IFRS), quais foram (ou são) os impactos para a análise das demonstrações contábeis? (1,0 ponto) 
A partir da convergência, as sociedades por ações e as sociedades de grande porte ficaram obrigadas a elaborar e divulgar os seus demonstrativos financeiros de acordo com as novas regras, porém, as empresas não precisarão elaborar mais de um demonstrativo financeiro para um usuário do exterior, evitando assim mais custos. E foi acordado para que o CPC emitisse os Pronunciamentos Técnicos, as Interpretações Técnicas e as Orientações.
Questão 04 – Supondo que o seu chefe desse a você a tarefa de calcular indicadores e analisar um conjunto de empresas de um determinado modelo de negócio, para fins de investimento, como você procederia para realizar uma boa análise, (suponha que já tenha alguma experiência)? Apresente de forma contextualizada todo o processo até a emissão de um relatório final, justificando (com fundamentos) as escolhas e decisões tomadas. 
Já que o objetivo da análise está definido, o segundo passo é conhecer profundamente as empresas que serão analisadas, assim como o ramo de atuação e a situação do momento no mercado macroeconômico. Pra isso uma pesquisa no Google já irá ajudar sobre informações como: conjuntura econômica do segmento no qual a empresa está inserida identificando seus principais concorrentes, o aquecimento (ou desaquecimento) da demanda, os pontos fortes e fracos da empresa no setor, entre outros. E é muito importante ter certeza da veracidade dessas informações. A partir de um conhecimento prêvio das empresas e seu cenário do ramo no mercado, é necessário começar a coleta de dados referentes aos perídos que englobam a análise, especificamente das demonstrações contábeis.É necessário obter pelo menos cinco demonstrações completas referente aos últimos 5 anos. Essas informações podem ser encontradas diretamente na controladoria ou no site da empresa, site da CVM, BOVESPA, B3 entre outros. Com todos os dados em mãos, seria feita uma analise dos arquivos de auditoria e também a verficação dos pontos auditados, sejam pontos negativos, ressalvas, s medidas que foram tomadas pela empresa em relação a tais pontos, TUDO deve ser analisado. Se no caso, a empresa tiver apenas pontos positivos, ainda sim é necessário dar uma revisada nas demonstrações, pra verificar se algum ponto foi passado e se está tudo de acordo e aplicado conforme as normas contábeis. Após toda essa etapa inicial de análise é necessário passar todos os dados para o modelo de análise para o calculo dos indicadores. Caso não se tenha ainda um modelo, será necessário a elaboração de um, seja ela por sitemas mais sofisticados, macros no excel, ou planilhas simples e dinâmicas. Uma dica seria o “Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita. É nessa etapa que o investidor irá descobrir se o investimento deve ou não ser realizado, pois analisando estes indicadores será possível identificar a viabilidade e a expectativa de lucros, além do tempo necessário para recuperar o total investido.
Ao jogar os dados no seu arquivo de análise, e necessário realizar a verificação de todos os resultados. Existem muitas empresas que gostam de “burlar” os resultados dos indicadores e por isso é importante conferir qualquer valor muito elevado ou reduzido, qualquer descrepância que possa surgir na análise é verificada, até porque podem existir “erros” bobos e de “má fé”. Como o objetivo é para investimento, existem alguns indicadores principais para análise:
· Valor Presente Líquido: O VPL é um indicador que analisa todos os fluxos de caixa esperados pelo investimento, em uma mesma data e são descontados a uma Taxa Mínima de Atratividade (que normalmente é utilizada a taxa SELIC) até a data do investimento. Esses fluxos são então somados e de seu total é subtraído o valor do investimento. Se o resultado do cálculo do VPL for positivo, significa que o projeto tem capacidade de gerar lucros.
· TIR: Ao analisar a TIR o cenário que queremos é: TIR ser maior que a TMA que nós diz que o projeto consegue pagar o investimento e ainda sobra capital.
· Roe: Com ele, se mede a rentabilidade de uma empresa. Quanto maior o percentual, melhor será a performance da empresa.
· Roi: Esse indicador nós mostra o retorno gerado pela empresa após a implantação de um projeto mas ele também pode ser utilizado para avaliar se a empresa será, ou não, capaz de cobrir seus custos e despesas.
· Payback: Um ponto importante é saber quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos que paguem o investimento pra isso calculamos o payback. Ai o resultado pra ser “positivo” depende do estilo de investidor, pois tem investidores que preferem retornos a curto/médio/longo prazo.
Tem outros pontos chaves para uma boa tomada de decisão, como: Custo de oportunidade; Risco do negócio; (quanto maior o risco, maior o retorno: nesse caso é um ponto importante dependendo do estilo de investidor); Liquidez (quanto mais alta, com mais rapidez o ativo pode ser convertido em caixa); Giro de caixa; (quanto maior a rotatividade do dinheiro maior o investimento em atividades que possivelmente irão trazer ainda mais lucro e também em relação ao pagamento de dividendos); Margem EBITDA; Margem de Contribuição; que nós diz se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar. 
Com isso, a empresa que apresentar o melhor resultado desses indicadores visando o estilo do meu investidor, será a escolhida.
restricted

Continue navegando