Buscar

nazismo hitler historia

Prévia do material em texto

E. E. PROFª IRENE DA SILVA COSTA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE MAUÁ
ROTEIRO DE ESTUDOS
	Aulas no CMSP: toda terça-feira às 19h30 no CANAL TODOS1
	Nome do Professor: Washington
	Componente Curricular: História
	Série: 3° A, B, C, D
	Período: 12/07 a 15/07
	Unidade Temática
	Habilidades
	Metodologia/ Proposta
	Semana de Estudos Intensivos
	Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto)
	Pesquisa, apreensão dos conceitos, síntese e organização das ideias
Leia o texto para realizar a atividade proposta.
“A utilização dos meios de comunicação em massa para fins propagandísticos não é uma novidade (...).
Os regimes totalitários usavam o jornal, o rádio e o cinema como forma de “educar” a população, exploravam o culto às personalidades e a exaltação das qualidades nacionais. O cinema teve a incumbência de fabricar e divulgar imagens de países que se recuperavam da recessão do pós-guerra, graças ao Estado e suas “carismáticas” lideranças políticas”.
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
1- Você verificou que os regimes totalitários possuem características que permeiam o culto ao Estado e ao chefe; o antiliberalismo e a oposição à democracia; além do controle da sociedade pelo Estado. Faça uma pesquisa e busque fontes históricas de diferentes tipologias (trechos de discursos, imagens, legislações etc) que confirmem nesses regimes essas características. Realize um pequeno texto abaixo justificando sua escolha e apresentando suas conclusões.
Gabriel Alves Xavier 3°C
O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo abertamente autoritário.
Temos como exemplo o nazista Adolf hitler.
Adolf Hitler foi o líder do nazismo e ditador da Alemanha entre 1933 e 1945. Nascido na Áustria, Hitler abraçou o antissemitismo e o extremismo de direita durante sua juventude e tornou-se um dos expoentes mais expressivos dessas ideologias na Alemanha da década de 1920. Assumiu o controle do Partido Nazista e ascendeu ao poder alemão em 1933.
O fracasso na carreira de artista e a derrota alemã na Primeira Guerra tornaram Hitler uma pessoa amarga. Uma vez como líder do nazismo e primeiro-ministro alemão, ele impôs um regime totalitário, perseguindo judeus, realizando uma política de eugenia na sociedade e preparando seu país para a guerra. 
Adolf Hitler, nascido em 1889, tornou-se o líder do nazismo
 e foi ditador da Alemanha de 1933 a 1945.
O nazismo surgiu na Alemanha, com o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em 1919. O grande líder do partido foi Adolf Hitler, austríaco nomeado primeiro-ministro da Alemanha em 1933. O crescimento do Partido Nazista na Alemanha foi resultado da crise que se instalou no país após a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão.
Os nazistas organizaram tropas de assalto (SA) que atuavam para intimidar os opositores do partido, principalmente, os social-democratas e os comunistas. A ideologia do nazismo foi articulada por Hitler em um livro chamado Minha Luta (Mein Kampf, em alemão), escrito durante o período em que esteve preso.
A ideologia nazista incorporava elementos como o antissemitismo, isto é, o ódio aos judeus que foi manifestado durante o Holocausto, genocídio responsável pela morte de, aproximadamente, seis milhões de judeus. Além do antissemitismo, outras características do nazismo eram o nacionalismo extremado e o racismo que deram origem à ideia dos germânicos como raça “pura” e “superior” (chamados pelos nazistas de “arianos”). O nazismo também incorporava o antimarxismo, o antiliberalismo, o militarismo, a exaltação da guerra etc.
O nazismo governou a Alemanha de 1933 a 1945, período no qual conduziu esse país à guerra. Nesse momento, uma verdadeira ditadura foi instalada, e Hitler preparou seu país, que havia sido derrotado na Primeira Guerra Mundial, para uma guerra contra as potências europeias que haviam participado do combate anterior e vencido a Alemanha. Ao longo da década de 1930, esse último país desrespeitou os termos do Tratado de Versalhes e foi expandindo seu território pela Europa.
Holocausto
Holocausto foi o genocídio de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e resultou na morte de seis milhões de pessoas, aproximadamente.
O ódio de Hitler pelos judeus era algo que ele trazia desde a sua juventude. Os historiadores debatem o momento da vida em que Hitler adotou esse ódio gigantesco pelos judeus, e a maioria dos historiadores acredita que isso aconteceu durante o período em que ele morou em Viena. Ao assumir o poder da Alemanha, Hitler tomou medidas contra os judeus na Alemanha.
O resultado do antissemitismo cultivado por Hitler em toda a Alemanha resultou no Holocausto. Os nazistas debateram formas de lidar com a “questão judia”, e o Holocausto ocorreu em fases diferentes. Primeiramente os nazistas aprisionaram os judeus em guetos e campos de concentração. Foram debatidas também formas de lidar com os judeus, expulsando-os para locais como Madagáscar.
O antissemitismo nazista transformou-se em genocídio quando Hitler ordenou, em 1941, a execução dos judeus na Europa. A primeira fase do Holocausto ocorreu com os fuzilamentos em massa promovidos pelos grupos de extermínio. Depois, adotou-se o uso dos campos de extermínio para execução dos judeus nas câmaras de gás. O resultado do Holocausto foi a morte de seis milhões de judeus.
O fim do Holocausto 
O Holocausto chegou ao fim quando os Aliados – Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética – derrotaram a Alemanha, em 1945. Soldados aliados descobriram os campos de extermínio e libertaram os prisioneiros remanescentes.
Os aliados criaram um tribunal especial na Alemanha para julgar os líderes nazistas por seus crimes. O maior julgamento ocorreu em 1945-1946, na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Depois desse julgamento, sete líderes nazistas foram encarcerados e dez foram enforcados.
Hoje, muitos países celebram datas especiais de Memória do Holocausto, em homenagem às vítimas. Instituições como o Museu Memorial do Holocausto, em Washington, nos Estados Unidos, ensinam às pessoas o que aconteceu. Muitas pessoas esperam que aprender sobre o Holocausto possa ajudar a impedir que algo tão terrível se repita.

Continue navegando

Outros materiais