Buscar

Anotação método e pesquisa psicologia

Prévia do material em texto

Anotação método e pesquisa psicologia
Metodologia científica método para resolver problemas sistematicamente. Apresenta e representa os paradigmas da ciência. Reflete as condições históricas.
Metodologia do trabalho científico organização, dos estudos, dos caminhos (possui mais de uma maneira), práticas de investigação, estrutura, observação, experimentação.
1. Importante:
· Saber o objetivo.
· Considerar pesquisas dos últimos anos
· Ter justificativa (relevância)
· Existem normas dependendo da região / local onde se faz, escreve a pesquisa (exemplos: ABNT, Vancouver, APA)
Ciência tratar a realidade teórica e prática, forma de conhecimento, tentativa de compreender, de entender e explicar racionalmente.
Conhecimento científico precisa de método, sistema de caminhos para ser abraçado, possui 2 naturezas:
1. Método empírico
2. Método racional
Espírito 	científico é a atitude científica, ser curioso, ser crítico (não é inato, é conquistado), mente crítica (aperfeiçoar o julgamento, discernir mais precisamente)
Leitura de Textos científicos leva a disfrutar, interpretar textos acarreta ampliação de conhecimento, novos horizontes, pensamentos sistematizados, ampliação de conhecimento vocabulário, raciocínio dedutivo
Diretrizes para a leitura de textos (basicamente condensar as ideias, reduzir ao essencial, método para registar pontos principais): 
1. Análise textual visão panorâmica, do conjunto, primeiro contato com o texto
2. Análise temática compreensão da mensagem do autor sem interferência (tema assunto tese)
3. Análise interpretativa interpreta a mensagem do autor, associação de ideias, críticas influências
4. Problematização levantamento dos problemas relacionados com a mensagem do autor
5. Síntese reelaboração da mensagem com base na reflexão pessoal
Estrutura de um trabalho acadêmico:
· Pré-textuais: capa, folha de rosto, listas, epígrafe, sumário / índice
· Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão
· Pós-textuais: referência, apêndice, anexo
Metodologia instrumental como apresenta, como faz o método, aparato para organizar as informações.
Níveis de conhecimento:
1. Senso comum / popular / vulgar / cotidiano (falível, julga)
2. Método científico (sistemático, racional, objetivo, falível)
3. Filosófico (questiona, racional, infalível)
4. Teológico (valorativa, infalível, aspiracional)
Pesquisa:
· Teórica ou bibliográfica
· Aplicada ou de campo
· Básica, pura ou fundamental
A Psicologia estuda o comportamento e os processos mentais.
Ciência e profissão há dicotomia entre estas duas partes da psicologia. Na profissão a produção de conhecimento científico sem a intenção de. A ciência busca responder as perguntas sobre comportamentos e processos mentais. Estas perguntas vêm da prática, da teoria, da observação natural e social. Fazer pesquisa é atuar nos limites da ciência, objeto, método, técnicas reconhecidas cientificamente.
Uso do método científico e do objeto bem definido caracteriza a ciência. O método clínico é tão rigoroso quanto o método instrumental, e não é só aplicado nas clínicas. Investigação na prática segue um método, procedimentos estruturados, utiliza de questões éticas. 
Variávelalgo que varia.
Na prestação de serviços se busca atender as demandas que surgem e propõe intervenção. No projeto investigativo determinada a variável e não modifica por demandas, segue procedimentos definidos. Mudanças constantes fazem parte da atuação da prestação de serviços, estas mudanças fazem com que os métodos se modifiquem para atendê-las, tudo para comprar o objetivo do serviço. Desta forma não há a rigidez com o método como há na pesquisa científica, que não pode ir alterando o método. 
A pesquisa envolve a questão da ética, da visão/ perspectiva de homem e de mundo, a finalidade (devendo ter relevância social e/ou científica, ou seja relevância direta ou indireta para a sociedade e/ ou para comunidade científica. 
A pesquisa de campo tem relevância direta para sociedade. Não necessariamente a pesquisa teórica ou experimental possui relevância direta socialmente, mas indiretamente, pode ser relevância direta a comunidade científica e ao ser agregada a outras pesquisas e conhecimentos possibilitar relevância social.
A pesquisa sempre fala da relação entre variáveis. Objetivo deixa claro quais são as variáveis investigadas. Problema é a questão que norteia o estudo. A linguagem científica deve ser precisa, ter clareza, técnica. O subjetivo pode ser o objeto de estudo da pesquisa. Definição operacional de termos psicológicos - deixar claro a definição do termo que considera.
