Buscar

Trabalho - Fundamentos de Direito Público e Privado - Unidade 4(1)

Prévia do material em texto

Trabalho
FUNDAMENTOS DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
Professor(a)-Tutor(a) responsável: Liliana Caldeira
	
Tema do Trabalho: Texto Dissertativo
Pontuação: 0,75 pontos
	
Unidade(s) do conteúdo abordada(s): Unidade 4
	
Desenvolvimento da atividade:
Com base no que foi estudado na Unidade 4, você deverá realizar uma resenha com a definição de reponsabilidade civil, suas espécies e fazer uma pesquisa nos Tribunas de Justiça de ações já transitadas e julgadas, relacionadas à responsabilidade civil da seguradora ou corretora de seguros, incluindo no trabalho um Relatório do julgador.
Para ajudar no desenvolvimento do trabalho será disponibilizado ao aluno os vídeos abaixo e a orientação para realizar a pesquisa do Relatório por meio do Google Busca.
Aspectos da Responsabilidade Civil. (https://www.youtube.com/watch?v=Ytzi24bBFrA) (https://www.youtube.com/watch?v=xrTfmdX6R3Q&t=551s)
Espécies de Responsabilidade Civil, Culpa e Dolo. (https://www.youtube.com/watch?v=XxsGSOQjkdU)
É perceptível que a vida em sociedade traz variados benefícios ao homem. Em vários aspectos, a humanidade absorve as vantagens da vida em comum e acelera seu desenvolvimento porquanto as ações coletivas geram mais proveito para todo um grupo.
Por outro lado, a conviência nem sempre é pacífica e organizada. As divergências e conflitos de interesse são inerentes ao processo de convivência em sociedade. Nesse aspecto, o Direito exerce papel fundamental pois, a grosso modo, elenca as regras de conduta as quais toda e qualquer pessoa que queira viver pacificamente em determinada sociedade deve respeitar.
Este breve contexto é essencial para destacar a importância da Responsabilidade Civil para a segurança jurídica e efetiva de uma sociedade, pois toda pessoa tem o deve jurídico originário, baseado nessa convivência mútua, de não causar danos a terceiros e, para garantir a engrenagem desse pensamento, é preciso criar um dever jurídico de responsabilidade a partir do qual o causador do dando deve reparar aquele a quem prejudicou.
Juridicamente, a responsabilidade civil vem conceituada no art. 927 do Código Civil Brasileiro: “Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”
Doutrinariamente, pode-se destacar o entendimento de Ramos (2014 apud Gagliano, Pablo Stolze, Novo Curso de Direito Civil. Resp. Civil. Ed. Saraiva, 2011, p. 43, 44) segundo o qual: 
[...] é necessário entender o significado da palavra "Responsabilidade" que tem origem no verbo do Latim "Respondere", significando então que quando alguém diante uma ação ou omissão causa um dano tem a obrigação de responder, assumindo as consequências que este dano tenha causado. Trazendo assim uma ordem jurídica na sociedade.
Em nossas palavras, a Responsabilidade Civil é um conjunto de normas jurídicas que obejtivam, primeiramente, criar a obrigação de reparação de danos bem como preceituar o modo de incidência dessa responsabilidade e suas consequências reais, tutelando o bem da vida do homem e reprimindo as condutas contrárias ao ordenamento. 
A Resonsabilidade Civil comporta duas espécies, quais sejam, a responsabilidade subjetiva e a objetiva.
Na responsabilidade subjetiva é necessário a comporvação do elemento culpa. Em outras palavras, além da ocorrência de um ato ilícito causador de um dano a terceiro com nexo de causalidade, a atitude do autor deve ser revestida de culpa.
Por outro lado, na responsabilidade objetiva basta a comprovação do ato ilícito, um dano e a existência de nexo causalidade, não necessitando da presença da culpa, sendo que só é aplicada nas hipóteses legais do código civil como, por exemplo, Art 187 abuso de direito; Art 927 quando a lei assim determinar e em atividade que impplicam em riscos a direito de outrem.

Continue navegando