Buscar

PLANO 3 TERMO 3 BIMESTRE Características do discurso filosófico comparação com o discurso religioso (5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SUMARÉ
E.E. PROFESSOR ANTONIO ZANLUCHI
Rua Primavera Nº 450 - Pq. Do horto - Hortolândia - SP
CEP: 13.183-692 Fone: (019) 3897-1446/3819-1455
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
e917965a@educacao.sp.gov.br
	COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA
	NOME DO(A) ESTUDANTE:
	ANO: 3º SÉRIE: TERMO BIMESTRE:3º DATA:01/09/21
	PROFESSOR(A): CRISTINA COIMBRA
	TIPO DE AVALIAÇÃO: Somativa
	OBJETO DO CONHECIMENTO: Comparar o discurso filosofico ao religioso.
	CONTEÚDO: Características do discurso filosófico comparação com o discurso religioso.
	HABILIDADE(S): Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates. 
	
	
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO 
 
A indiferença em relação à democracia significa indiferença aos mecanismos que garantem a liberdade e a igualdade. Como seria sua vida se em sua família, em seu cotidiano escolar e em seu trabalho, você não tivesse direito de expressar e de reivindicar tratamento digno? Se não pudesse manifestar seu segmento religioso ou suas convicções políticas? Se fosse vetado de escolher o que fazer nos momentos de lazer? Pense sobre isso! 
A democracia representativa apresenta falhas e demandas para o seu aperfeiçoamento. Por isso, considere a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre essa forma de organização política, entender suas possibilidades e fragilidades e, principalmente, pense em como podemos aprimorar a organização democrática na sociedade brasileira contemporânea. 
Texto 1- Sermão da Sexagésima 
Este grande frutificar da palavra de Deus é o em que reparo hoje; e é uma dúvida ou admiração que me traz suspenso e confuso, depois que subo ao púlpito. Se a palavra de Deus é tão eficaz e tão poderosa, como vemos tão pouco fruto na palavra de Deus? (...). Se com cada cem sermões se convertera e emendara um homem, já o Mundo fora santo. Este argumento de fé, fundado na autoridade de Cristo, se aperta ainda mais na experiência, comparando os tempos passados com os presentes. Lede as histórias eclesiásticas, e achá-la-eis todas cheias de admiráveis efeitos da pregação da palavra de Deus. Tantos pecadores convertidos, tanta mudança de vida, tanta reformação de costumes (...) as mocidades e as gentilezas metendo-se pelos desertos e pelas covas; e hoje? – Nada disso. Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, em tatos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de deus? Esta, tão grande e importante dúvida, será matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir. 
VIEIRA, A. (Padre). Sermão da Sexagésima. In: Sermões Escolhidos, vol.02. Edameris. São Paulo, 1965. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro. Disponível em: http://www.culturatura.com.br/obras/Serm%C3%A3o%20 da%20Sexag%C3%A9sima.pdf. Acesso em: 11 dez.19. 
ATIVIDADE
1)QUAIS ELEMENTOS DO TEXTO INDICAM QUE O TEMA TRATADO TEM RELAÇÃO COM RELIGIÃO? 
2) SEGUNDO O TEXTO, OS POUCOS RESULTADOS (FRUTOS DA PALAVRA DE DEUS) NÃO SE DEVEM, NEM A CERTA FRAGILIDADE DO PODER DA PALAVRA, NEM À FALTA DE PREGADORES. ENTÃO, QUAL SERIA O PROBLEMA?

Continue navegando