Buscar

Forum Cinesiologia Uninga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho sobre Fórum de T.O/Posturas 14/09/2021
As posturas desajustadas podem ser desencadeantes de desgaste físico para o corpo humano.
A Biomecânica, que estuda o movimento do corpo humano e suas posturas mediante leis da mecânica, anatomia e fisiologia e pode contribuir no entendimento das posturas adotadas em função do uso inadequado de algum acessório ou ainda em função da repetição de posturas não adequadas no dia a dia, como por exemplo, as mochilas escolares, o uso de salto alto pelas mulheres e até a posição em que um indivíduo dorme( especificamente em decúbito lateral), podem gerar um desfavorecimento biomecânico para a realização das tarefas.
Discorrendo sobre os exemplos acima: o uso do salto alto expõe o corpo a condições desfavoráveis, alterando a função das articulações, o que gera nelas forças e torques acima do normal, exigindo que o corpo faça correções a fim de manter o equilíbrio postural. O uso do salto alto acarreta retroversão pélvica, aproxima joelhos e tornozelos em relação à linha média do corpo, desloca a cabeça e coluna em relação à gravidade, submete o joelho a torques excessivos, tornando esta articulação predisposta a doenças degenerativas articulares. As mochilas escolares, com suporte e peso excedente, causam deformidades ósseas e algias posturais na coluna vertebral, porque o peso carregado pelas crianças e adolescentes é desproporcional ao peso do próprio corpo. Também o uso da mochila apoiada em um único ombro causa alterações assimétricas no corpo e na postura, com significante depressão do ombro (esquerdo ou direito, depende em qual apoia-se a mochila) e consequente elevação do ombro contralateral. Os músculos elevadores da escápula, do trapézio e romboides são exigidos e alongados de maneira incomum, levando estes músculos a realizarem uma força excêntrica durante a depressão e posteriormente uma força isométrica para estabilizar o ombro. No ombro contralateral, por ter ocorrido elevação, os músculos elevadores da escápula, trapézios, escalenos e esternocleidomastoídeo estarão em fadiga e doloridos. O uso contínuo da mochila promove alteração e tensionamento dos músculos multifídeos contralaterais e oblíquos abdominais na tentativa de manter ao alinhamento latero lateral tornando a escoliose torácica em C permanente na postura do indivíduo. A posição em que a pessoa dorme, neste exemplo em decúbito lateral, também pode gerar desvios posturais com sobrecarga sobre articulações. De lado a coluna vertebral sofre ação da gravidade e tensão pela sobrecarga do peso corporal exercidas sobre a coluna vertebral, ocasionando danos à postura. A Biomecânica analisa os diferentes graus de flexão lateral, os impactos sobre os grupos musculares do pescoço e tronco e torques articulares produzidos nesses segmentos.
As análises biomecânicas podem ser realizadas por Antropometria, Eletromiografia, Dinamometria e Cinemetria. É a Cinemetria que estuda as diversas situações em que as alterações posturais são desenvolvidas. É um método que mede parâmetros cinemáticos de movimento durante a execução do movimento, calcula variáveis observadas nas imagens como posição, orientação, velocidade, aceleração do corpo e seus segmentos e descreve os deslocamentos dos movimentos e as forças que produzem. Utiliza-se de ferramentas ópticas (fotografia, filme ou película) para obtenção de indicadores que permitirão análises biomecânicas quantitativas dos movimentos humanos. O método de Cinemetria baseia-se em cálculos do centro de gravidade, determina os ângulos articulares e torques externos e quantifica as alterações posturais.
https://www.efdeportes.com/efd177/analise-biofotogrametrica-das-alteracoes-posturais.htm
https://www.scielo.br/j/fp/a/GvGZDZkqxHKxdrNW8bymRJz/?lang=pt
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/cinemetria-metodo-de-medicao-em-biomecanica-do-movimento-humano/34272

Continue navegando