Buscar

Simulado de Economia Politica 2 parte

Prévia do material em texto

Simulado de Economia Politica 2ª parte 
Questão 6
Gabarito Comentado
A afirmativa I é falsa. De acordo com Mello (2021), a reserva de vagas em universidades públicas na verdade aumentou a matrícula de alunos egressos de escolas públicas, contrariando o que é afirmado na questão.
A afirmativa II é verdadeira. Estevan et al. (2019) realmente encontraram uma correlação entre o contexto socioeconômico do aluno, medido pela renda familiar, e o curso de ensino superior escolhido. Isso significa que indivíduos que escolhem cursos com maiores notas de corte têm, em média, maior renda familiar.
A afirmativa III é falsa. Novamente, Mello (2021) encontrou que a reserva de vagas em universidades públicas aumentou a matrícula de alunos egressos de escolas públicas, e não de escolas privadas como é afirmado na questão.
Portanto, a única afirmativa verdadeira é a II.
Questão 7
Gabarito Comentado
A alternativa correta é a que afirma que apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira porque, de acordo com o estudo de Guriev, Melkinov e Zhuravskaya, em cenários de censura, onde o governo controla a mídia e a informação divulgada, a informação política disponível online que é independente do governo faz com que as pessoas mudem suas percepções sobre o governo. A afirmativa II também é verdadeira, pois os autores encontraram em seus resultados que, quando os governos se mostram menos corruptos do que a população acreditava, a expansão do 3G aumenta a aprovação do governo. Por outro lado, a afirmativa III é falsa. Segundo os autores, a expansão do 3G reduziu os votos nos partidos que estavam no poder, mas não mencionaram nada sobre o aumento da participação popular nas eleições.
Questão 8
Gabarito Comentado
A afirmativa I é verdadeira, pois a possibilidade de reeleição é um fator que influencia diretamente os modelos de agência política, moldando o comportamento dos políticos incumbentes.
A afirmativa II também é verdadeira, pois um político em um cargo tem diversas vantagens além da extração de renda. Isso inclui a possibilidade de agir conforme os interesses privados de certos grupos, o orgulho de ter sido vencedor em uma disputa, salários bons, ego, entre outros.
Por fim, a afirmativa III é verdadeira, pois, de acordo com a proposição 1, os políticos, independentemente de seus tipos, tendem a agir conforme o desejo dos eleitores no primeiro período. No segundo período, os políticos dissonantes podem desviar, quando não há mais os incentivos de reeleição.
Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras.
Questão 9
Gabarito Comentado
A afirmativa I é falsa. Besley e Persson (2011) utilizam o conceito de equilíbrio perfeito em subjogos em seu modelo, e não o de equilíbrio bayesiano.
A afirmativa II é verdadeira. Segundo o modelo proposto por Besley e Persson (2011), uma maior provisão de bens públicos tende a reduzir a violência política, exceto quando as instituições políticas são coesivas.
A afirmativa III é verdadeira. Como mencionado anteriormente, o conceito de equilíbrio utilizado no modelo de Besley e Persson (2011) é o de equilíbrio perfeito em subjogos, que considera estratégias críveis em equilíbrio.
Portanto, as afirmativas II e III são as únicas verdadeiras.
Questão 10
Gabarito Comentado
Embora a sustentabilidade esteja só agora entrando nos debates financeiros, os conceitos ligados ao desenvolvimento sustentável não são exatamente novos. O conceito oficial de desenvolvimento sustentável foi definido em uma conferência das Nações Unidas, em 1987, e pode ser compreendido como:
Aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades.

Continue navegando