Buscar

Ações Solicitantes e Estados Limites em Estruturas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estruturas de concreto armado devem ser projetadas para que tenham desempenho satisfatório. A segurança das edificações está ligada à verificação dos estados limites a fim de verificar se essas edificações apresentam desempenho adequado para sua finalidade ou encontram-se impróprias para uso. O estado limite de serviço está ligado ao conforto do usuário e o estado limite último está relacionado à ruína da estrutura. Muitos são os casos em que as obras são entregues com fissuras, rachaduras, causando grandes transtornos aos usuários, e, em situações extremas, muitos são os casos em que prédios são levados à ruína em função do mau dimensionamento e da falta das verificações de segurança.
Assim, elabore um texto dissertativo conceituando as ações solicitantes, os estados limites de uma estrutura, os tipos de verificações feitos e as combinações de ações que podem ser realizadas. 
Uma das etapas mais importantes na elaboração de um projeto estrutural é a definição de qual será seu uso ao longo de sua vida útil, sendo necessário assim, uma análise cuidadosa e detalhada de todas as ações que serão solicitadas desta estrutura afim de estabelecer componentes estruturais que possam atender estas expectativas. E para tal definição, utiliza-se normas, parâmetros e padrões já estabelecidos, facilitando e padronizando as analises e definições elaboradas pelos profissionais calculistas.
Estas exigências de uma estrutura, são chamadas de ações solicitantes, onde a ação indica qualquer influência causadora de tensão na estrutura e a solicitação é o esforço exigido da estrutura por esta ação, podendo ser de forma permanente como peso próprio das estruturas, maquinas ou equipamentos pesados que não serão movidos de seu lugar, como de forma variável, ou excepcional.
Ao combinar tais ações, permanente, frequente e raras é possível calcular os Estados Limites que serão exigidos da estrutura, sendo eles: Estado limite de Serviço, que é o limite em que a edificação dá sinais de uso acima do limite normal podendo se de forma visual como fissuras e rachaduras que não comprometem a integridade da estrutura, mas indicam tal patologia. E para a combinação de ações ultimas normais e ultimas especiais podemos calcular o Estado de Limite Último, onde ao chegar a esse limite a estrutura se rompe, causando a impossibilidade de uso da edificação, sendo necessária a manutenção estrutural ou até mesmo substituição de tal estrutura, esse limite nunca deve ser atingido, pois pode ocasionar a perda de vidas e de bens materiais.
A verificação de tais fissuras, deformações e demais patologias são de extrema importância para a vida útil da edificação, possibilitando a tomada de ações corretivas conforme cada caso, contribuindo para o alongamento da vida útil da edificação quanto ao conforto e segurança dos usuários.
A analise destas combinações de ações e solicitações são vitais para uma obra segura e durável, sendo indispensável para elaboração de projetos nos dias de hoje.

Continue navegando

Outros materiais