Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

PPAG/CONTAGEM - 2018 a 2021
LEI MUNICIPAL Nº. 4.922/2018
 
1
LEGALIDADE 
EFICIÊNCIA
3
IMPESSOALIDADE
PUBLICIDADE
8
MORALIDADE
EM PPA’S DE OUTROS MUNICÍPIOS É POSSÍVEL IDENTIFICAR NAS DIRETRIZES O PRINCÍPIO DE FORMA EXPRESSA. TODAVIA, APESAR DE NÃO CONSTAR DE FORMA EXPRESSA NO PPA DE CONTAGEM, SEGUNDO WALLACE PAIVA MARTINS JÚNIOR O PRINCÍPIO DA MORALIDADE "É UM SUPERPRINCÍPIO INFORMADOR DOS DEMAIS (OU UM PRINCÍPIO DOS PRINCÍPIOS)”
11
Princípio da universalidade : explica que o orçamento é integrado por dois componentes receitas e despesas isso quer dizer que a lei orçamentaria inclui a previsão de todas as receitas e fixação de todas as despesas pelo seus valores globais, sendo proibida a retirada de uma parte do total.
Da anualidade ou anuidade : Determina que o orçamento público carece de ter vigência limitada a um período anual(civil) como exercício financeiro tomando como base o BRASIL coincide de 1 de janeiro até 31 de dezembro.
Da unidade: O princípio da unidade pode ser definido da seguinte forma: Estabelece que todas as receitas e despesas devem estar contidas em uma só lei orçamentária, independente da descentralização institucional e financeira das atividades governamentais realizadas pela criação de entidades autárquicas ou por outros organismos descentralizados.
Da Exclusividade: Esse princípio relata que não deve ter matérias estranha na LOA onde só pode existir fixação de despesas e previsão de receitas. 
Do Equilíbrio: Ressalta que Deve haver um perfeito equilíbrio entre as receitas e as despesas, de modo a garantir uma condição de igualdade entre a (LRF) reforça esse princípio ao manter o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas e resultados.
Do Orçamento Bruto: Destaca a ideia de que todas as receitas e as despesas devem aparecer no orçamento em seus valores brutos. Tem a finalidade de impedir a inclusão de importâncias líquidas, a fim de dar maior transparência aos gastos públicos.
Da Não Afetação das Receitas: veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa onde nenhuma parcela da receita de impostos pode ser reservada ou comprometida para atender a determinados gastos.
Da Discriminação, especialização ou especificação: Refere-se às classificações orçamentárias, tanto das receitas quanto das despesas, por categorias econômicas e por grupo de despesas, devendo existir discriminação clara e precisa dos dados constantes da (LOA).
Da Reserva Legal ou da Competência:
É um principio mais específico e ocorre quando uma norma Constitucional diz que determinada matéria deve ser tratada exclusivamente por meio de uma lei formal a Doutrina costuma dividir a reserva legal em duas espécies que são elas a relativa e absoluta.
Receita (Deliberação nº539/2008 da CVM): (conceito geral)
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos, durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
Receita Pública (Manual de Receita Nacional STN/SOF) (Previsão de arrecadação – estimativa de arrecadação)
Todos os ingressos disponíveis para cobertura das despesas orçamentárias e operações que, mesmo não havendo ingresso de recursos, financiam despesas orçamentárias.
*receitas de caráter não devolutivo, pois há ingressos nos cofres públicos não são receitas.
17
Planejamento: Previsão da Receita
A previsão da receita antecede a fixação da despesa. Ela se dá por uma série histórica de arrecadação dos últimos anos ou meses anteriores, de acordo com variação de preço, quantidade dos bens produzidos ou de alguma mudança de aplicação de alíquota em sua base de cálculo;
2-Execução da Receita (lançamento, arrecadação e recolhimento), de acordo com a Lei 4320/64:
2.1 - Lançamento da receita: Verifica o fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor aplicação da penalidade cabível.
Obs: Nem todas receitas percorrem o estágio do lançamento. 
18
2.2 – Arrecadação: Corresponde ao momento em que o contribuinte comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação.
Ex: Empresas diversas que retêm o IR do salário dos empregados para depois recolher à Receita Federal.
2.3 – Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro. Por meio do DARF ou GPS.
Inicia-se com a previsão e termina com o recolhimento.
LEI Nº 5.120, DE 15 DE JANEIRO DE 2021 (LOA/2021)
Art. 1º O Orçamento Fiscal do Município de Contagem para o exercício de 2021, estima as receitas e fixa as despesas em R$2.548.512.490,00 (dois bilhões, quinhentos e quarenta e oito milhões, quinhentos e doze mil e quatrocentos e noventa reais), discriminados nos anexos e demonstrativos integrantes desta Lei.
Classificação da receita quanto a categoria econômica
Receita correntes: aumentam somente o patrimônio não duradouro do Estado, pois são arrecadados dentro do exercício e se esgotam dentro do período compreendido pela LOA (1º janeiro a 31 de dezembro).
Oriundos de atividades operacionais, ou seja, aplicação em despesas de custeio/manutenção das atividades em geral, a implementação de políticas públicas e ao alcance dos objetivos dos programas e ações do Governo.
