Buscar

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS (RURAL)

Prévia do material em texto

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS (RURAL)
1- A erosão
Ocorre devido à substituição extensiva da vegetação natural por culturas, o que acelera os processos erosivos, que ultrapassam largamente o ritmo de reposição pelo intemperismo. As vertentes de morros e montanhas em regiões tropicais são extremamente vulneráveis à essa ameaça, pois as águas de enxurradas transportam livremente o horizonte superficial dos solos.
· Causas
· O desmatamento desordenado 
· As queimadas
· A desertificação
· A prática de agriculturas com técnicas rudimentares 
· Os deslizamentos provocados por aberturas de estradas e construções em geral.
2- A desertificação:
A desertificação consiste num conjunto de mudanças ecológicas regressivas, que terminam por reduzir a capacidade de sustentação e a produtividade da terra. A desertificação é deflagrada pela combinação de secas prolongadas, com a retirada da vegetação, e o pastoreio excessivo.
IPC.: Não confunda desertificação com desertização, que é um processo natural de formação de desertos. Trata-se de um fenômeno muito lento, independente de qualquer ação humana.
Resumindo temos:
· Causas da desertificação 
· Uso intensivo do solo para a agricultura
· Fragilidade do ecossistema
· Desmatamento 
· Pecuária extensiva
· Técnicas não apropriadas de irrigação e cultivo
· Implicações
· Problemas sociais: fome, destruição, analfabetismo, diminuição da renda e do consumo.
· Migrações de habitantes de áreas secas: pobreza urbana, desestruturação familiar, desemprego...
· Destruição da biodiversidade
· Erosão dos solos
· Redução dos recursos hídricos
· Redução de áreas cultiváveis 
3- O aumento da degradação do solo devido a irrigação: 
A degradação do solo é causa também pela irrigação descontrolada, associada a uma insuficiente drenagem do terreno. Cerca de 35% da produção global de alimentos é realizadas em lavouras irrigadas, que cobrem menos de 20% das terras de culturas. A água utilizada atinge camadas profundas do solo, dissolvendo sais e trazendo-os à superfície. Com a evaporação, ocorre a salinização do horizonte superficial, que pode destruir as raízes e matar a vegetação. A salinização causada pela escassa drenagem de terras irrigadas atinge globalmente cerca de 400 mil quilômetros quadrados ou algo como a área da China.
4- Aumento do desmatamento:
Isso ocorre de forma mais grave no caso da agricultura moderna, pois as árvores atrapalham a ação dos tratores e demais maquinas agrícolas. Além de promover o extermínio da fauna, que dependia da vegetação natural, esse desmatamento deixa os próprios trabalhadores e o gado sem sombras onde possam abrigar-se do sol quente nos dias de verão.
IPC.: Os países mais atingidos pelos desmatamento estão localizados na faixa tropical do globo: Brasil, Equador, Colômbia, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Gana e Nigéria.
· Causas principais
· Utilização dos terrenos para a agricultura
· Exploração de recursos minerais
· Extração da madeira
· Construção de hidrelétricas
· Impactos
· Extinção e redução da biodiversidade (espécies animais e vegetais)
· Desterritorialização 
· Erosão e empobrecimento dos solos
· Assoreamento do leito dos rios
· Desertificação
· Aumento de CO2 na atmosfera, provocado pelas queimadas 
· Alterações climáticas
· Consequencias do desmatamento na Amazônia 
· Expulsão dos povos da floresta
· Extinção de certas espécies animais (como o jacaré, o tracajá e inúmeros peixes) e vegetais (como o mongo e o pau-rosa) __________________
· _____ de partes da mata e expulsão e populações ribeirinhas devido à construção de hidrelétricas que formam grandes represas (TUCURUI) 
· Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera, devido a grande número de queimadas (efeito estufa)
· Empobrecimento dos solos pela exposição direta á erosão pluvial (_____ de solo).
5- Os agrotóxicos 
O uso intenso de agrotóxicos na agricultura e pecuária, para combater pragas que reduzem as colheitas ou a produtividade do gado (em carne, leite ou couro), as consequências negativas. Esses produtos químicos ___ eficazmente durante algum tempo, mas acabam por multiplicar as pragas a longo prazo. Isso também por que ___ eliminam certos microorganismos benéficos às plantas __ serem inimigos naturais das pragas. Com o tempo os insertos e ouras espécies-pragas nocivos ao cultivo ou ao ___ acabam passando por um processo de seleção natural com a expansão das variedades que sofreram variações genéticas e adquirem imunidade em relação ao produto químico utilizado. Esse fato torna-se mais grave ainda nas áreas de climas quentes, equatoriais ou tropicais, porque o forte calor e a umidade elevada favorecem a proliferação de insetos e microorganismos. Para combater essas pragas são utilizados outro agrotóxicos só que em maior quantidade, mas o que acontece na prática é a repetição do ciclo descrito. Como conseqüência há uma contaminação dos alimentos produzidos pela agropecuária: as verduras, as ___, os cereais e até o leite começam a apresentar resíduos de inseticidas e outros produtos químicos nocivos à saúde (mercúrio, fosfatos). Também a carne bovina ou de frango contém, muitas das vezes, resíduos de hormônios e outros remédios fornecidos ao gado para que eles cresça mais rapidamente e não contraia doenças.
6- A utilização do mercúrio:
O derrame de mercúrio nos rios, Lagos e marés é uma das formas de poluição dos recursos hídricos, atinge de maneira expressiva a cadeia alimentar, visto que a concentração desse metal nos rios contamina a cadeia alimentar bioacumulando-se nos animais e nos seres humanos.

Continue navegando