Buscar

EXAME ED VIII

Prévia do material em texto

NOTA 7/10
PERGUNTA 1
1. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é considerado, até os dias atuais, uma das maiores organizações não governamentais humanitárias. Isso se dá por sua extensa experiência em campos de batalha, na condução de assistência médico-hospitalar e demais auxílios aos envolvidos nos combates, bem como por sua marcante atuação diplomática nos principais foros dedicados à segurança internacional. Entre as alternativas, aponte aquela que apresenta a informação correta sobre o seu surgimento, estrutura e principais objetivos.
	
	a.
	A Cruz Vermelha foi criada logo após as Guerras Napoleônicas, na França, tendo como objetivo central a assistência médica somente aos soldados franceses feridos em combate.
	
	b.
	A Cruz Vermelha foi criada na Guerra da Crimeia pela enfermeira Florence Nightingale, que determinou a conformação de sua estrutura de ONG humanitária para assistência a todos os soldados feridos em combate.
	
	c.
	A Cruz Vermelha foi criada durante as guerras de unificação da Itália por um grupo de empresários impressionados com a violência do conflito entre cidadãos de um mesmo país.
	
	d.
	A Cruz Vermelha foi criada pelo filantropo Henri Dunant após a Batalha de Solferido, conflito em que a primeira experiência de um hospital de campanha foi montado para assistir todos os feridos em combate.
	
	e.
	A Cruz Vermelha foi criada durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de diminuir o grande número de mortos e feridos nos combates, conformando-se, desde então, como uma ONG humanitária.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Em pleno século XIX, mesmo após o Iluminismo, a permanência e até mesmo aprofundamento das práticas de exploração colonial das nações europeias em territórios na África e na Ásia apresentam-se como pontos sensíveis de crítica ao nascimento dos Direitos Humanos. Sobre esse tema, analise as alternativas para apontar aquela que não explica essa incongruência dos Direitos Humanos.
	
	a.
	O descompasso entre os Direitos Humanos na Europa e o colonialismo existiu em razão da exploração de populações classificadas como inferiores.
	
	b.
	A incongruência do nascimento dos Direitos Humanos na Europa com a prática colonial se deu pela normalização do racismo.
	
	c.
	A circunscrição europeia dos Direitos Humanos nesse período interpôs mais um elemento visando reforçar a ideia de que os povos colonizados eram atrasados.
	
	d.
	A emergência dos Direitos Humanos na Europa do séc. XIX teve como propósito a submissão utilitária dos “civilizados” cidadãos europeus como novos sujeitos.
	
	e.
	A não transferência das bases jurídicas dos Direitos Humanos aos povos colonizados se deu em razão de tais populações serem incivilizadas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. “Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.
 
O trecho em destaque refere-se a um artigo de um importante documento internacional sobre Direitos Humanos. A partir da leitura e de uma reflexão sobre o seu argumento, aponte, entre as alternativas, aquela que indica o documento ao qual pertence o trecho.
	
	a.
	Pacto de San Jose da Costa Rica sobre Direitos Humanos (1969).
	
	b.
	Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966).
	
	c.
	Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966).
	
	d.
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
	
	e.
	Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789).
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A proibição do uso de certos armamentos durante os combates foi uma das primeiras normativas a serem regulamentadas pelo Direito Internacional Humanitário (DIH). Ao examinar as alternativas a seguir, indique aquela que aponta corretamente o tratado em que tal normativa foi inscrita, bem como sua principal regulamentação.
	
	a.
	Convenção de Genebra (1864), proibição da dinamite.
	
	b.
	Convenção da Paz de Haia (1899), proibição do fuzil.
	
	c.
	Convenção da Paz de Haia (1899), proibição de armas de lança-chamas.
	
	d.
	Declaração de São Petersburgo (1868), proibição de armas de lança-chamas.
	
	e.
	Declaração de São Petersburgo (1868), proibição do uso de fuzil.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Entre os efeitos políticos do Iluminismo que ajudaram a emergência dos Direitos Humanos, as revoluções, manifestações e movimentos sociais certamente podem ser destacados como eventos de grande importância. Entre finais do século XVIII e do século XIX há, contudo, um desses eventos que podemos indicar como de importância decisiva para a emergência dos Direitos Humanos. Entre as alternativas, aponte aquela que indica qual é esse evento.
	
	a.
	Revolução Industrial no século XVIII.
	
	b.
	Revolução Francesa (1789-1799).
	
	c.
	Restauração Monárquica do Congresso de Viena (1815).
	
	d.
	Primavera dos Povos (1848-1849).
	
	e.
	Comuna de Paris (1871).
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. 
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)
Fonte: https://br.ambafrance.org/A-Declaracao-dos-Direitos-do-Homem-e-do-Cidadao
 
