Buscar

SIMULADO DE ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO SIM – UNIDADE PENHA 
NOME: Marcela Silva Santana TURMA:_______PROF.:VANDA DATA:06/12/2021 
Gestão Empresarial 
SIMULADO DE  ÉTICA 
 
1.DEFINA ÉTICA. 
Ética é conjunto de princípios e valores de conduta que uma pessoas ou grupo de pessoas tem. É aquilo que te orienta na capacidade de avaliar, julgar e decidir. 
2. DIFERENCIE ÉTICA EMPRESARIAL E ÉTICA PROFISSIONAL.
A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social. 
Já a ética profissional está relacionada a um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Da mesma forma que os profissionais, as organizações também devem ser orientadas pelos padrões éticos sociais. Essas ordens são aplicadas internamente para o bom andamento dos trabalhos.
Exemplo: Ética profissional – respeita a privacidade de um colega de trabalho. 
Não chegar atrasado, não roubar a empresa, etc. 
Ética empresarial – pagar em dia o salário, não desrespeitar o funcionário, não escravizar, etc. 
3.CITE DOIS TIPOS DE ÉTICA (EXCETO AS ESCRITAS NA PERGUNTA 2) 
Ética contemporânea, ética racionalista. 
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL CONSISTE EM: 
A) Auxiliar a população em suas necessidades para melhorar seu ambiente e gerar renda a população. ✅
B) Foca diretamente no suprimento temporal de uma determinada necessidade, como falta de abrigo ou educação cultural para a sociedade. 
5. Fale sobre a ética e o valor que a mesma tem, dentro da sociedade, com a empresa e com o individuo. 
A ética está ligada com a sociedade, empresa e indivíduo, ela faz parte do ser humano, todos os homens tem comportamentos diferenciados e únicos. A ética é um princípio que cada indivíduo traz consigo desde a infância. Através dos valores, que são princípios morais o homem adquire o comportamento ético, que rege suas atitudes na sociedade em que vive. 
6. Na sua opinião o que é um valor ético. 
O valor ético ele reflete grau e a importância de uma ação humana com o objetivo de determinar qual a melhor ação que devo tomar para um bem comum e viver em uma sociedade de maneira que seja melhor e diferenciar determinadas e diferenciadas ações. O valor ético serve pra nos mostrar que nem todas as ações que fazemos e achamos que está certo é certo de fato e vice-versa.
7.Comente sobre Entidades Benificentes.  
As entidades beneficentes é uma pessoa jurídica que presta serviços a sociedade, principalmente as pessoas de baixa renda e carentes, e que não possui como finalidade a obtenção de lucro. 
8 -Você é um colaborador de recursos humanos e conhece a situação funcional de todos os empregados. Você fica sabendo que um colega de trabalho, que é seu amigo próximo, será demitido após retornar das férias de 30 dias. Para preveni-lo, você o informa sobre esta decisão da empresa. Marque um X na reflexão eticamente correta sobre esta atitude:
(a) o melhor foi avisá-lo, pois ele terá tempo para procurar outro emprego durante as férias.
(b) não deveria ter avisado, esta atitude não sigilosa, foge as regras da conduto ética do departamento de recursos humanos. ✅
(c) uma vez que ele é seu amigo, você deve lealdade a ele e com certeza ele ficaria agradecido com esta informação.
(d) se a situação fosse o contrário, você gostaria que ele o comunicasse, então faria um acordo com ele de não comentar com ninguém e o deixaria informado do ocorrido.
9.Nos cotidianos apresentados abaixo, em se tratando de algo que é Ético, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
(F) Somente minha prima tem convênio médico, mas se eu ficar doente e precisar posso tranquilamente passar no médico conveniado com o plano de saúde dela, pois ela me empresta a carteirinha e temos a mesma idade.
(V) Um bom negócio só é bom se o for para as duas partes; (V) Interromper uma fila, de banco ou qualquer outra, é um delito; (F) Ensinar às crianças que "colar" em provas é normal;
(F) Apoderar-se de valores que não lhe pertencem é desonestidade; (F)Trair a confiança de amigos, namorados, cônjuges, pais, colegas de trabalho é ser ruim para si mesmo e para o semelhante;
(F)Totalmente correto receber presentes de um cliente em troca de favores que eu faça através da minha empresa que trabalho. (F) Perceber erro em uma conta ou um troco e se calar diante de uma vantagem é tão errado quanto subtrair os pertences de outrem; tudo que vem fácil, vai fácil.
(F)A internet, a TV a cabo, a água e a luz são, hoje em dia, despesas altas para uma família, portanto, é super normal fazer “gatos” para que a minha casa tenha um orçamento mais equilibrado.
10 .Se você começar a trabalhar amanhã em uma empresa, quais características profissionais que faria de você um profissional ético no ambiente de trabalho?
Respeitar a privacidade dos colegas de trabalho;
Não levar material do escritório para casa;
Não chegar atrasado;
Não sair antes do final do expediente;
Assédio sexual (não pode);
Não roubar a empresa;
Não respeitar a chefia;
Não ter responsabilidade e nem compromisso;
Não fazer fofocas;
Não mentir.
11. Defina Moral.
A moral está relacionada as intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. 
Exemplo: Levar uma senhora do outro lado da rua, doar roupas a um pobre, participar de uma campanha, ser voluntário, ajudar um colega da turma que tem dificuldades em alguma disciplina.
 12. O acordo para boas práticas profissionais é chamado de:
a) código moral
b) código de honra
c) código de ética✅
13. Como a ética pode influenciar no relacionamento entre as pessoas dentro da empresa?
As condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem.
Um exemplo prático é que se a empresa faz algo de errado e os colaboradores convivem com aquilo, eles podem facilmente serem influenciados a fazer também o que está errado, pelo fato de a empresa se tratar como algo comum. 
14) Fale sobre algo que na sua visão foi ou é falta de ética, dê um exemplo e o porque. Resposta individual, sua opinião, não tem na apostila, na internet ou outros materiais.
Quando uma médica passou o ponto dela como se tivesse no local de trabalho mas foi pra casa. Isso é falta de ética pois ela não estava mais no trabalho e sim em casa, ela estaria ganhando por algo que ela não fez. 
15)Você trabalha em um laboratório e todos resultados de exames passam por você. Certo dia percebeu que o exame da sua grande amiga (o) e confidente teve resultado positivo para o HIV. O que você faz?
a) certamente que informa à ela o resultado, para que ela procure rápido um médico e você é a melhor pessoa no momento para dar a noticia;
b) Fica chocada e resolve contar para a mãe dela, assim a mesma poderá ajudar e verificar qual a melhor forma de contar a filha;
c) mantém o sigilo sobre o assunto, trata este documento como de qualquer outro cliente. ✅

Outros materiais