Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Manchas Escuras no Rosto
Entenda um pouco sobre o melasma
O rosto é a parte do corpo que mais estabelece contato com o ambiente: sol, chuva, vento, umidade, secura, poeira, qualquer agente externo. Por essa razão é claro que as agressões à pele do rosto geralmente são mais intensas que em outras partes do corpo e as manchas escuras surgem como um indicativo de que há algo errado com a integridade cutânea.
Essas manchas de tonalidades escuras são denominadas melasmas e podem aparecer tanto em homem quanto em mulheres. Elas podem aparecer tanto na camada mais interna quanto na parte superficial da pele, denominada epiderme. Se você verificar que o seu rosto está escurecido, não tente aplicar receitas caseiras ou usar pomadas ou fármacos de procedências pouco conhecidas, contate o dermatologista, pois ele irá averiguar as condições exatas da sua pele e recomendar os medicamentos corretos.
É claro que você quer saber como prevenir e acabar com essas manchas estranhas que comprometem o aspecto físico. De fato: as manchas escuras no rosto na GRANDE maioria dos casos nãomanchas escuras no rosto causam dor e nem apresentam consequências mais drásticas para a saúde, contudo abalam a auto-estima, podendo até provocar problemas psicológicos.
Antes de saber sobre alguns cuidados importantes para prevenir e até eliminar as manchas escuras da pele, veja quais são as principais causas delas!
 
Longo contato com o sol
Muito – ou quase sempre – associa-se a longa exposição ao sol com a vermelhidão típica das queimaduras, mas o contato exagerado com o sol, principalmente do horário das 10h da manhã às 16 horas pode deixar a pele do rosto escurecida, em razão do aumento da produção de melanina.
É até saudável ter contato com o sol matinal e a praia dos fins de semana de verão não precisa ser negligenciada, contudo a utilização do protetor solar é obrigatória, afinal os raios ultravioletas podem causar manchas permanentes na pele, além do câncer de pele e outros sérios problemas.
 
Problemas hormonais
Marcas escurecidas na superfície cutânea podem ser indício de desequilíbrios hormonais. A gravidez é um período em que é muito comum essa “crise” de hormônios em razão da complexa mudança que o corpo da mulher passa, portanto é uma fase em que manchas escurecidas na pele podem ser comuns.
Se já não é recomendado utilizar medicamentos sem receita médica em circunstâncias normais, na gravidez essa prática oferece ainda mais riscos. Quer ficar com a pele lisinha e uniforme novamente? Converse com o ginecologista e busque orientação de cremes ou soluções indicadas para a melhora na pele. É bem mais prudente!
 
Processo natural do envelhecimento
Rugas, ‘’pés de galinha’’, manchas na pele. Eis alguns sintomas que surgem naturalmente com o avançar da idade. Não há como fugir, em algum momento da vida o corpo sente o efeito da idade.
De toda forma, o cuidado com a pele e a adoção de hábitos saudáveis (boa alimentação, ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente, uso de protetor solar e pouco contato com o sol da tarde) garantem uma pele renovada por muito mais tempo.
 
Como prevenir as manchas escuras na pele
É plenamente possível deixar a pele protegida contra as agressões diárias e no dia a dia retardar o processo natural de envelhecimento com dicas simples explicadas acima.
Veja mais algumas dicas interessantes para deixar a sua pele bonita por um longo período e com a cor uniforme, como deve ser!
Deixar a pele sempre limpa: Antes de dormir e pela noite depois de chegar a casa, limpe sua pele com sabonete neutro, cremes de limpeza profunda, ou algum gel especial para a pele. É sempre útil tirar as impurezas do ambiente todos os dias para evitar o acúmulo nos poros.
Consultar o dermatologista com alguma frequência: Esse conselho é ainda mais importante para pessoas que passaram dos 40 anos. É prudente consultar o especialista para a realização de um check up prático e busca de informações específicas referente à sua saúde cutânea.
Não estourar espinhas: Atenção, adolescentes! Nada de mexer nas acnes. Ok, elas irritam, mas o contato com a mão só irá piorar a situação.
 
Tratamentos utilizados para eliminar as manchas escuras
Há diferentes formas de tirar as manchas escuras, mas é claro que os procedimentos só poderão ser usados após o aval do especialista. Eis os principais!
Microdermoabrasão
Peeling
Tratamentos a laser
Utilização de cremes clareadores específicos

Mais conteúdos dessa disciplina