Buscar

Responsabilidade Socioambiental av 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Responsabilidade Socioambiental - 20212.AB
AV2
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
Pergunta 1
(ADAPTADA – SESCOOP – 2015) O cooperativismo é uma doutrina muito difundida nos países desenvolvidos que enxerga na colaboração e associação de pessoas ou grupos interesses em comum, com o intuito de alcançar vantagens em suas atividades econômicas, mutuamente. A filosofia do cooperativismo tem como objetivo o desenvolvimento social e a experiência de coletividade. O cooperativismo é a associação de pessoas, de determinado segmento econômico ou social, com o objetivo de desempenhar, em benefício comum, alguma atividade econômica.
Quanto ao cooperativismo, analisar a sentença abaixo:
É uma doutrina socioeconômica fundamentada na liberdade humana e nos princípios cooperativos (1ª parte). A cultura cooperativista visa desenvolver a capacidade intelectual das pessoas de forma criativa, inteligente, justa e harmônica, procurando a sua melhoria contínua (2ª parte).
A sentença está:
a. Totalmente incorreta.
b. Correta somente em sua 1ª parte.
c. Correta somente em sua 2ª parte.
d. Nenhuma das senteças se referem ao cooperativismo.
e. Totalmente correta.
Pergunta 2
A revolução verde levou ao campo das tecnologias nunca vistas, permitindo incrementos anuais na produtividade de vegetais e carnes, comercializados para atender a demanda interna e externa das redes de mercado global. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir.
I. Nos dias de hoje, uma vez que é indiscutível que diversas fronteiras ecológicas mundiais foram ultrapassadas, o mundo globalizado vem exigindo continuamente modelos de produção de bens e serviços obtidos por meio de tecnologias que repensem questões de competitividade e que considerem formas de mitigação do impacto social e ambiental. 
II. A importância da avaliação dos danos que a produção e os processos têm sobre o ambiente e a sociedade toma forma neste contexto. 
III. Além da avaliação de danos, ações de gestão que contribuam para o desenvolvimento ambiental e para o despertar da responsabilidade socioambiental devem ser propostas por governos, empresas e cidadãos.
É correto apenas o que se afirma em:
a. II.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I
Pergunta 3
(ADAPTADA – UFCG – 2019) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.No âmbito da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atender as áreas ambiental, social, econômica e institucional. Estes ODS ficaram conhecidos como os ‘objetivos do milênio’. Alinhado aos ODS está o conceito de responsabilidade socioambiental que pode ser entendido como:
a. A influência do entorno da empresa sobre a ação gerencial, sendo um modelo de gestão pautado na realidade do mercado competitivo e globalizado cuja sobrevivência empresarial depende dos ODS.
b. As ações empresariais para atendimento das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de que as próximas gerações possam atender às necessidades futuras da empresa.
c. Uma filosofia empresarial que pauta as ações tomadas buscando refletir fundamentos morais, valores sociais e históricos dos tomadores de decisão nas metas empresariais sobre as demandas do mundo.
d. Um modelo de negócios baseado em valor social, atualmente conhecido por Empresas tipo B, ou seja, as que aliam o lucro aos benefícios socioambientais e vendem soluções para o bem comum.
e. É a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
Pergunta 4
Complete a lacuna a seguir:
___________________ é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável. Além de ser lei, em muitos casos, deve ser visto como um compromisso com a sociedade atual e futura. A adoção de uma cultura organizacional, com ações de responsabilidade socioambiental, tem se demonstrado repetidamente vantajosa no sentido de reduzir despesas energéticas e custos de matéria-prima.
a. Ecologia industrial.
b. Gestão da qualidade total.
c. Produção mais limpa.
d. Gestão do impacto ambiental e do uso dos recursos naturais.
e. Desenvolvimento sustentável.
Pergunta 5
Sobre as questões legais associadas a responsabilidade socioambiental, julgue os itens a seguir.
I. O Estado, uma vez que é o responsável pela saúde pública, jamais pode ser responsabilizado pelo dano causado ao meio ambiente. 
II. A Constituição Federal de 1988 prevê que toda pessoa, física ou jurídica, que apresentar conduta ou atividade que cause dano ao meio ambiente estará passível de sanções penais administrativas, que serão aplicadas independentemente da obrigatoriedade de recuperar o dano causado.
III. A Constituição Federal, alicerçada nos valores da solidariedade, dignidade humana e justiça social, instituiu o “estado social”, que deve orientar as relações sociais e econômicas. Para que cidadãos, governos e empresas exerçam práticas de responsabilidade socioambiental, devemos ter em mente que, antes de qualquer coisa, há necessidade da regulação das políticas e dos direitos sociais, entre eles, educação, saúde, habitação e assistência social. 
