Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol 02- Perícia e Arbitragem Contábil

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
O perito é o profissional que apresenta reconhecido saber técnico e científico, aprimoramento e especialização em sua área de formação.
Sobre os requisitos do perito, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Vivência Profissional”:
Nota: 10.0
	
	A
	São características pessoais, valorizadas no exercício da perícia, porque elas ressaltam o valor da sagacidade de observação, concentração e identificação de tudo o que diz respeito ao objeto de estudo.
	
	B
	Envolve toda a gama de ciências próximas à contabilidade, como a economia, administração, finanças, direito tributário, etc.
	
	C
	Relaciona-se às atividades que dependem de saber especializado, exigência que aparece ao lado daquela que diz respeito à formação acadêmica do perito.
	
	D
	É o requisito que se relaciona à aquisição de competências e habilidades resultantes da frequente utilização de seu saber técnico em aplicações práticas em sua área de atuação.
Você acertou!
Gabarito: Vivência Profissional é o requisito que se relaciona à aquisição de competências e habilidades resultantes da frequente utilização de seu saber técnico em aplicações práticas em sua área de atuação.
Livro base da disciplina: SOARES, Wendell Alves; HENRIQUE, Marcelo Rabelo. Perícia, avaliação e arbitragem. 2015. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 133.
	
	E
	É a característica pessoal, mas também aponta para a capacidade de encontrar soluções em questões complexas.
Questão 2/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Existem diferentes tipos de perícia contábil na esfera judicial. A esfera judicial é dividida por varas e estas são a jurisdição da justiça, ou seja, o local no qual o juiz exerce seu poder jurisdicional.
Um perito foi nomeado pelo magistrado para auxilio técnico-científico em matéria patrimonial. O fato controverso em questão refere-se à solicitação de um dos sócios para exclusão do outro sócio da sociedade empresarial. A parte autora do processo alega que um dos sócios agiu de má fé em relação a uma negociação comercial e que, portanto, não pretende continuar com a sociedade empresarial, uma vez que não há mais confiança entre os sócios.
Com base no caso supracitado, assinale a resposta que indica o tipo de vara da esfera judicial no qual o caso deve ser julgado:
Nota: 10.0
	
	A
	Vara trabalhista.
	
	B
	Vara da família.
	
	C
	Vara cível estadual.
Você acertou!
Gabarito: A letra C é a correta. O fato citado trata de um processo judicial sobre exclusão de um dos sócios da organização. Esse fato deve ser julgado na vara cível estadual.
Rota 5, páginas 8 e 9.
	
	D
	Vara criminal.
	
	E
	Vara de execuções fiscais.
Questão 3/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Na decorrência da segunda perícia, pode ser que esta seja em decorrência da anulação da primeira perícia.
Sobre esse contexto, assinale a única alternativa que não corresponde à uma situação que leve à anulação da primeira perícia:
Nota: 10.0
	
	A
	Quando for comprovado que o perito não tem conhecimento técnico ou científico sobre o assunto.
	
	B
	Quando o perito formalizar a sua recusa sob a forma de petição, no prazo máximo de cinco dias de sua intimação, requerendo que o magistrado venha a desobrigá-lo da honrosa incumbência, bem como demonstrar as razões de sua recusa.
Você acertou!
Gabarito: Quando o perito formalizar a sua recusa sob a forma de petição, no prazo máximo de cinco dias de sua intimação, requerendo que o magistrado venha a desobrigá-lo da honrosa incumbência, bem como demonstrar as razões de sua recusa. (NESSE SITUAÇÃO, A PRIMEIRA PERÍCIA AINDA NÃO TERÁ SIDO REALIZADA). Rota da aula 04, página 08.
	
	C
	Quando for comprovado que o perito apresentou dados falsos.
	
	D
	Quando for comprovado que o perito usou de falsidade ideológica.
	
