Buscar

Políticas Étnico-Raciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o conteúdo principal
Catálogo
Área do aluno
Italo Fontes Neto 
Políticas Étnico-Raciais: Conceitos e Métodos na Superação do Racismo e Desigualdades
Painel
Meus cursos
 Políticas Étnico-Raciais: Conceitos e Métodos na Superação do Racismo e Desigualdades
 Módulo 1 – População Negra no Brasil: Desafios e Lutas
 Exercício avaliativo - Módulo 1
Iniciado em	segunda, 13 dez 2021, 19:09
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 13 dez 2021, 19:19
Tempo empregado	9 minutos 44 segundos
Notas	3,00/4,00
Avaliar	22,50 de um máximo de 30,00(75%)
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As afirmativas a seguir tratam das lutas negras até a década de 1930.
Identifique a alternativa CORRETA:
Escolha uma opção:
a. Fundado em 1944, o Teatro Experimental do Negro inicialmente tinha por intuito constituir um grupo teatral apenas com atores negros, mas acabou desenvolvendo atividades culturais e políticas.
b. Fundada em 1931, a Frente Negra Brasileira teve atuação apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
c. Durante o período colonial, o Brasil teve alguns poucos quilombos, que estiveram concentrados principalmente em localidades escondidas em meio às maiores e mais movimentadas cidades da região Sudeste.
d. O abolicionista Luiz Gama, monarquista, tornou-se um importante farmacêutico após ter sido impedido de frequentar o curso da Faculdade de Direito do Largo São Francisco por ser negro. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A alternativa correta é a letra A. As lutas contra o racismo e a discriminação racial no Brasil iniciaram-se ainda durante o período da escravidão, com os quilombos e a atuação dos abolicionistas negros. No período republicano, a Frente Negra Brasileira organizou pela primeira vez um movimento negro no país, de caráter conservador. A partir da década de 1940, o Teatro Experimental do Negro empregou expressões artísticas e a ação política para defender os direitos da população negra e promover o resgate de sua autoestima.
Criado como um grupo de teatro negro, o TEN passou a oferecer cursos, editou um jornal e promoveu concursos e eventos.
A FNB com filiais em vários estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia) chegou a congregar entre 40 e 100 mil membros.
O Brasil chegou a ter centenas de quilombos, quase todos localizados em regiões afastadas e escondidos na mata. Estiveram principalmente nas atuais áreas dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Pernambuco.
Luiz Gama é um grande representante da luta negra, mesmo impedido de frequentar o curso da Faculdade de Direito do Largo São Francisco por ser negro, ele continuou a estudar as leis. A partir delas, libertou centenas de pessoas escravizadas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As afirmativas a seguir tratam das lutas negras contemporâneas.
Identifique a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. O Movimento Negro Unificado (MNU) foi fundado em 1978. Uma de suas prioridades foi contestar a narrativa de que existe uma democracia racial no Brasil, admitindo a existência de racismo.
b. A Marcha Zumbi dos Palmares – contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida – realizada em 1995 por diversas organizações do movimento negro, reuniu cerca de 30 mil ativistas em frente ao Congresso Nacional.
c. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, candidatos negros e brancos devem dividir proporcionalmente as verbas de campanha e propaganda em rádio e TV.
d. A Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver foi realizada em 2015, em Brasília, reunindo 50 mil pessoas de diferentes organizações e coletivos na Esplanada dos Ministérios. Incorporou em suas reivindicações a ideia do bem viver, conceito formulado pelos povos indígenas andinos.
e. No período recente, tendo sido superado o racismo, as articulações de mulheres negras empenham-se apenas na superação do sexismo e violência. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a letra E. A criação do MNU no final da década de 1978 inaugurou o movimento negro contemporâneo no Brasil. Na década de 1980, foi criado o movimento de mulheres negras, tendo em vista as barreiras do movimento feminista a discutir o racismo e os obstáculos colocados pelo movimento negro para se discutir o sexismo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As afirmativas a seguir tratam do conceito de raça.
Identifique a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. "Raça" é um conceito de cunho cultural, baseado na aparência física.
b. A biologia não reconhece que existem diferentes raças humanas.
c. "Raça" não existe biologicamente; logo, não orienta ações humanas. 
d. A ideia de raça cria uma escala de grupos humanos superiores e inferiores.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a letra C. Os estudos científicos negam a existência de raças humanas como uma realidade biológica. "Raça" existe como um conceito de natureza cultural, que orienta ações e visões de mundo. A ideia de raça baseia-se na aparência física para criar grupos humanos diferentes, que são pensados dentro de uma escala de grupos raciais superiores e inferiores.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As afirmativas a seguir tratam do conceito de raça.
Identifique a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. Mais que uma herança de um passado distante, o racismo brasileiro pode ser visto quando pessoas e dirigentes de instituições agem de maneira implícita ou explicitamente discriminatória.
b. O racismo é um sistema de opressão e de exploração contra grupos sociais definidos como diferentes e inferiores com base em marcas físicas externas.
c. No Brasil, embora existam expressões pontuais do racismo, ele não se apresenta de forma tão séria como nos Estados Unidos e na África do Sul. 
d. Como resultado do racismo, a população negra pode ter seus direitos violados e tem menor acesso a oportunidades, bens e serviços do que a população branca.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a letra C. O racismo é um sistema de opressão e exploração. No Brasil, ele resulta em diferentes padrões de vida para a população branca e para a população negra. Em virtude dele, a população negra apresenta piores condições de vida, maior exposição à violência e à violação de seus direitos.
Apesar da escravidão marcar o início do tratamento diferenciado e a exploração dos negros no Brasil, o racismo se reproduz e se sustenta porque é reproduzido no cotidiano brasileiro.
Num sistema racista, as características físicas específicas dos grupos humanos são a base para a opressão e a exploração.
Todos os países apresentam diferenças na forma de compreender raça e na de operação do racismo. Apesar das diferenças entre países, o racismo no Brasil também tem um impacto muito significativo, tal como nos Estados Unidos e na África do Sul.
O racismo resulta na negação de oportunidades, bens e serviços a pessoas negras, bem como na violação de seus direitos.
Terminar revisão
Seguir para...
Seguir para...
Pular <span id="mod_quiz_navblock_title">Navegação do questionário</span>
Navegação do questionário
Terminar revisão
EV.G | Escola Virtual.Gov
MOOC
Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.
YoutubeTwitterInstagramFacebook
SOBRE A ESCOLA
Catálogo de Cursos
Catálogo de Programas
Conheça a Escola
Adesão Institucional
Instituições Participantes
Política de Privacidade
UTILIDADES
Validação de Documentos
Perguntas Frequentes e Fale Conosco
Catálogo
Área do aluno
Organizado por
Escola Nacional de Administração Pública – Enap

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais