Buscar

PROVA 2 DP II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS JURÍDICOS
Disciplina de Direito Processual II
Prof. M.Sc. Ademos Alves da Silva Júnior
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL - (AAE) - P2
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE P2:
* Você disporá do dia 25/09//2021 à 01/10/2021 para realizar as provas P2.
*Esta prova é composta por 10 (dez) questões objetivas de marcação livre, cada uma tendo o peso de 1,0 (um) ponto.
* Todas as questões devem ser preenchidas no gabarito abaixo, sob pena de não serem consideradas.
* A devolução da referida AAE NÃO pode ser em PDF e deve ser neste mesmo documento, ou seja, ela deverá ser devolvida da mesma forma em que foi baixada.
	GABARITO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	D
	E
	E
	A
	B
	A
	D
	C
	A
	B
* Todas as questões devem ser preenchidas no gabarito abaixo, sob pena de não serem consideradas.
QUESTÃO 01: A LEI N. 11.419/2006 INAUGUROU OFICIALMENTE NO BRASIL O PROCESSO ELETRÔNICO, BUSCANDO DISCIPLINAR A INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO JUDICIAL. SOBRE AS VANTAGENS DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: (VALOR 1,0 PONTO)
a) Esse avanço se deu em necessidade de tornar o processo unicamente menos custoso. Os avanços tecnológicos recorrentes foram primordiais para esse avanço. Pois, a Justiça buscou de alguma usar a tecnologia em Benefício da sociedade. 
b) O PJe não possibilita enviar petições no prazo de 24 (vinte e quatro) horas do último dia útil. 
c) A maior vantagem do processo eletrônico reside em proporcionar a liberação do espaço físico.
d) A implantação do PJe – Processo Judicial Eletrônico na Justiça brasileira trouxe muitas vantagens. Vantagens essas que abrangem advogados, juízes, promotores, ou seja, todos aqueles que de alguma forma participam do processo.
QUESTÃO 02: DE ACORDO COM A LEI 11.419/2006 (Dispõe sobre a informatização do processo judicial), ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
b) Quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição eletrônica, serão considerados tempestivos os efetivados até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia. 
c) Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei. 
d) No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei. 
e) Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 03: O SISTEMA PENAL É UMA DENOMINAÇÃO QUE COMPORTA DIVERSOS SABERES, EM ESPECIAL CRIMINOLOGIA, POLÍTICA CRIMINAL E DIREITO PENAL. A RESPEITO DESSAS ACEPÇÕES, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) A criminologia é a atividade intelectual que estuda os processos de criação das normas penais e das normas sociais que estão relacionadas ao comportamento desviante; aos processos de infração e desvio dessas normas; e à reação social, formalizada ou não, que aquelas infrações ou desvios tenham provocado; bem como o respectivo processo de criação, a respectiva forma e conteúdo e os respectivos efeitos.
b) A política criminal lida com o incessante processo de mudança social, com resultados que apresentam novas ou antigas propostas ao direito penal, trata de revelações propiciadas pelo desempenho das instituições que integram o sistema penal, dos avanços e das descobertas da criminologia, dos princípios e das recomendações para reforma ou transformação da legislação criminal e dos órgãos encarregados da respectiva aplicação. 
c) O direito penal é o conjunto de normas jurídicas que preveem os crimes e lhes cominam sanções, bem como disciplinam a incidência e a validade de tais normas. 
d) O sistema penal, que é apresentado como igualitário, atingindo igualmente as pessoas em função das respectivas condutas, quando analisado sob uma perspectiva crítica, observa-se que, na verdade, apresenta funcionamento seletivo, atingindo apenas determinadas pessoas integrantes de determinados grupos sociais, a pretexto das respectivas condutas. As exceções, além de confirmarem a regra, são aparatosamente usadas para a reafirmação do caráter igualitário. 
e) A segurança pública limita-se ao conjunto de ações para a aquisição de armamentos, de viaturas e de equipamentos para o combate à criminalidade, dialogando com o direito penal, a criminologia e a política criminal, mormente no que diz respeito à efetividade da redução da criminalidade e, por via de consequência, do controle social, visando o alcance do abolicionismo penal. 
 
QUESTÃO 04: SOBRE O PROCESSO PENAL, NOTA-SE QUE UM MODELO ACUSATÓRIO É AQUELE QUE: 
a) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal, ao contraditório, a ampla defesa, juiz natural e imparcial.
b) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal. 
c) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao devido processo legal, ao contraditório, ao juiz natural e parcial. 
d) Somente ele é capaz de assegurar os direitos e garantias concernentes ao contraditório, a ampla defesa e juiz natural.
QUESTÃO 05: SOBRE AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora e Decisória.
b) As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória. 
c) As fases do procedimento comum são: Postulatória e Decisória.
d) As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora e Decisória.
QUESTÃO 06: SOBRE O PROCESSO PENAL CONSTITUCIONAL, BUSCA PELA VERDADE REAL, PODE-SE AFIRMAR QUE ELE EMBASA: (VALOR 1,0 PONTO)
a) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo processual penal, não se trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado na lei como elemento da busca probatória.
b) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo processual penal, trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado na lei como elemento da busca probatória.
c) As garantias fundamentais que estão destacadas na Carta Constitucional é o verdadeiro objetivo secundário do direito processual penal, trata da busca desenfreada pela verdade real. Mas, para que tais garantias sejam firmadas de maneira eficaz no processo, deve-se buscar o observado unicamente na lei como elemento da busca probatória. 
d) O processo penal é estruturado com fundamento nos elementos sociológicos constitucionais. Busca a verdade real, que por muitas vezes é confundido com o direito e a moral.
QUESTÃO 07: SOBRE OS ELEMENTOS E EFEITOS DA SENTENÇA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) São elementos essenciais da sentença apenas o relatório e o dispositivo. 
b) É elemento essencial da sentença apenas o dispositivo. Fica à critério do magistrado ao sentenciar se valer do relatório, pois, as partes já foram qualificadas nos autos na propositura da demanda.
c) É elemento essencial da sentença apenas o fundamento. Pois, toda decisão judicial deverá ser fundamentada. 
d) A decisão judicial deve ser interpretada a partir da conjunção de todos os seus elementos e em conformidade com o princípio da Boa-fé.
QUESTÃO 08: VIMOS QUE LIMITANDO AS LINHAS DE SENTENÇAS, CUMPRE ESCLARECER QUE ELAS PODEM TANTO SER TERMINATIVAS QUANTO DEFINITIVAS. ASSIM, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) A sentença é o posicionamento final do Estado em primeira instância, já que, em respeito ao princípio do duplo grau de jurisdição,autor e réu podem recorrer a instância superior, visando apenas reformar a decisão.
b) Ambas podem dar fim ao processo, elas se distinguem, principalmente, pelos efeitos às partes quanto ao objeto de litígio. 
c) A doutrina costuma conceituar as chamadas sentenças definitivas, como sendo aquelas por meio do qual se põe fim ao processo com resolução de mérito, aplicando aqui as hipóteses do art. 487 do CPC. Logo, São denominadas sentenças terminativas aquelas que põem fim ao processo sem exame de mérito, aplicando aqui as causas disciplinadas no art. 485 do CPC. 
d) O objetivo principal das sentenças definitivas não é afirmar a resolução do mérito da demanda.
QUESTÃO 09: O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL QUE ASSEGURA AO ACUSADO O DIREITO DE AMPLA DEFESA, EM PROCESSO EM QUE SEJA ASSEGURADA A IGUALDADE DAS PARTES, DENOMINA-SE PRINCÍPIO: (VALOR 1,0 PONTO)
a) Da obrigatoriedade. 
b) Do estado de inocência. 
c) Da verdade real. 
d) Do juiz natural. 
e) Do contraditório e Ampla Defesa.
QUESTÃO10- A BUSCA PELA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL EFETIVA TEM ASSISTIDO A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA NA REFORMULAÇÃO POR UM MODELO PROCESSUAL MAIS EFETIVO. A TÃO ALMEJADA BUSCA POR UM MODELO MAIS EFETIVO SE TRADUZ EM NORMAS QUE ESTABELECEM CONDUTAS A TODOS OS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO. SOBRE ESTA PASSAGEM ESTAMOS NOS REFERINDO A QUAL PRINCÍPIO? (VALOR 1,0 PONTO)
a) Princípio do Duplo Grau de Jurisdição. 
b) Princípio do Contraditório e Ampla Defesa.
c) Princípio da Boa-fé objetiva. 
d) Princípio da Duração Razoável do Processo.
Excelente prova!

Outros materiais