	E
	Quando for comprovado que o perito esteja impedido ou suspenso.
Questão 4/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
No âmbito da perícia, os advogados poderão elaborar quesitos suplementares no intuito de produzir prova contábil favorável.
Nesse sentido, considerando as fontes do direito contábil, ou seja, sobre os aspectos nos quais a contabilidade funda sua disciplina, analise o conceito a seguir:
“São verdades absolutas; na área contábil, são as premissas imediatamente evidenciadas ou admitidas como universalmente verdadeiras, sem questionamentos”.
Assinale a alternativa que corresponde ao item conceituado anteriormente:
Nota: 10.0
	
	A
	Filosofia
	
	B
	Teorias
	
	C
	Teorema
	
	D
	Axiomas
Você acertou!
Gabarito: Os axiomas: são verdades absolutas; na área contábil, são as premissas imediatamente evidenciadas ou admitidas como universalmente verdadeiras, sem questionamentos.
Rota da aula 04, página 05.
	
	E
	Conceitos
Questão 5/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
É fundamental a compreensão dos principais riscos para planejar o trabalho pericial da melhor forma, com o escopo de não cometer erros que possam levar a uma falsa prova pericial contábil.
Sobre os riscos que devem ser analisados pelo perito, analise o conceito a seguir:
“Refere-se à compatibilidade com a qualidade e a quantidade do trabalho a ser executado pelo perito”.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de risco conceituado anteriormente:
Nota: 10.0
	
	A
	Tempo atribuído
	
	B
	Plano de trabalho
	
	C
	Preço
Você acertou!
Gabarito: Preço: refere-se à compatibilidade com a qualidade e a quantidade do trabalho a ser executado pelo perito.
Rota da aula 04, páginas 05 e 06.
	
	D
	Apoio exigente
	
	E
	Provas emprestadas
Questão 6/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
A segunda perícia é uma repetição da perícia inicial, situação que pode acontecer graças à anulação da primeira ou, independentemente disso, tanto por requerimento de uma das artes quanto por iniciativa do magistrado.
Sobre a segunda perícia, assinale a alternativa falsa:
Nota: 10.0
	
	A
	A segunda perícia invalida a primeira.
Você acertou!
Gabarito: A segunda perícia NÃO invalida a primeira.
Rota da aula 04, páginas 07 e 08.
	
	B
	Valoriza a equidade do processo pericial.
	
	C
	Pode ser realizada pelo mesmo perito ou por outro indicado pelo juiz.
	
	D
	Busca corrigir eventual falha na primeira.
	
	E
	A impugnação do laudo pericial costuma ser a causa de uma segunda perícia.
Questão 7/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Um perito contador foi designado para atuar na esfera arbitral. Para tanto, sabendo que a esfera arbitral tem alguns princípios norteadores, resolveu se aprofundar em cada deles. Dentre esses, o perito verificou que na esfera arbitral é importante garantir a validade ao processo. Para isso, algumas garantias mínimas devem ser atendidas, por exemplo, ampla defesa, contraditório, igualdade entre as partes, imparcialidade e livre convencimento do árbitro e decisão fundamentada.
Com base no caso supracitado, assinale o princípio norteador citado pelo perito contador:
Nota: 10.0
	
	A
	Princípio da autonomia privada.
	
	B
	Princípio da boa-fé.
	
	C
	Princípio das garantias processuais.
Você acertou!
Gabarito: A letra C é a correta. O perito contador citou o Princípio das Garantias Processuais que versa sobre as garantias mínimas que devem ser atendidas para que a esfera arbitral alcance a validade do processo.
Rota 6, páginas 7, 8 e 9.
	
	D
	Princípio da temporariedade.
	
	E
	Princípio da força vinculante.
Questão 8/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Existem diferentes tipos de perícia contábil na esfera judicial e extrajudicial. A esfera judicial é dividida por varas e estas são a jurisdição da justiça, ou seja, o local no qual o juiz exerce seu poder jurisdicional. Já a esfera extrajudicial pode ser resolvida entre as partes ou com a presença de um órgão arbitral.
Um perito contador foi designado para auxiliar em uma discussão empresarial. Uma entidade empresarial tem suspeitas que um dos seus gerentes não cumpriu com suas responsabilidades no que tange a administração dos hedges da empresa. Para tanto, pretende demitir o funcionário por justa causa. O objetivo do perito contador é dirimir esse impasse e dar opinião fundamentada
Página12