Buscar

modulo 4 Panorama Teórico dos Direitos Humanos no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O primeiro e mais importante de todos os direitos fundamentais do ser humano é o direito à vida.
MARTINS, Ives Gandra da Silva. O Direito constitucional comparado e a inviolabilidade da vida humana. In: A vida dos Direitos Humanos: bioética médica e jurídica. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1999.
Tendo como referência o texto acima, leia atentamente as afirmativas abaixo:
I.	O direito à vida é o mais fundamental de todos direitos, pois é o pré-requisito para a existência e o pleno exercício dos outros.
II.	No Código Civil brasileiro o direito à vida é assegurado a todos os seres humanos, exceto ao nascituro. 
III.	O direito à vida implica outros direitos que lhe permitem ser exercido, como o direito à educação, ao trabalho, à saúde, à dignidade pertinente ao ser humano, entre outros.
IV.	O direito à vida só é plenamente válido quando é criado e assegurado pelo Estado. Não sendo um valor inerente ao ser humano.
Escolha uma opção:
a. Assinale a alternativa correta:
Todos os itens são corretos.
b. II e IV são corretos. 
c. I, II e III são corretos. 
d. I e III são corretos. 
e. II e III são corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
?	Como as afirmativas I e III estão corretas, isso elimina as alternativas A, B, C e E. 
?	A afirmativa II está incorreta em razão de que o Código Civil brasileiro também assegura direitos aos nascituros.
?	A afirmativa IV está incorreta em razão de que o direito à vida é lei não criada pelo Estado, mas pelo Estado apenas reconhecida e que pertence ao ser humano.
A resposta correta é: I e III são corretos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A existência humana, com a dignidade devida, está diretamente conectada ao direito e ao acesso à saúde. Isto significa o direito de estar livre de condições que impeçam o completo bem-estar físico, mental e social. O direito à saúde é inserido no caput do artigo 6º, no qual apresenta os direitos sociais. Por sua vez, o detalhamento desse direito só será tratado na Seção II: Da Saúde, que engloba os artigos 196 a 200, nos quais são apresentados diversos aspectos para que esse direito seja efetivado. 
Sobre o direito à saúde analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Escolha uma opção:
a. A saúde é um direito de todos os cidadãos de baixa renda. A Constituição de 1988, assegurou esse direito, elevando-o a um direito social fundamental. O SUS (Sistema Único de Saúde) é a materialização desse projeto de universalização da saúde pública. 
b. O direito à saúde implica em criar condições que impeçam a proliferação de doenças e agravos ao indivíduo, isto é, o poder público deve promover condições para que não proliferem doenças, deve agir na proteção à saúde. 
c. A oferta da saúde é um dever do Estado e Município. É importante ressaltar que esse dever é exclusivo dos Estados e dos Municípios.
d. O Estado deve implantar a igualdade política, social e econômica para garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, indistintamente.
e. Caso o cidadão não se cuide e adoeça, o Estado não é obrigado a garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde (hospitais, postos de saúde, médicos, medicamentos, vacinas etc.). 
Feedback
Sua resposta está correta.
?	A alternativa “a” está incorreta, pois saúde é um direito de todos sem qualquer tipo de distinção.
?	A alternativa “ c” está incorreta, pois a oferta da saúde é um dever do Estado. É importante ressaltar que esse dever é compartilhado entre a União, os Estados e os Municípios (conforme estabelece no art igo 23, II) 
?	A alternativa “d ” está incorreta, pois ao Estado não compete implantar a igualdade política, social e econômica, mas sim promover políticas sociais e econômicas para garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, indistintamente.
?	A alternativa “e ” está incorreta, pois, uma vez que o cidadão adoeça, o Estado deve garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde (hospitais, postos de saúde, médicos, medicamentos, vacinas etc.). 
A resposta correta é: O direito à saúde implica em criar condições que impeçam a proliferação de doenças e agravos ao indivíduo, isto é, o poder público deve promover condições para que não proliferem doenças, deve agir na proteção à saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais