Buscar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM AGRONOMIA III (2021PER3) (1) pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Há Dentro de Nós um Poço Há dentro de nós um poço. No fundo dele é que estamos, porque está o que é mais nós, o que nos individualiza, a fonte do que nos enriquece no em que somos humanos. E a vida exterior, o assalto do que nos rodeia, o que visa é esse íntimo de nós para o ocupar, o preencher, o esvaziar do que nos pertence e nos faz ser homens. Jamais como hoje esse assalto foi tão violento, jamais como hoje fomos invadidos do que não é nós. É lá nesse fundo que se gera a espiritualidade, a gravidade do sermos, o encantamento da arte. E a nossa luta é terrível, para nos defendermos no último recesso da nossa intimidade. Porque tudo nos expulsa de lá Quando essa intimidade for preenchida pelo exterior, quando a materialidade se nos for depositando dentro, o homem definitivamente terá em nós morrido. Já há exemplos disso. Um dos mais perfeitos chama-se robot. É invencível pensarmos o que será o homem amanhã. E nenhuma outra imagem se nos impõe com mais força. Mas o que desse visionar mais nos enriquece a alma é que o homem então será possivelmente feliz. Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história. A única felicidade compatível com a grandeza é a que já não tem esse nome, mesmo que o tenha. Chamemos-lhe apenas compreensão ou aceitação. Vergílio Ferreira, in ‘Conta-Corrente IV’ “Há Dentro de Nós um Poço” Disponível em: http://www.citador.pt/pensar. php?op=10&refid=200801100730&author=335&theme=451 . Acessado em: 22 de maio de 2021. Após assistir o vídeo e ler o poema, responda: qual é a importância do autoconhecimento? No poema “Há dentro de nós um poço” o autor afirma, “Ser Homem não é ter felicidade, mas ser humano”. O que você compreende com essa afirmação? Suas respostas devem ter no máximo 15 linhas.
RESPOSTA:
O autoconhecimento é o primeiro passo para nós compreenderemos e descobrirmos a nossas suas habilidades e competências para termos a preparação ao mercado de trabalho. 
O quão é tão fundamental o autoconhecimento, voltamos na história. Sócrates (479-399 a.C), um dos mais importantes filósofos gregos, adotou como base de seus pensamentos a frase que podia ser lida na entrada do Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates acreditava que somente o autoconhecimento poderia promover a evolução do homem. Quando conhecemos nossos pontos fortes, fracos, nossas emoções e preferências, entre outros, sabemos como agir e no que buscar melhorar. 
No poema “Há dentro de nós um poço” O autor quer nos mostrar que Ser homem é além do humano, ser homem não dá certo, ser homem tem sido constrangimento. O desconhecido nos aguarda, mas sinto que esse desconhecido é uma totalização e será a verdadeira humanização pela qual ansiamos. Estou falando da morte? não, da vida. Não é um estado de felicidade, é um estado de contato. E que mesmo estando no fundo do poço, não podemos nos entregar, deixar de viver e aproveitar as coisas boas que a vida possui. É que devemos tentar de todas as maneiras sair "do fundo do poço ".

Continue navegando