Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AOL2 - Sistemas Estruturais II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) – Questionário
Sistemas Estruturais II
8/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. PERGUNTA 1
Leia o trecho a seguir:
“O sistema de pórtico rígido para reforço lateral (contra o vento e terremoto) consiste na resistência a flexão dos elementos do pórtico (vigas e colunas) e sua conexão rígida. [...] Por causa da rigidez de conexões estas forças produzirão momentos rotativas nas juntas que reagem a deflexão”. 
Fonte: ENGEL, H. Sistemas Estruturais. Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p. 279.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em pórtico, pode-se afirmar que as estruturas em pórtico resistem melhor a esforços horizontais do que as vigas biapoiadas, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a absorção de esforços horizontais em pórticos é feita de maneira igualitária entre vigas e pilares, graças à rigidez de suas conexões.
Resposta correta
2. PERGUNTA 2
Leia o trecho a seguir:
“As modernas pontes em arco são, com frequência, construídas com concreto armado derramado no próprio local ou com grandes blocos [...] pré-fabricados no chão e erguidos até o topo do cimbre, onde suas barras de reforço são soldadas e os blocos são colados uns aos outros com uma forte argamassa de cimento”.
Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015, p. 161.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em arco, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Arcos biengastados são usualmente construídos em concreto devido à magnitude de suas proporções.
II. ( ) Arcos triarticulados permitem a fixação de arcos de concreto armado sem permitir o giro em suas bases.
III. ( ) As estruturas em arcos de madeira laminada possuem desempenho superior aos outros materiais em termos de vãos livres. 
IV. ( ) Estruturas de arcos triarticulados são vantajosas em locais de canteiros pequenos, permitindo seu transporte particionado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V.
Resposta correta
3. PERGUNTA 3
Analise a tabela a seguir:
imgfinal(2).png
Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000, p. 174-175. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em pórtico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pórticos estruturados em aço são estruturalmente mais eficientes que variantes executadas em concreto armado e madeira laminada.
Porque:
II. Pórticos estruturados em aço conseguem atingir vãos da ordem de 90 metros, enquanto pórticos estruturados em madeira e concreto armado param em vãos de 36 metros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
4. PERGUNTA 4
Leia o trecho a seguir:
“O edifício [MAM – RJ] é sustentado por quatorze pórticos em concreto armado aparente, posicionados a dez metros de distância entre si e formados por uma viga superior, dois pilares principais inclinados ao exterior e dois pilares menores inclinados ao interior que foram um V com os primeiros [...]”.
Fonte: MIGILIANI, A. Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy. ArchDailly Brasil, out. 2018. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/758700/classicos-da-arquitetura-museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro-affonso-eduardo-reidy>. Acesso em: 20 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em pórtico, pode-se afirmar que a execução de grandes pórticos em concreto armado como os do MAM é facilitada, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a concretagem em estruturas de concreto armado naturalmente configura uma ligação rígida entre pilares e vigas.
Resposta correta
5. PERGUNTA 5
Leia o excerto a seguir:
“No aço, o uso de solda também simplifica bastante a execução de nos rígidos. Ligações com parafusos, apesar de possíveis, são mais complexas. […] No caso da madeira, a execução de nós rígidos só é possível por meio de chapas metálicas e parafusos, sendo pois mais trabalhosa do que com outros materiais”.
Fonte: REBELLO, Y. C. P. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000, p. 171.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em pórtico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O concreto armado constitui o material mais proveitoso para a elaboração de estruturas em pórtico, viabilizando vãos livres da ordem de 120 metros. 
Porque:
II. As dificuldades na elaboração de nós rígidos em estruturas de pórtico metálicas e de madeira laminada limita seus vãos a 20 metros. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
6. PERGUNTA 6
Leia o excerto a seguir:
“Galeria aberta de um dos lados, ou passadiço coberto, que ostenta uma colunata […] Daí, no linguajar técnico contemporâneo, o emprego da palavra para designar o elemento estrutural […] composto de dois elementos trabalhando a compressão que sustentam um terceiro, que trabalha a flexão vencendo um vão”.
Fonte: PÓRTICO. In: CORONA, E.; LEMOS, C. A. C. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Edart, 1972, p. 386. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em pórtico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A estruturação de edificações em pórticos é relegada à Antiguidade e Idade Média. 
II. ( ) A estruturação em pórticos de madeira laminada viabiliza vãos livres maiores que equivalentes em outros materiais construtivos. 
III. ( ) A execução de ligações rígidas em pórticos metálicos é trabalhosa e demanda extensos detalhes construtivos. 
IV. ( ) A estruturação de pórticos está presente em ícones da arquitetura moderna brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V.
Resposta correta
7. PERGUNTA 7
Analise a tabela a seguir:
fk.png
Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000, p. 96 - 97. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em arco, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Arcos estruturados em aço treliçado asseguram vãos livres equivalentes aos arcos em madeira laminada, mas com menor necessidade de altura de flecha.
Porque:
II. O aço apresenta melhores índices de resistência mecânica a flexão que a madeira laminada.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
8. PERGUNTA 8
Leia o trecho a seguir:
“A forma ótima de arco submetido ao peso próprio é o arco funicular (linha de empuxo). O arco funicular é a catenária invertida. As forças agindo nos suportes da estrutura de empuxo combinam-se com as forças da rede de suspensão. Isto é, a força do arco e o empuxo horizontal são inversamente proporcionais a elevação do arco”.
Fonte: ENGEL, H. Sistemas Estruturais. Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p. 120.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em arco, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Estruturas em arco triarticulados absorvem os empuxos através de ligações rígidas em sua base.
II. ( ) Estruturas de arcos de catenária são submetidos predominantemente a esforços de compressão simples.
III. ( ) Estruturas de arcos biarticulados possuem maior liberdade de movimento em relação a outras variações tipológicas. 
IV. ( ) Estruturas de arcos atendem ao empuxo por meio de pilares robustos em sua base ou tirantes associados a pilares mais esbeltos.
Agora, assinale
Página12