Buscar

Acido sulfurico (Recuperacao Automatica)

Prévia do material em texto

Àcido sulfúrico 
O ácido sulfúrico é um ácido  forte e corrosivo, também chamado ácido de bateria ou óleo de vitriolo. É uma das substâncias mais usadas pela indústria e por isso é utilizado como indicador de potência industrial de um país.
Características:
São um ambiente de ácido sulfúrico que e um liquido com a temperadura de funsão. 10,38 °C e temperatura de ebulição igual a 337 °C, viscoso, incolor, inodoro e corrosivo. Sua densidade é de 1,84 g/cm3 e é solúvel em solventes polares, sendo que com a água ocorre uma reação extremamente exotérmica. Por isso, um dos cuidados que devem ser tomados ao misturar-se ácido sulfúrico e água é o de sempre adicionar o ácido na água, e nunca o contrário, pois, assim, a liberação de calor é minimizada.
O ácido sulfúrico possui um grau de ionização alto (α = 61%), ou seja, é um ácido forte. Além disso, possui um elevado poder oxidante e desidratante, e por essa razão, é tão perigoso, pois pode chegar a carbonizar compostos orgânicos, como tecidos de organismos vivos.
Na natureza, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na forma diluída, por causa da sua alta solubilidade em água, na chuva ácida e em águas provenientes de fontes minerais que possuem sulfetos, como o sulfeto de ferro.
Para que serve?
E uma substância muito produzida e utilizada pelas indústrias, e por isso o seu consumo é tido como indicativo da potência industrial de um país. Uma de suas mais conhecidas aplicações é como solução de baterias usadas em automóveis. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.	Comment by Jose Antonio: 
O ácido sulfúrico também é utilizado como catalisador em diversos processos químicos, como na fabricação do nylon e do carbono sólido.
Os Perigos:
O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.
Os vapores liberados pelo ácido sulfúrico também são bastante prejudiciais, principalmente grandes quantidades,provocando irritação dos olhos e das vias respiratórias.
Por esses motivos, deve-se tomar muito cuidado ao manipular ácido sulfúrico e armazená-lo de forma correta: em recipiente de vidro (uma vez que, dependendo da concentração do ácido, ele pode derreter o plástico) e com a devida rotulação da sua concentração.
DESCARTE:
corrosivo que prejudica as plantas e animais que entram em contato com ele. O ácido sulfúrico é o maior volume de produtos químicos industriais do mundo, de acordo com a da Austrália Departamento de Sustentabilidade. ácido sulfúrico se mistura com água , e isso causa problemas para o meio ambiente , uma vez que mata a vida da planta. A ingestão de águas por resultados vida selvagem na doença e às vezes morte. O ácido normalmente começa na água por causa da eliminação inadequada, mas também pode ser transportado por via aérea a partir de fábricas. Este ácido sulfúrico no ar pode ser inalado por animais e seres humanos, e que pode levar a chuva ácida , se tomado por nuvens de chuva.Contacto com a pele. 
	
	 UFCG
CAPUMS POMAL
 PRODUTO QUIMICO
	
	Produto principal: 
	
	
	
	Produtos secundários : 
	
	Usuario:
	
	Data :
FISPQ:
· Substância corrosiva.
· Pode levar a inflamabilidade com outros combustíveis.
· Risco de câncer dependendo do tempo e grau de exposição.
· Pode ser nocivo se ingerido.
· Causa queimadura severa a pele e dano aos olhos.
· Causa danos oculares graves.
· Fatal se inalado.
· Causa dano ao sistema respiratório através da exposição repetida ou prolongada.
· Perigoso para a vida aquática.
PRIMEIROS SOCORROS
· Contato com os Olhos:
Lavar imediatamente os olhos com grande quantidade de água, inclusive sob as pálpebras até a chegada de socorro. Remova lentes de contato, se for o caso, com auxílio médico.
Contato com a Pele:
Colocar o acidentado vestido e calçado sob água do chuveiro de emergência. Remover roupas e calçados sob o fluxo de água. Manter o acidentado sob o chuveiro até a chagada do socorro. É de extrema importância a rápida remoção do material do corpo. Não neutralizar o ácido com solução alcalina.
Inalação:
Remova a vítima para local arejado e mantenha-a em repouso. Monitore a função respiratória. Se a vítima estiver respirando com dificuldade ou em parada assegure que as vias respiratórias estejam desobstruídas e aplique a ressuscitarão, por uma pessoa treinada. Procure atenção médica.
Inalação:
Lave a boca da vítima com água ou leite em abundância. Não induza ao vômito. Se ocorrer espontaneamente, e a vítima estiver deitada, mantenha a pessoa deitada, em posição lateral sobre o lado esquerdo, com o cuidado de apoiar a cabeça. Não ofereça nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Procure atenção médica.
Instruções Especiais para primeiros socorros:
Ao procurar um médico, tenha sempre em mãos a FISPQ Ácido Sulfúrico.
CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
Medidas de controle de engenharia:Para reduzir a possibilidade de risco potencial à saúde, assegure ventilação diluidora suficiente ou existência de exaustão no local para controlar a concentração ambiente a níveis baixos.Chuveiro de emergência e lava-olhos: É indispensável à existência destes dispositivos nas áreas de manuseio de Ácido Sulfúrico. Manter esses equipamentos sempre testados e em condição de uso. Assegurar que sejam alimentados por água fresca e potável.
Proteção para os Olhos e Face:Óculos de segurança ampla visão ou protetor facial (se o trabalho for direto nas linhas de operação).
Proteção para as Mãos:Luvas de borracha natural (látex) ou nitrílica resistentes a ácidos para solução borracha butílica resistentes a ácidos para soluções concentradas.
Proteção para a Pele e corpo:Roupa especial antiácida (PVC); botas de PVC (soluções concentradas) ou de borracha natural (soluções diluídas).
Proteção Respiratória:Para média exposição, recomenda-se a utilização de respirador com filtro para vapores orgânicos. Nos casos de alta exposição, utilize respirador do tipo autônomo (SCBA) com suprimento de ar, de peça facial inteira, operado em modo de pressão positiva.
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
 • Manuseio Medidas técnicas apropriadas: Manuseie de acordo com a boa higiene industrial e prática de segurança. Previna danos físicos aos tanques, tubulações, etc... - Prevenção da exposição do trabalhador: Submeta todo sistema a um controle periódico de manutenção. Mantenha a equipe permanentemente treinada. - Prevenção de incêndio e explosão: Manter o produto longe de fontes de ignição, pois pode haver a formação de gás tóxico, corrosivo e explosivo.
Controlada por policia federal\policia civil:
Diante do risco de desvio de uso de alguns produtos químicos, a Polícia Federal, o Ministério do Exército e a Polícia Civil passaram a controlar a utilização, a comercialização e a armazenagem de alguns desses produtos.
TABELA: 
Código de conduta de recebimento do produto ácido sulfúrico:
Nome do produto (nome comercial): Ácido Sulfúrico Comercial 
Código interno de identificação do produto: 32, 997, 7757 e 7758
 
PERIGOS RISCOS 
Causar danos no pulmões 
Retirar a roupa contaminada 
Danos aos pulmões Enxágue a pele com água 
Grande queimaduras Lave a roupa contaminada

Continue navegando