Buscar

15 Questionário - Direito Cibernético (Fundamentos do direito penal cibernético)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário – Direito Cibernético (Fundamentos do direito penal cibernético)
1. Ataques de ransomware, cryptojacking, cyberbullying e cyberstalking são alguns dos delitos praticados no ciberespaço. A nomenclatura, antes familiar apenas aos profissionais de informática, passou a ser conhecida no cotidiano da sociedade, o que advém do aumento de crimes praticados no ambiente virtual. Os crimes cibernéticos, ou cibercrimes, são atividades de cunho criminoso realizadas por meio de computadores. Assim, não apenas delitos com definições específicas da área da informática, mas outros como racismo, injúria, pornografia infantil e fraudes contra o sistema financeiro, passaram a ser punidos criminalmente com o advento das inovações legislativas nos últimos anos no Brasil.
Com relação a isso, analise as afirmações e marque a alternativa correta.
a) No ano de 2012, o Brasil publicou o código penal cibernético, normativa específica para o tratamento de tipos penais vinculados aos delitos virtuais.
b) No ano de 2021, foi tipificada a prática de invasão de dispositivo informático, impondo-lhe pena de três meses a um ano de reclusão, além de multa. 
c) A fraude eletrônica é expressamente tipificada no Código Penal, com pena de reclusão de quatro a oito anos, além de multa.
d) A interrupção de serviço de informação de utilidade pública tem pena de reclusão de seis meses a três anos, além de multa.
e) A legislação penal brasileira estabeleceu rito específico para os delitos cibernéticos. ​​​​​​​
2. O avanço das tecnologias e o crescimento do uso da rede mundial de computadores, ao mesmo tempo que trouxe inúmeras facilidades para o cotidiano da sociedade, também abriu portas para a ocorrência de ações delituosas no ambiente virtual.
Diante disso, nos últimos anos, a legislação penal brasileira passou por algumas alterações, com vistas a modificar ou adequar o conteúdo de tipos penais, para que estes possam ser investigados, processados e punidos relativamente ao que dispõe a lei brasileira de matéria penal e processual.
Assinale a alternativa correta.
a) O sistema jurídico penal brasileiro adota a teoria tripartite, em que uma conduta é considerada crime caso seja antijurídica e punível, aplicando-se esse conceito aos crimes cibernéticos.
b) Os delitos cibernéticos, por serem classificados como especiais, ainda que dispostos no Código Penal, atendem à teoria bipartite, segundo a qual um crime é considerado cibercrime caso seja típico e antijurídico.
c) Um crime praticado pelo sistema de computação é ilegal, sendo punível quando é praticado, de acordo com a lei penal brasileira, por pessoa física, estando as pessoas jurídicas afastadas da responsabilização penal.
d) Os cibercrimes recebem o mesmo tratamento que os crimes comuns pelo ordenamento penal brasileiro, devendo ser uma conduta típica, antijurídica e culpável para que seja classificada como crime.
e) A competência para julgamento dos crimes cibernéticos está vinculada à antijuridicidade do delito, dependendo do local do provedor de acesso virtual para estabelecimento do local de ocorrência do crime.
3. A Lei nº 12.737 de 2012 é muito importante para o ordenamento jurídico penal brasileiro, uma vez que tipificou a conduta de invasão de dispositivo informático, demonstrando avanço da legislação nacional para combater delitos cibernéticos, que crescem e se aperfeiçoam exponencialmente a cada dia.
No que diz respeito a essa lei, assinale a alternativa correta. ​​​​​
a) A Lei nº 12.737 de 2012 foi responsável por instituir delegacias especializadas ao combate de crimes cibernéticos.
b) Ao tipificar a conduta de invasão de dispositivo informático, a lei estipulou aumento de pena nos delitos que resultarem em prejuízos financeiros.
c) A Lei Carolina Dieckmann passou a dispor sobre aumento de pena em relação ao estelionato contra idoso ou vulnerável no espaço cibernético.
d) Determinou-se aumento de pena ao dobro nos casos de invasão de dispositivo informático contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
e) A invasão de dispositivo informático é procedida de ofício pela polícia especializada em crimes cibernéticos nos casos de crimes contra particulares.
4. A popularização do uso da informática faz com que a sociedade contemporânea esteja em constante revolução tecnológica. Dessa forma, o Direito como instrumento que regula os fatos juridicamente relevantes tem de se adaptar às modificações de forma direta, com o objetivo de trazer adequação efetiva para as relações que geram conflitos, como é o caso dos crimes cibernéticos, buscando aprimoramento ao combate e ao tratamento de questões penais.
Em relação aos crimes cibernéticos, assinale a alternativa correta.
a) Os crimes cibernéticos são atos dirigidos contra um sistema de informática, em que o sujeito passivo utiliza um computador para cometer ilícitos penais.
b) Os delitos virtuais próprios são os que o sujeito ativo utiliza o computador para produzir resultado naturalístico.
c) Crimes cibernéticos próprios são classificados como os delitos em que o sujeito, ao se utilizar de um computador, lesa bens não computacionais.
d) Os crimes cibernéticos impróprios têm consequências dentro do sistema informático, como ocorre na invasão de dados não autorizados.
e) Os crimes cibernéticos próprios são aqueles em que o bem jurídico protegido é a inviolabilidade das informações automatizadas.
5. Os crimes cibernéticos podem ser classificados como puros (próprios) ou impuros (impróprios), sendo traduzidos como atos direcionados contra um sistema de informática, tendo como subgêneros atos contra o computador e as ações contra os dados ou programas de computador. Assim como os crimes comuns, os crimes cibernéticos têm sujeitos ativos e passivos, que fazem parte da composição dos polos estabelecidos na delinquência que ocorre no âmbito virtual.
No que diz respeito aos sujeitos dos crimes cibernéticos, indique a alternativa correta.
a) O sujeito ativo é traduzido como aquele que pratica o delito cibernético e a quem deve ser direcionada a posição de vítima no curso do processo penal.
b) O sujeito passivo é o agente que pratica o crime cibernético, por meio de sistema de computador, com o objetivo de hackear informações de terceiros.
c) Ao sujeito ativo é aplicada a responsabilidade em relação ao acontecimento do delito cibernético contra um sujeito passivo.
d) O cracker é uma espécie de sujeito passivo que incorre em ações ilegais para a obtenção de vantagens ilícitas.
e) O sujeito passivo é a pessoa física, que tem bem jurídico lesado por uma ação criminosa, excetuando as pessoas jurídicas desse polo de sujeição.

Continue navegando