Buscar

Hereditariedade

Prévia do material em texto

Arial;;;;;;Hereditariedade
De 1858 a 1866, o monge austríaco Gregor Mendel realizou pesquisas sobre a hereditariedade em ervilhas da espécie Pisum sativum no jardim do mosteiro na cidade de Brünn, na Áustria. No entanto, seu trabalho não recebeu a devida atenção e permaneceu praticamente ignorado pela comunidade científica.
O fato de Mendel ter analisado uma característica de cada vez, sem se preocupar com as demais, contribuiu para o sucesso de suas pesquisas.
Ele escolheu a ervilha da espécie Pisum sativum para realizar suas experiências.
As ervilhas VV e vv são puras ou homozigotas. A ervilha Vv é híbrida ou heterozigota. É fácil concluir que um indivíduo com fenótipo dominante para determinada característica pode ser homozigoto ou heterozigoto, mas, se tiver fenótipo recessivo, será obrigatoriamente homo- zigoto (o alelo recessivo só se manifesta em dose dupla).
O aparecimento de sementes verdes permitiu a Mendel concluir que o fator para a cor verde não tinha sido destruído, apenas não se manifestava na presença do fator para a cor amarela. Com base nisso, resolveu considerar dominante a característica “ervilha amarela” e recessiva a característica “ervilha verde”.
Mendel realizou a autofecundação de um desses indivíduos híbridos de semente amarela e analisou as plantas resultantes, ou seja, a segunda geração ou F2:aproximadamente 75% (3/4) de sementes amarelas e 25% (1/4) de sementes verdes, quer dizer, uma proporção média de 3 sementes amarelas para 1 verde (a proporção exata foi de 6 022 amarelas para 2 001 verdes, o que dá uma relação de 3,01 amarelas para 1 verde
Com ervilhas puras, Mendel fez um cruzamento usando a parte masculina de uma planta de semente amarela e a feminina de uma de semente verde. Esse primeiro cruzamento ocorre entre plantas chamadas atualmente de geração parental ou P. As plantas geradas por esse cruzamento são chamadas de primeira geração ou F1. No cruzamento realizado por Mendel, todas as ervilhas de F1 apresentavam sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, uma vez que descendiam de pais com características diferentes.
Em um dos seus experimentos, ele procurou cruzar plantas de sementes amarelas com plantas de sementes verdes.

Continue navegando