A atitude ética na atuação, na teoria, na pesquisa. Para fazer ciência deve-se pensar no contexto histórico, sociocultural, e moral da época em que as pesquisas foram realizadas e conhecer a realidade na qual os participantes ou sujeitos de pesquisa estão inseridos.
Deve-se pensar como pesquisador: ser crítico, levantar hipóteses testáveis,testar ou investigar estas hipóteses teoricamente e empiricamente, ter conhecimento do que há de descrição dos fatores estudados na literatura, muitas hipóteses surgem da convergência entre os estudos já publicados.
Método científico é o caminho a ser percorrido para adquirir um conjunto de conhecimentos. São as maneiras empregadas em uma investigação com o intuito de obter resultados mais confiáveis o possível. É indispensável, toda pesquisa possui, parece quando tem uma dúvida.
Método é um conjunto de procedimentos determinados sistematizados que são realizados para alcançar a finalidade. Deve ser claro, coerente. Existe em toda a pesquisa. É o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir um conhecimento. Surge como forma, meio pelo qual serão resolvidos os problemas ou serão dirigidos os objetivos. Métodos Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração subjetividade) filosofia ciência métodos que indicam os meios técnico de investigação (objetividade).
Método indutivo: é o raciocínio que, após considerar o número suficiente de casos particulares, conclui a verdade geral (só particular vai para o geral)
Método hipotético dedutivo: a investigação científica visa construir e testar uma possível resposta ou solução para um problema. (Problemas -> conjecturas -> dedução das consequências observadas -> tentativa de falseamento-> corroboração) 
Método dialético: é uma forma de analisar a realidade a partir da confrontação de teses, hipóteses, ou teorias. Métodos de interpretação da realidade , princípios norteadores: unidade dos opostos, quantidade e qualidade (que estão inter-relacionados) e negação da negação (conduz ao desenvolvimento - muda constantemente as formas de entendimento). 
Método fenomenológico: o sujeito é investigado, com os fenômenos humanos como vividos e experimentados, o relato é no qual os dados são coletados. Mostra o que é dado e que esclarece esse. A fenomenologia é a volta as coisas as coisas mesmas, voltar a experiência, propõem descrever o fenômeno.Objetivo é a descrição do fenômeno, abordagem qualitativa, não estabelece relações causais,instrumento mais utilizado a fala. Para que se possa utilizar é preciso estar com disposição, atitude, a visão , não se utiliza testes pois estes induzem a resposta, busca-se investigar como a consciência percebe o fenômeno. Faz uso de perguntas abrangentes e norteadoras, o pesquisador desvela o fenômeno com o relato. A interpretação é chamada de “unidade de significado”, busca a compreensão do sentido do ser, foca na visão do outro sobre sua experiência.
MÉTODO CLÍNICO investigação sistemática por meio do estudo de caso. O estudo de caso é o procedimento do método clínico. O Método clínico se centra sobre o caso, a singularidade É um método que utiliza um conjunto de técnicas e de estratégias que, numa dupla vertente terapêutica e de investigação, visam compreender de forma global, qualitativa e aprofundada casos individuais (um individuo ou um pequeno conjunto de indivíduos). A atenção do método incide na psicobiografia do individuo, na sua história pessoal. A compreensãode cada comportamento parte da ideia de que este é o resultado de uma evolução, de um processo. Por isso compreender um determinado comportamento de forma global e aprofundada exige que se dê atenção ao resultado final (ao comportamento atual) e também à sua gênese e ao modo como se desenvolveu. A compreensão de um comportamento exige da parte de quem usa o método clínico uma relação pessoal (intersubjectividade), alguma capacidade de intuição (a percepção de algo que não é acessível à simples razão) e de compreender os outros (o seu ponto de vista e os significados que atribui às situações). O método clínico é, então, um procedimento de entrevistas, com coleta e análise de dados, onde se acompanha os pensamentos, sentimentos, relações, com intervenção sistemática, elaborando sempre novas perguntas a partir das respostas do participante, avaliando a qualidade e abrangência destas respostas. A atitude do entrevistador é flexível, com uma interação adequada com o participante. 
Principais técnicas: 
Observação clínica
Entrevista clínica – trata-se de uma conversa que, mais ou menos estruturada, é orientada pelo psicólogo, baseado numa atitude compreensiva (procurar compreender o interlocutor) e também interventiva (procurar ajudar o entrevistado a compreender-se). Pode ser também não diretiva.