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é o primeiro e principal marco da inscrição jurídica dos Direitos Humanos. Foi a partir de seus dispositivos que se tornou possível a progressiva aceitação e disseminação desse ramo do direito que concedeu dignidade aos Homens. Sobre os seus principais artigos, analise as afirmações, julgando-as verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
I- O artigo primeiro da Declaração determina que os Homens nascem e permanecem livres e iguais perante a lei.
II- O artigo segundo da Declaração indica que a finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais dos Homens.
III- O artigo 17º da Declaração determina que a propriedade privada é um direito inviolável dos Homens.
	
	a.
	Apenas a I é correta.
	
	b.
	Apenas I e II são corretas.
	
	c.
	Apenas I e III são corretas.
	
	d.
	Apenas II e III são corretas.
	
	e.
	Todas são corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Os Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário (DIH) passam por dilemas contemporâneos em razão das contradições que eles explicitaram ao longo dos anos. Diante desse contexto, algumas abordagens teórico-políticas buscam reformar, redimensionar ou ressignificar o conceito. Sobre elas, analise as alternativas e indique a incorreta.
	
	a.
	Abordagens normativas defensoras do DIH e dos Direitos Humanos indicam a necessidade de profunda alteração em seus escopos, visando abordar, por exemplo, as desigualdades econômicas.
	
	b.
	Algumas abordagens mais favoráveis aos Direitos Humanos e ao DIH buscam cada vez mais conectá-los por meio da categoria de segurança humana.
	
	c.
	Abordagens críticas apontam a vinculação dos dois conceitos aos valores burgueses e, desse modo, a necessidade de abandono de suas principais diretrizes.
	
	d.
	Abordagens críticas apontam a necessidade de os Direitos Humanos e do DIH serem operacionalizados como luta social contra as desigualdades.
	
	e.
	Algumas abordagens políticas radicais apontam a necessidade de os Direitos Humanos e do DIH serem utilizados apenas estrategicamente como, por exemplo, em lutas políticas por conquistas de direitos de minorias.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. 
Theobald Reinhold von Oër − A corte de musas de Weimar
Fonte: https://wsimag.com/pt/cultura/20469-o-homem-como-centro-do-mundo
 
Como retratado na obra de Theobald von Oër, foi a partir do movimento Iluminista, ocorrido na Europa do século XVIII, que as bases dos Direitos Humanos também foram elaboradas. Sobre as principais diretrizes provenientes do Iluminismo, avalie as afirmações a seguir em falsas ou verdadeiras para, em seguida, apontar a alternativa correta.
 
I- O Iluminismo pregou o desenvolvimento da razão humana, que permitiria ao Homem alcançar o entendimento sobre si mesmo e seus semelhantes.
II- O movimento Iluminista questionou os valoresdivinos para defender, por meio da fixação do antropocentrismo, os valores humanos.
III- O Iluminismo colocou na ordem do dia a afirmação do individualismo, que daria a possibilidade de cada homem alcançar a liberdade.
	
	a.
	Todas são corretas.
	
	b.
	Apenas a II é correta.
	
	c.
	I e II são corretas.
	
	d.
	I e III são corretas.
	
	e.
	II e III são corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sobre a Primeira Convenção de Genebra, acordada em 1864 por 12 nações europeias e marco do nascimento do Direito Internacional Humanitário (DIH), avalie as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
I- Regulamentou a neutralidade da Cruz Vermelha no atendimento a feridos em combates.
II- Permitiu a construção de hospitais de campanha para a assistência médica a feridos nas guerras europeias.
III- Foi promovida e patrocinada pelo Governo Suíço e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
	
	a.
	Todas são corretas.
	
	b.
	Apenas I e II são corretas.
	
	c.
	Apenas I e III são corretas.
	
	d.
	Apenas a I é correta.
	
	e.
	Apenas a II é correta.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Sobre a Batalha de Solferino, evento conhecido como a procedência direta do nascimento do Direito Internacional Humanitário (DIH), analise as afirmações para, em seguida, apontar a alternativa correta.
 
I- Foi uma das guerras de unificação da Itália, presenciada por Henri Dunant (fundador da Cruz Vermelha) que, impressionado com a violência do conflito, organizou hospitais de campanha para assistir os feridos.
II- Foi uma guerra ocorrida na Europa em meados do século XIX, na qual a violência dos conflitos bélicos ficou patente pois, embora considerado um pequeno conflito, foi de extrema brutalidade e mortalidade.
III- Foi um conflito ocorrido nas vésperas da Primeira Guerra Mundial e que ficou marcado na história porque as partes beligerantes fizeram um acordo permitindo a assistência aos feridos de ambos os lados.
	
	a.
	Apenas a II é correta.
	
	b.
	I e II são corretas.
	
	c.
	I e III são corretas.
	
	d.
	II e III são corretas.
	
	e.
	Apenas a I é correta

Continue navegando