Buscar

Tecido conjuntivo propriamente dito e adiposo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecido conjuntivo: Propriamente dito e adiposo
· Introdução:
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras.
· Suas principais funções; 
 -sustentação 
-preencher espaços entre os tecidos 
-nutri-los.
· Tecido Conjuntivo Propriamente Dito:
Esse tecido é o típico tecido de ligação. Ele atua na sustentação e preenchimento dos tecidos e, assim, contribui para que fiquem juntos, estruturando os órgãos.
Sua matriz extracelular é abundante, composta de uma parte gelatinosa e três tipos de fibras proteicas: colágenas, elásticas e reticulares.
Existem dois subtipos de tecido conjuntivo propriamente dito, classificados de acordo com a quantidade de matriz presente. 
· Tipos de tecidos conjuntivos propriamente dito:
-Os tecidos conjutivo frouxo e denso representam dois dos vários tipos de tecidos conjuntivo . Outros tipos incluem cartilagem, osso, sangue, tecido adiposo, tecido muscular e tecido reticular. 
-O tecido conjuntivo frouxo se caracteriza pela quantidade relativamente alta de células em uma matriz com fibras colágenas delgadas e esparsas. 
-O tecido conjuntivo denso contém poucas células, em sua maioria fibroblastos, responsáveis pela formação, modelagem e manutenção de fibras colágenas abundantes, as quais formam a matriz desse tecido. 
-Os fibroblastos são células que sintetizam elementos da matriz extracelular. 
-As células do sistema imune são geralmente associados ao tecido conjuntivo frouxo. Mas, no tecido conjuntivo frouxo, encontram-se quantidades variadas de linfócitos, macrófagos, eosinófilos, plasmócitos e mastócitos.
-O tecido conectivo denso modelado e caracterizado pelo arranjo ordenado das fibras colágenas. O constituinte celular desse tecido consiste em fibroblastos. As fibras de colágeno são constituídas de fibrilas colágenas compactadas bem ordenadas. Os fibroblastos aparecem em fileiras alinhadas, entremeados entre as fibras colágenas. 
-Tendões que unem os músculos aos ossos, bem como ligamentos que 
-unem dois ossos, são exemplos de tecido conectivo denso modelado.
-A diferença entre esses dois tipos de tecidos consiste no fato de que tendões, quando comparados a ligamentos, apresentam um arranjo mais ordenado das fibras colágenas.
· As fribras:
1. As fibras elásticas estão presentes em vários órgãos. Elas proporcionam ao tecido a capacidade de responder à distensão e ao estiramento. 
-São mais delgadas que as fibras colágenas e seu arranjo espacial apresenta um padrão ramificado. 
-Estas fibras se entrelaçam com fibras colágenas, o que delimita o grau de distensão do tecido.
-As fibras elásticas são produzidas por fibroblastos e, em alguns locais, por células musculares lisas. 
-As fibras elásticas são compostas estruturalmente por dois componentes: elastina e microfibrilas de fibrilina.
-A elastina é uma proteína rica em prolina e glicina, mas, é pobre em hidroxiprolina e não contém hidroxilisina. 
-A fibrilina é uma glicoproteína que forma as microfibrilas ou fibrotúbulos. Durante a formação de fibras elásticas, inicialmente as microfiblilas são depositadas, seguidas da deposição da elastina. As microfibrilas de fibrilina ajudam a organizar a elastina em forma de fibras.
2. As fibras reticulares: são fibras colágenas constituídas de colágeno tipo III e apresentam um padrão de bandeamento de 68 nm. 
-Em geral, fibras reticulares oferecem uma matriz delicada de suporte para os componentes celulares dos diversos tecidos.
-As fibras reticulares formam uma estrutura reticular filiforme, delgada e corada em preto. Nestas preparações, as fibras colágenas são substancialmente mais espessas em sua aparência e apresentam uma coloração castanha.
-Na maioria dos locais, as fibras reticulares são produzidas por fibroblastos, exceto nos tecidos hematopoiéticos e linfáticos, em que as fibras reticulares são sintetizadas por células reticulares.Nesses órgãos, as células reticulares mantêm uma relação especial com as fibras que formaram; o citoplasma dessas células forma uma bainha em volta da fibra. 
-As fibras reticulares são produzidas em células musculares lisas que produzem fibras reticulares na túnica média dos vasos sanguíneos e nas camadas musculares do tubo digestório.
· Tecido adiposo:
O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado e distribuído por Grã de parte do. Organismo. Há dois tipos de tecido adiposo são descritos: o tecido adiposo unilocular e o tecido adiposo multilocular
· O tecido adiposo unilocular é mais comum. Sua distribuição varia entre diferentes indivíduos, dependendo de sexo, estado nutricional e hormonal. 
A principal função do tecido adiposo unilocular: 
-armazenar gordura na forma de triacilgliceróis. 
São células grandes, onde o citoplasma contém um único e grande acúmulo de lipídeos em forma de triglicerídeos. 
· O tecido adiposo multilocular é formado por células menores, onde citoplasma é caracterizado por ter muitas gotículas lipídicas que ocupam a maior parte do volume da célula. 
Ambos os tecidos são abundantemente vascularizados.

Continue navegando