Anamnese – registro de dados biográficos. Trata-se de recolher e organizar os dados e informações que permitem reconstituir a história pessoal de um indivíduo.
Técnicas psicométricas – designam testes que avaliam comportamentos e atitudes. Há testes de inteligência, de personalidade e de aptidão. Permitem a coleta eficaz e rigorosa de informação sobre o sujeito que os realiza comparando os seus resultados com os de outros indivíduos. Os testes devem apresentar as seguintes características: 
@ padronização (condições iguais para todos);
@ validade (clareza na definição do que se quer avaliar);
@ fidelidade ( resultados semelhantes em circunstâncias idênticas);
@ sensibilidade (permitir diferenciar os indivíduos).
Delineamentos de Pesquisa para a Produção de Evidências em Psicoterapia as evidências empíricas podem ser produzidas por meio de diferentes métodos de pesquisa:
Descritivos (e.g., estudo de caso, levantamento),
Correlacionais (e.g., coorte, caso-controle) e 
Experimentais (e.g., ensaio clínico randomizado, experimento de caso-único). 
Existem três métodos de pesquisa empírica que são apropriados para investigar a eficácia de intervenções psicoterápicas – ensaio clínico randomizado, experimento de caso único (um mesmo indivíduo é submetido a todas as condições da pesquisa e, em vez de ter seu desempenho comparado ao de um grupo, ele serve como seu próprio controle, os dados são tratados individualmente) e estudo de caso (o estudo de caso é a narrativa fiel, sistemática e longitudinal de um processo terapêutico, que visa descrever de forma cuidadosa e detalhada um processo terapêutico único em toda a sua complexidade) – e, existem os tipos de revisão de literatura que permitem agrupar e sintetizar os dados oriundos de várias pesquisas empíricas em um todo coerente.
Medidas de Resultado na Pesquisa com o Método clínico:
· Instrumentos psicométricos
· Questionários padronizados de autorrelato (são instrumentos nos quais o cliente responde a um conjunto de questões formuladas com o intuito de obter uma amostra do seu funcionamento psicológico), 
· Instrumentos individualizados de autorrelato(Terapeuta e cliente especificam os objetivos da terapia e selecionam os indicadores de melhora e piora para cada um deles, mantendo registros semanais.)
· Relatos de terceiros (Pode-se utilizar como fonte de dados o relato verbal de terceiros, (pessoas que convivem com o cliente ou profissionais da saúde), o que permite: obtenção de dados acerca de mudanças clinicamente significativas nos comportamentos do cliente em diferentes contextos; avaliação de características psicológicas diferentes daquelas apresentadas em situação de psicoterapia; identificação da percepção do outro sobre os comportamentos ou mudanças comportamentais do paciente/participante.) 
· Medidas comportamentais (focam naquilo que o indivíduo faz e não no que ele relata fazer - observação de amostras do comportamento em situações cotidianas reais ou em situações especialmente planejadas. principais vantagens das medidas comportamentais são: obter uma estimativa mais concreta e sensível da mudança do cliente do que aquela representada pela pontuação em uma escala de autorrelato; possibilidade de elaborar medidas individualizadas que sejam condizentes com a problemática de cada cliente)
· 
· Medidas de eventos fisiológicos
· Instrumentos psicométricos 
· Testes de avaliação cognitiva
· Inventários
· Escalas
· Testes projetivos
· Entre outros. 
Objetivo é a meta, propósito, a finalidade que deseja alcançar.
Hipótese é a afirmação baseada na observação ou em um levantamento teórico realizado de dados e fatos que ira testar, investigar. É testável.
Raciocínio dedutivo ou método dedutivo é um tipo de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito fé determinada premissa (do geral vai para o particular). 
Pesquisar é investigar, precisa de um caminho a ser percorrido. A pesquisa possibilita novos conhecimentos. Para ser pesquisa e necessário uma problematização.Pesquisa possibilita novos conhecimentos.
· Pesquisa bibliográfica utiliza de diversos meios, e necessária em qualquer trabalho cientifico, envolve a compilação de dados do que já foi descobrindo e estudado.
· Pesquisa documental é a pesquisa cuja fonte de dados é restrita a documentos.
