Buscar

Estudo dirigido - Tuberculose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Tuberculose
1. Caracterizar o Mycobacterium Tuberculosis quanto a morfologia e fisiologia.
R.: é um bacilo aeróbio, delgado, imóveis não formadores de esporos. Tem tropismo para o ápice pulmonar. Tem resistência a vários desinfetantes e colorações. A parede celular é rica em lipídios (ácido micólico). São microorganismos, fastidiosos e se dividem lentamente (8 semanas para visualização). São álcool-ácido-resistentes e se coram pelo método de Ziehl-Neelsen.
2. Qual a via de Transmissão da tuberculose pulmonar e quais os fatores que interferem no contágio?
R.: a Transmissão ocorre pela via aérea, facilitado pela aglomeração humana (O paciente tem que estar com a bactéria ativa). Para que a Transmissão ocorra, terá de haver Inalação de partículas diminutas – levitantes secas com a aerodinâmica semelhante a gás. Os fatores que interferem são: A densidade da partícula (tem que ser pouco densa), forma pulmonar é a transmissível, tem que estar BAAR+++, Manifestação de cavitações pulmonares facilitam. Além disso, a intensidade e duração do contato influenciam e o alvo tem que apresentar baixa imunidade, se tiver tomado a BCG, haverá maior proteção contra a forma pulmonar. Aglomerados urbanos, condições precárias de moradia, é mais frequente em pessoas de baixa idade, idosos e portadores de imunossupressão, e o tratamento com antibióticos cessa a Transmissão 15 dias após o início do uso.
3. Indivíduo pode ter se infectado pelo M. Tuberculosis e não adoecer. Quais os fatores que facilitam a doença?
R.: Fatores como a imunidade comprometida facilitam a proliferação da forma ativa da doença, pois não é capaz de formar o granuloma e levar a micobactéria à morte. Sendo assim, há ausência ou rompimento do equilíbrio parasita versus hospedeiro.
4. Quais as formas de prevenção da doença?
R.: Ventilação do ambiente, vacina BCG (previne a forma disseminada) quimioprofilaxia (comunicantes bacilliferos - menor de 5 anos, não vacinados com BCG, reator no mantoux com raio-x de tórax normal – RN co-habitante De foco bacillifero, HIV positivo sem sintomatologia de tuberculose, comunicante com o paciente bacillifero), luz solar no ambiente.
5. Qual o tratamento da tuberculose? Qual a consequência do tratamento interrompido?
R.: O tratamento depende da forma da tuberculose: Rifanpicina, pirazinamida, etambutol, isoniazida, estreptamicina. O tratamento é iniciado com dose de ataque (2 meses), depois ocorre a terapia de manutenção (4 meses). O tratamento interrompido provoca resistência do bacilo e agravamento do quadro.
6. Como é feito o diagnóstico da tuberculose pulmonar?
R.: O disgnostico é feito por meio do: histórico médico (tosse, febre vespertina, sudorese noturna, perda de peso), exame físico, raio-x do tórax, diagnostico microbiológico e teste.
7. Quais os sinais e sintomas de um paciente acometido pela tuberculose pulmonar?
R.: Tosse, febre vespertino, sudose noturna e perda de peso.
8. O que é reação de mantoux? Como é feito esse teste? Como se interpretam os resultados?
R.: Reação de mantoux é a reação do organismo ao inoculado proteico da bactéria é inoculado 0,1ug intradermicamente na face ventral do antebraço esquerdo, e aguarda um tempo de 48/72h e faz a medição de uma enduração no local (reação de hipersensibilidade) 0-4mm (não reator), 5-9mm (reator fraco), >= 10mm (reator forte).
9. Cite as situações nas quais podemos ter resultados tipo falso positivo e as situações de falso negativo para o teste de mantoux.
R.: 
Reação falso positivo:
- Podem resultar de infecções por micobacterias atípicas (reação cruzada)
- Reação pela vacinação – BGC
- Fenomeno booster: pessoa faz o teste e deu negativo e ela torna a repetir o exame é positivo (cascata de antígeno)
 Reação falso negativo
- Imussupressor (infecção viral, desnutrição, drogas imunossupressoras)
- Teste realizado antes do surgimento da reação de hipersensibilidade
- Antígeno mal conservado
10. Qual a repercussão da vacina BCG sobre a reação de mantoux?
R.: Bacilo Calmett-Guerin, cepas -M. Bovis (atenuados). É um método que evita progressão da doença, mas não impede a infecção.
11. Qual a composição da vacina BCG? Este é um método eficaz contra a infecção pelo M. Tuberculosis?
R.: Pode gerar falsos positivos, principalmente nos recém vacinados. Essa reação diminui ao longo dos anos consecutivos, mas ainda podem manter-se positivas.

Mais conteúdos dessa disciplina