Buscar

Conceitos de Sociedade Empresária e suas Espécies

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Aula 05
1 – Conceitua Sociedade Empresária e fale sobre suas caracteristicas
R: É a que explora uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços, normalmente sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima 
2- O que é a Teoria da Penetração?
Busca atingir a responsabilidade dos sócios por atos de malicia ou prejuízo. A jurisprudência aplica essa teoria quando a sociedade acoberta a figura do sócio e torna-se instrumento de fraude.
3- Sobre Espécies de Sociedade, assinale a numeração correta:
1 – Sociedade limitada
2 – Sociedade anônima
3 - Sociedade em nome coletivo
4 - Sociedade em comandita simples
5 - Sociedade em comandita por ações
( 2 ) sob a sigla AS, é também bem comum no Brasil. Essa modalidade empresarial é indicada tradicionalmente para empresas maiores e mais complexas. Em outras palavras, alguns detalhes são interessantes de serem observados, como o capital, por exemplo
( 3 ) os sócios respondem de forma igualitária entre eles, sendo possível limitar essa responsabilidade no contrato social. Outro detalhe importante é que também não pode haver denominação social, nada de um nome empresarial abstrato. É preciso constar o nome dos sócios ou suas iniciais, seguido pelo termo “& Cia” ou “Companhia”. Além disso somente eles podem ser os administradores da empresa.
( 1 ) é reconhecida pela sigla LTDA. Ela demonstra que a sociedade é constituída por um ou mais sócios e que seu contrato social precisa de registro na junta comercial do Estado de atuação. Esse tipo de sociedade é um dos mais comuns no país.
( 5 )Essa modalidade de sociedade, terá seu capital dividido como na sociedade anônima. Ela é diferente da outra porque opera por firma ou denominação, e não em conjunto com seus acionistas. Em outras palavras, quem exerce os atos deliberativos e responsabilidades sociais é o diretor nomeado e é possível nomear mais de um diretor, desde que isso seja feito no ato de constituição da sociedade, já estando previsto, portanto, no contrato social desta.
( 4 ) Esse tipo de sociedade é constituído por pessoas físicas exclusivamente, há duas categorias de sócios: os comanditados, pessoas físicas responsáveis pelas obrigações fiscais e financeiras; e comanditários, pessoas físicas responsáveis e obrigados somente em relação à sua quota.

Continue navegando

Outros materiais