· Pesquisa experimental é a pesquisa que manipula a realidade, as variáveis, que está trabalhando, buscando os porquês , causas e efeitos das variáveis. A pesquisa experimental é dividida:
· entre o trabalho de campo , que de refere a coleta de dados exatamente onde ocorrem,
· e o trabalho de laboratório, em que se monta o cenário onde ira se realizar a pesquisa.
Projetos de pesquisa 
· Pesquisa empírica
@ elementos pré textuais
@ introdução , fundamentação teórica e empírica, hipótese, problema, relevância social.
@ método: participantes, local, instrumentos, procedimentos, aspectos éticos, cronograma e referência.
· Pesquisa teórica
@ elementos pré textuais
@ introdução 
@método: descrição de procedimentos. De levantamento de informações e principais textos utilizados - como relação entre conceitos que será realizada. 
@Cronograma e referência.
PESQUISA - classificações: 
NATUREZA:
· Básica - acumula informações, objetivo e a produção de conhecimento, sem preocupação com intervenção ou aplicabilidade. Exemplo: as pesquisas teóricas, conceituais, experimentais, em que tem relevância social indireta, porem tem significância cientifica corroborando com uma determinante. 
· Aplicada - finalidade direta de aplicação de um conhecimento cientifico na vida das pessoas e coletividade. Ha uma intervenção, busca a aplicabilidade de um conhecimento já produzido e tem aplicações direta na Psicologia.
ABORDAGEM (forma que ira avaliar os dados)
· Quantitativa - foco na analise de dados estatísticos, objetividade, tem que ser mensurável, quantidade grande de amostra, vai a campo, alta generalização.
· Qualitativa - mais focado na interpretação, amostra menor, analise de indivíduo a indivíduo, conteúdos mão quantificáveis, baixa ou nula generalização, subjetividade afeta.
OBJETIVO
· exploratória- vai a campo, explora os dados
· descritiva - não necessariamente vai a campo, foco de descrever.
· explicativa - vai buscar causas e efeitos, busca explicar, responder a uma possível pergunta que busca explicar as causas e feitos. 
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
Bibliográfico 
Documental - dados pesquisados apenas documental.
Experimental
Levantamento 
Estudo de caso
Expoct- facto (após o fato)
Ação 
Participante
LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Campo
Laboratório 
Pesquisa quantitativa e qualitativatem grande número de participantes, faz a analise quantitativa, e de uma pequena parte faz a análise qualitativa.Validade do fenômeno, qualidade do fenômeno na pesquisa qualitativa, que tem o caráter amplo e pormenorizado, compreensão direta do que deve ser medido e também interpretado. Tem: formulação- validade previa , o que já tem feito; desenvolvimento - validade interna, o que considera dentro do analisado (categorização); resultado - validade externa - união do que já foi feito com o que considerou
Análise de conteúdo deve ser elaborada e três fases:
1ª fase pré-análise, pode ser identificada como uma fase de organização. Nela estabelece-se um esquema de trabalho 
que deve ser preciso, com procedimentos bem definidos, embora flexíveis. Inicia-se o trabalho escolhendo os documentos a serem analisados. No caso de entrevistas, elas serão transcritas. É preciso obedecer às regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade, pertinência e exclusividade. 
2ª fase exploração do material são escolhidas as unidades de codificação, adotando-se os seguintes procedimentos de codificação: recorte; enumeração;escolha de categorias: em razão de características comuns, classificação, palavras, expressões.
3ª fase tratamento dos resultados – a inferência e interpretação. Calcado nos resultados brutos, o pesquisador procurara torná-los significativos e válidos. Esta interpretação deverá ir além do conteúdo manifesto dos documentos, pois, interessa ao pesquisador o conteúdo latente, o sentido que se encontra por trás do imediatamente apreendido. 
Método correlacional
Busca responder a questoes de pesquisa (problemas). Tem como objetivo avaliar, invistigar a relacao entre dois ou mais conceitos, categorias ou variaveis. Trata-se de uma pesquisa quantitativa: dados objetivamente medidos. Tais correlacoes são  expressasem hipóteses testaveis.
Correlacoes é diferente de causalidade. Duas ou mais variaveis que se relacionam não significa que possuem relaçãode causa e efeito.
Compreender a correlação nao significa compreender as causas do comportamento.
Correlaçãoindica a tendência o que ocorre na maioria dos casos e nao em casos individuais - estatistica. Na correlacao equipara de forma estatística.  A  correlação positiva se uma variável aumenta a outra aumenta , se uma diminui o outro diminui. A correlação negativa se uma variavel aumenta a outra diminui.

Continue navegando