Buscar

Desafio - Conceitos Fundamentais da Eletrostática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos Fundamentais da Eletrostática
RF
A carga elétrica é uma propriedade fundamental que compõe todos os materiais. A carga elétrica pode gerar forças em outros corpos, carregados eletricamente ou não.
A principal interação entre as cargas é a lei de atração e repulsão. Cargas de mesmo sinal tendem a se repelir mutuamente, e cargas de sinais opostos tendem a se atrair, também de forma mútua.
Explique o principio físico por trás desse truque. Você deve detalhar o processo de eletrização, indicar os sinais das cargas nos corpos envolvidos (baseando-se na série triboelétrica, que pode ser acessada em (www.infoescola.com/eletrostatica/serie-triboeletrica/) e abordar por que os papéis são “puxados” até a bexiga.
Atenção: quando os papéis encostam na bexiga eletrizada, eles se repelem e caem de volta ao pote. Descreva o que ocorre nessa situação e cite outro exemplo de eletrização, como o mencionado, que acontece em nosso cotidiano.
Padrão de resposta esperado
Quando atritamos uma bexiga de festa em um casaco de lã, realizamos uma eletrização por atrito, ou seja, os corpos que antes estavam eletricamente neutros agora estarão carregados.
Observando a série triboelétrica, é possível identificar que o casaco de lã ficará carregado positivamente; sendo assim, ele doa elétrons à bexiga, que ficará carregada negativamente. Pela lei de atração e repulsão, quando temos um corpo eletrizado e um corpo neutro, e os dois estão suficientemente próximos para haver uma força significativa, ocorre a atração.
Portanto, para solucionar o desafio, você eletrizou a bexiga negativamente e então utilizou essa carga para atrair os papéis que estavam neutros. Quando os papéis são atraídos, a força elétrica de atração supera a força peso, fazendo com que os papéis se movimentem em direção à bexiga. Ao entrar em contato com a bexiga, os papéis se repelem; isso se deve ao fato de ocorrer uma eletrização por contato. Nessa eletrização, o corpo neutro adquire uma carga de mesmo sinal que a do objeto eletrizado.
Relembrando o princípio de atração e repulsão das cargas, corpos com cargas de mesmo sinal se repelem, justificando a repulsão dos papéis após o contato com a bexiga.
Um exemplo de eletrização por atrito que podemos observar no cotidiano são crianças brincando no escorregador. Se você já encostou em uma criança enquanto ela brincava de escorregar, possivelmente sentiu um choque; isso se deve ao fato de o corpo humano atritar-se com o material do escorregador e eletrizar os objetos. Sendo assim, o corpo que estava eletricamente neutro adquire carga elétrica e, ao entrar em contato com outro corpo neutro, transferirá uma parte dessa carga, caracterizando um choque elétrico.
Este é outro exemplo de eletrização por atrito que você pode fazer em casa: pegue uma caneta (de preferência uma hexagonal), pressione-a contra uma parede reta, arraste-a rapidamente e depois solte. A caneta ficará presa na parede. A explicação física é que a caneta e a parede se eletrizam por atrito e, com isso, ambas ficam carregadas com cargas de sinais opostos, sofrendo atração mútua, o que mantém a caneta presa à parede.

Continue navegando