Exemplo: PPA 2018 a 2021
PROGRAMAS POR ÓRGÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ➢ Cuidar de Contagem ➢ Desenvolvimento da atenção ambulatorial básica e especializada em saúde ➢ Reorganização e qualificação dos cuidados de urgência e de emergência na saúde ➢ PARTICIPASUS: Aprimoramento do controle e da participação social na saúde ➢ SUS ALERTA: Vigilância em saúde dinâmica e resolutiva
Exemplo: PPA 2018 a 2021
PROGRAMA: 0037 - Gestão de Ensino da FUNEC
Objetivo: Garantir bons indicadores de qualidade na educação e assegurar o acesso ao ensino e a excelência na formação de alunos no ensino médio e profissional.
INDICADORES ÍNDICE MAIS RECENTE ÍNDICE FINAL PPA
Alunos formados / Total De Alunos Matriculados 3000 3000
Número de alunos aprovados/ Total de alunos matriculados 1500 1000
Alunos aprovados em vestibulares / alunos inscritos em vestibulares 80 80
Classificação por “natureza da receita” digito 1 corresponde a receita. Exemplo abaixo:
As receitas correntes são classificadas nos seguintes níveis, como, por exemplo: Receita tributária (imposto – ISS, taxa, contribuição de melhoria); Receita de contribuições (contribuições sociais, contribuições de intervenção no Domínio Econômico, Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas, contribuição pra custeio de iluminação pública); Receita patrimonial (alugueis, juros de título de renda e outros); Receita agropecuária, dentre outras.
Receita de capital: receitas que alteram o patrimônio duradouro do Estado.
São os ingressos de recursos financeiros oriundos de atividades geralmente não operacionais para aplicação em despesas operacionais, correntes ou de capital, visando cumprir os objetivos traçados nos programas e ações de Governo.
Exemplo: operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital, dentre outras.
Receitas Correntes 2.237.752.376 Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria 748.272.500 Contribuições 105.383.000 Receita Patrimonial 28.134.124 Receita de Serviços 9.151.169 Transferências Correntes 1.279.243.240 Outras Receitas Correntes 67.568.343
Receitas de Capital 457.405.714 Operações de Crédito 292.429.543 Alienação de Bens 31.192.091 Transferências de Capital 59.834.080 Outras Receitas de Capital 73.950.000 Receitas Intraorçamentárias 96.653.000 Deduções da Receita (243.298.600) 
Total da Receita 2.548.512.490							
Fonte: Loa(2021) – Município de Contagem- Minas Gerais
Despesa: despender recursos
Conjunto de dispêndios realizados pelos entres públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados a sociedade (despesas orçamentáriase extraorçamentárias).
 - O reconhecimento da despesa orçamentária ocorre no momento da liquidação da despesa, que corresponde ao fato gerador da despesa orçamentária;
Despesa correntes: destinam-se à manutenção ou ao custeio das atividades dos órgãos e entidades públicas. Exemplo: diárias, passagens, material de consumo, aluguel, serviços de terceiros, despesas com pessoal, dentre outras.
Estágio da despesa
Planejamento fase orçamentária nas fases do PPA, LDO e a LOA.
(fixa despesa, descentralizações de créditos orçamentários, programação orçamentária e financeira, processo licitatório, formalização de contrato);
Execução: Empenho, Liquidação e Pagamento.
Despesa de Capital: despesas que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. (Investimentos, inversão financeira e amortização da dívida);
Fonte:LOA 2021 – Municipio de Contagem/MG
INSTRUMENTOS LEGAIS DO PLANEJAMENTO PÚBLICO ORÇAMENTÁRIO
O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I - o plano plurianual;
II - as diretrizes orçamentárias;
III - os orçamentos anuais.
No caso de Contagem, a proposta deve partir do(a) Prefeito(a) para a Câmara dos Vereadores.
PPA – LDO – LOA
A – O PPA, COM VIGÊNCIA DE QUATRO ANOS, TEM COMO FUNÇÃO ESTABELECER AS DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS DE MÉDIO PRAZO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. LEI N.º 4922/2018
B – CABE À LDO, ANUALMENTE, ENUNCIAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS E RESPECTIVAS PRIORIDADES PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE. LEI N.º5090/2020
C – A LOA TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS ESTIMAR A RECEITA E FIXAR A PROGRAMAÇÃO DAS DESPESAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO. LEI N.º
LEI Nº 5.090, DE 28 DE JULHO DE 2020
Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.
A Câmara Municipal de Contagem aprova e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
Art. 1º Em cumprimento ao disposto no inciso X do art. 92, da Lei Orgânica do Município de Contagem, de 20 de março de 1990, na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e na Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, ficam estabelecidas as diretrizes para a elaboração do orçamento do Município de Contagem para o exercício de 2021, compreendendo:
I - prioridades e diretrizes da Administração Pública Municipal;
II - organização e estrutura do orçamento;
III - diretrizes gerais para elaboração do orçamento do Município;
IV - diretrizes para a execução orçamentária;
V - disposições relativas às despesas do Município com pessoal e com encargos sociais; e
VI - disposições gerais.
Parágrafo único. Integram a presente Lei os quadros relativos às Metas Fiscais, aos Riscos Fiscais e a Memória e Metodologia de Cálculo das Metas Anuais de Receitas.
Adriano Damião
Matheus Philipe de Souza
Stephanie Freire Nascimento
Tamyres Martins Tolentino
OBRIGADO!