IV. Nas empresas, há a responsabilidade socioambiental empresarial, que tem natureza de responsabilidade jurídica caracterizada como encargos sociais que, quando não cumpridos, resultam em multas e/ou penalidades. 
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e III.
b. II, III e IV.
c. II.
d. III e IV.
e. I e II. 
Pergunta 6
Complete as lacunas: 
A ______________ é designada para áreas com proteção total, em que não pode ocorrer nenhuma forma de intervenção humana. Quando se trata de __________, poderá ocorrer a exploração de forma racional, não fomentando indícios de qualquer tipo de impacto ao ambiente. O Brasil conta com legislações que garantem e delimitam áreas preservadas e conservadas, tendo como punição de descumprimento multas e/ou prisões.
a. Preservação e conservação.
b. Poluição, preservação.
c. Conservação e poluição.
d. Degradação e recuperação. 
e. Desenvolvimento e conservação. 
Pergunta 7
Sobre as tendências mundiais sobre o perfil do consumidor, analise os itens a seguir.
1. Questões sobre o uso de fontes de energia renováveis, sobre o desmatamento, as mudanças climáticas e a poluição atmosférica são apontadas como os maiores problemas ambientais da atualidade.
2. Os consumidores, de modo geral, consideram importante comprar produtos e serviços de empresas que respeitam o meio ambiente.
3. Os consumidores, quando são questionadas sobre o que é importante para decidir consumir de uma empresa, as preocupações básicas que estão relacionadas ao custo-benefício são listadas antes de questões sobre responsabilidade socioambiental e produtos ambientalmente corretos.
 4. Preço bom, qualidade, confiabilidade e atendimento ao cliente estão entre os atributos empresariais mais importantes entre os consumidores. 
5. De acordo com o posicionamento dos clientes, as empresas devem sacrificar os fundamentos da marca para as questões ambientais, sem manter um equilíbrio entre os atributos desejados e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
a. 1,3,5
b. 1,2,3,4
c. 2 e 4, apenas
d.  1,3,4,5
e. 2,3,4,5
Pergunta 8
A criação de grupos de trabalho pode auxiliar na construção de uma importante ferramenta de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental.
Sobre o assunto, julgue os itens a seguir.
I. Tais ferramentas são os meios para superar as hierarquias institucionais e as relações de poder entre setores, políticas e segmentos sociais.
II. Dentro dos pressupostos do desenvolvimento sustentável de propor, estimular, promover e monitorar as ações de responsabilidade socioambiental e a minimização dos impactos negativos sociais e ambientais, a adoção destas ferramentas acabará por: desestimular discussões sobreresponsabilidade socioambiental nas organizações e divulgar legislações e normas, minimizar o resultado de ações de capacitação entre outros.
III. A construção de espaços para comunicação e troca de experiências permite o estabelecimento de conceitos, objetivos e direções comuns, propiciando condições para o planejamento participativo de ações que exijam contribuições de diferentes setores.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I.
b. III.
c. II.
d. I e III.
e. I, II e III.
Pergunta 9
As ações de responsabilidade social internas se relacionam aos investimentos em capital humano, saúde, segurança e reestruturação responsável, enquanto as ações de responsabilidade ambiental estão relacionadas à gestão dos recursos naturais utilizados nos processos produtivos com foco no uso consciente e de baixo impacto no planeta. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir e assinale a incorreta.
a. Os investimentos em saúde e em segurança do trabalho inexistem como uma obrigação prevista em lei. 
b. O investimento em capital humano tem seus fundamentos na valorização do profissional, proporcionando maior qualidade de vida.
c. Ações que vão do recrutamento à aprendizagem ao longo da vida e à participação nos lucros formalizam o conceito do empregado como um colaborador.
d. As ações de reestruturação fazem parte dos processos de adaptação das empresas ao aprimoramento tecnológico, e resultam em redução de despesas, aumento de produtividade e melhora da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
e. Quando adotam esses aspectos, dá-se início à gestão de mudança que equilibra a competitividade, a lucratividade e o desenvolvimento sustentável.
Pergunta 10
Sobre o cooperativismo e a responsabilidade socioambiental, julgue os itens a seguir:
1. 1. O cooperativismo está apoiado em cinco valores, sendo eles: ética, solidariedade, cultura, liberdade e autocracia. 
2. 2. Ao preocupar-se com o bem-estar social, o cooperativismo contempla ações de gestão voltadas para a responsabilidade socioambiental. 
3. A responsabilidade socioambiental e cooperativismo alinham-se, pois, ambos são formados por indivíduos que além de trabalharem seguindo as mesmas pautas econômicas, sociais e ambientais, atuam em prol de uma sociedade mais justa hoje e no futuro.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e III.
b. I e II.
c. II.
d. II
e. II e III.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes