A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
avaliação segurança publica UNIBF

Pré-visualização | Página 1 de 2

“A violência é problema reconhecidamente de saúde pública e político que solapa os fundamentos democráticos da sociedade. De acordo com dados da OMS, a taxa de homicídios na América Latina entre a população varonil juvenil de 15 a 29 anos é de 101,7 /100.000 hab.; para o sexo feminino, de 11,5/100.000. Calcula-se que para cada assassinato, existam 20 a 40 vítimas adultas e jovens. No Brasil, segundo dados de Waiselfisz (2008, p. 59), as mortes juvenis por homicídio em 2006 representam 79,5% do total de casos de homicídios. Na década de 1994/2004, os homicídios cresceram 63,1% entre a faixa etária de 14 a 16 anos (vítimas). Com uma taxa de 27 homicídios/100.000 hab., o Brasil é o quarto país no ranking mundial. Ainda de acordo com Waiselfisz (2007, p. 124-126), a taxa de homicídios na faixa etária dos 20-24 anos no período 1994-2004 ficou em torno de 65 homicídios por 100.000 jovens; e no mesmo período, a taxa de homicídios de adolescentes de 14-17 anos cresceu mais de 63%” (FORTE, 2008). De acordo com o conteúdo estudado na unidade e com o texto acima, julgue as afirmações a seguir: I. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania foi instituído pela Lei nº 11.530 de 2007 e desenvolvido pelo Ministério da Justiça. II. O Pronasci atua na frente da ação policial e também em ações educativas, com foco no jovem em situação de vulnerabilidade. III. O programa atua também no sistema prisional, em busca de oferecer condições mínimas para aquele público. IV. Cabe ao Pronasci integrar as polícias para uma atuação ​​​​​​​estritamente ostensiva. Está correto o que se afirma em: 
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
 (Alternativa correta)
2. “O Programa Nacional dos Direitos Humanos foi elaborado a partir de ampla consulta à sociedade. Algumas dezenas de entidades e centenas de pessoas formularam sugestões e críticas, participaram de debates e seminários. Uma reflexão política-antropológica dos PNDHs I e II neste importante documento tem por objetivo estancar a banalização da morte, seja ela no trânsito, na fila do pronto socorro, dentro de presídios, em decorrência do uso indevido de armas ou das chacinas de crianças e trabalhadores rurais. Outras recomendações visam a obstar a perseguição e a discriminação contra os cidadãos. Por fim, o programa sugere medidas para tornar a Justiça mais eficiente, de modo a assegurar mais efetivo acesso da população ao Judiciário e o combate à impunidade. Estou convencido de que o Programa Nacional dos Direitos Humanos será o guia a pautar as nossas ações, do Governo e da sociedade, para construir o que é a aspiração maior de todos nós: um Brasil mais justo” (CARDOSO, 1996, p. 6). De acordo com o conteúdo estudado na unidade e com o texto acima, julgue as afirmações a seguir: I. Existem duas versões do Programa Nacional de Direitos Humanos
​​​​​​​no Brasil. II. O debate sobre direitos humanos é fundamental para pensar a segurança pública. III. A criação da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 1997, foram avanços para se chegar a uma Política Nacional de Segurança Pública. IV. O Programa Nacional de Direitos Humanos foi revisto e ampliado em 2002 e em 2010. Está correto o que se afirma em: 
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
 (Alternativa correta)
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
3. O PNDH é um avanço na gestão participativa dos problemas públicos, incorporando debates em diversos temas, inclusive de segurança pública, pois ao efetivar a política de direitos humanos como política de Estado, propõe ainda o diálogo permanente com a sociedade civil. De acordo com o conteúdo estudado na unidade sobre os eixos temáticos da Política Nacional de Direitos Humanos, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ​​​​​​​(   ) Educação e cultura em direitos humanos é um dos eixos temáticos da PNDH, que pretende formar cidadãos conscientes de seus diretos e deveres. (   ) A PNDH tem um compromisso com a interação democrática, pois a aproximação do Estado com a sociedade é garantidora de direitos humanos. (   ) A PNDH não pretende atuar para transformar o contexto de desigualdade na sociedade, sendo essa uma preocupação de políticas sociais. (   ) O eixo direito à memória e à verdade traz um compromisso com ​​​​​​​a transparência necessária para garantir que erros do passado não fiquem encobertos, servindo de aprendizado para ações futuras. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
V, V, F, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
 (Alternativa correta)
F, V, F, V.
4. "A Segurança Cidadã é parte fundamental da Segurança Humana, pois se refere a uma ordem cidadã democrática, que busca eliminar ​​​​​​​as ameaças de violência na população para promover a convivência segura e pacífica (SERRATO, 2007). A Segurança Cidadã possui duas dimensões: a ameaça à vida (violência e criminalidade entre e com os cidadãos) e a proteção às vulnerabilidades das possíveis vítimas e dos autores. Está essencialmente relacionada com os Direitos Humanos, no sentido mais amplo de seu conceito, como o direito à vida, integridade pessoal, inviolabilidade do domicílio, direito humano à comunicação, liberdade de ir e vir, enfim, todos aqueles elencados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948). Compreende-se, então, que Convivência e Segurança Cidadã são elementos essenciais e intrínsecos tanto à Segurança Humana quanto ao Desenvolvimento Humano. Portanto, o Desenvolvimento Humano vem sempre acompanhado da Segurança Cidadã" (Guia do Marco Conceitual da Convivência e Segurança Cidadã). Com base no conteúdo estudado na unidade e no texto acima, julgue as assertivas a seguir: I) O termo segurança cidadã representa a proteção do núcleo básico de direitos do cidadão. Porque: II) Pressupõe a garantia dos diretos humanos e da defesa da liberdade, essência do desenvolvimento humano. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 (Alternativa correta)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
5. "O problema da segurança, portanto, não pode mais estar apenas adstrito ao repertório tradicional do direito e das instituições da justiça, particularmente, da justiça criminal, presídios e polícia. Evidentemente, as soluções devem passar pelo fortalecimento da capacidade do Estado em gerir a violência, pela retomada da capacidade gerencial no âmbito das políticas públicas de segurança, mas também devem passar pelo alongamento dos pontos de contato das instituições públicas com a sociedade civil e com a produção acadêmica mais relevante à área" ​​​​​​​(A Segurança Pública no Brasil - Observatório de Segurança). Com base no texto acima e no conteúdo estudado na unidade, em relação ao conceito de segurança pública adotado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), é correto afirmar que: 
um aspecto marcante da segurança pública atual é o aparelhamento das polícias visando ações mais repressivas e violentas.
a segurança pública é realizada para proteger a cidadania, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício da cidadania e os direitos fundamentais do indivíduo.
 (Alternativa correta)
a segurança pública é um processo dinâmico, uma vez que o sistema deve estar sempre à disposição dos governos para atuar na defesa de seus interesses políticos.
a segurança pública está prevista na Constituição Federal do Brasil de 1988; nesse contexto, manteve-se o aspecto repressivo e de controle da sociedade, não possibilitando a participação social na seara da segurança pública brasileira.
6.
  As tensões e os antagonismos que hoje se fazem presentes no campo da segurança pública podem e devem ser convertidos em janelas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.