Buscar

Como corolário da característica do absolutismo, temos o princípio da publicidade ou da visibilidade. Com relação aos imóveis, os direitos reais só...

Como corolário da característica do absolutismo, temos o princípio da publicidade ou da visibilidade. Com relação aos imóveis, os direitos reais só são adquiridos após o registro no competente Cartório de Registro de Imóveis. Tratando-se dos móveis somente com a efetiva tradição do bem, já que podem ser arguidos contra qualquer um, porque todos devem ter conhecimento da existência do direito real, e a publicidade vem para tal fim. Outra consequência da característica do absolutismo é o atributo/direito de sequela, entendido como o direito de perseguir a coisa em poder de quem quer que ela esteja e reivindicá-la.

Fonte: adaptado de: WOLFF, G.; MESSIAS, L. C. Direito de propriedade, família e sucessões. Indaial: UNIASSELVI, 2021. 242 p.

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A ) Podemos afirmar que a sequela está intimamente relacionada ao princípio da aderência, inerência ou especialização, o qual aduz que a relação dos direitos reais se dá entre o direito e a coisa, não possuindo sujeito passivo. Ainda, o direito real adere à coisa, acompanhando-a em todas as suas mutações. A característica ou princípio da taxatividade faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, há o Art. 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há direito real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei a respeito do que é considerado direito real.


B ) Podemos afirmar que a sequela não está intimamente relacionada ao princípio da aderência, inerência ou especialização, o qual aduz que a relação dos direitos reais se dá entre o direito e a coisa, não possuindo sujeito passivo. Ainda, o direito não real adere à coisa, acompanhando-a em todas as suas mutações. A característica ou princípio da taxatividade faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, há o Art. 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há direito real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei a respeito do que é considerado direito real.


C ) Não é possível afirmar que a sequela está intimamente relacionada ao princípio da aderência, inerência ou especialização, o qual aduz que a relação dos direitos reais se dá entre o direito e a coisa, não possuindo sujeito passivo. Ainda, o direito real adere à coisa, acompanhando-a em todas as suas mutações. A característica ou princípio da taxatividade faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, há o Art. 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há direito real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei a respeito do que é considerado direito real.


D ) Não é possível afirmar que a sequela está intimamente relacionada ao princípio da aderência, inerência ou especialização, o qual aduz que a relação dos direitos reais se dá entre o direito e a coisa, não possuindo sujeito passivo. Ainda, o direito real adere à coisa, acompanhando-a em todas as suas mutações. A característica ou princípio da taxatividade não faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, há o Art. 1.228 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há direito real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei a respeito do que é considerado direito real.

AnteriorPróxima










































































💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a seguinte: A) Podemos afirmar que a sequela está intimamente relacionada ao princípio da aderência, inerência ou especialização, o qual aduz que a relação dos direitos reais se dá entre o direito e a coisa, não possuindo sujeito passivo. Ainda, o direito real adere à coisa, acompanhando-a em todas as suas mutações. A característica ou princípio da taxatividade faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, há o Art. 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há direito real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei a respeito do que é considerado direito real.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais