Buscar

prova discursiva Ações culturais e sociais em Biblioteconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Prova41644113
Qtd. de Questões2
Nota9,00
1As bibliotecas têm um papel social muito importante na sociedade, pois são espaços para todos os públicos, de todas as idades. A função informacional pode e deve ser extrapolada para além das propostas cotidianas e homogeneizadas que, em geral, ocorrem nas bibliotecas, sendo possível desenvolver atividades sociais mais amplas, que busquem problematizar e atender a temas importantes, como, por exemplo, o combate ao preconceito e à discriminação. Disserte sobre as atividades práticas que podemos desenvolver em bibliotecas escolares e universitárias.
Resposta esperada
*Nas bibliotecas escolares, podem ser promovidas contações de histórias infantis *e concurso de pinturas e de criação de histórias. *Para bibliotecas universitárias, podem ser feitas exposições de livros e fotos temáticas. Em ambas podem ser feitas oficinas de abayomis, do uso de turbantes.
Minha resposta
O bibliotecário é um mediador da informação e leitura, e tem como uma das práticas mais comuns em bibliotecas escolares a Hora do conto. Podendo este ter conteúdo combinado com os professores sobre uma questão específica, ou para conscientizar sobre questões sociais e culturais sempre necessárias e importantes, tanto da perspectiva da própria escola, arredores, nacionais e internacionais. Já falando em práticas em bibliotecas universitárias, são diversas as maneiras de implementar uma atividade cultural. O que vemos freqüentemente são exposições de arte, galerias de fotos, painéis de poesias e algumas vezes sessões de filmes ou alguma peça de teatro. E nas bibliotecas escolares, podem ser promovidas as contações de histórias infantis, empréstimos de livros, maleta viajante, alunos destaques, concursos de pinturas e de criação de histórias. Para as bibliotecas universitárias, podem ser feitas exposições de livros e de fotos temáticas, em ambas podem ser feitas oficinas de abayomis, do uso de turbantes.
2Cada vez mais se espera que as bibliotecas sejam equipamentos culturais dinâmicos, sustentáveis e conectados às necessidades de suas comunidades. Mas o que significa ser sustentável? A sustentabilidade é um desafio que vem se apresentando à sociedade, pois propõe novos rumos de comportamento e estabelece novas bases de desenvolvimento em todos os contextos e setores. Observamos que a sustentabilidade compreende os requisitos ambientais, econômico, social e cultural, e a biblioteca, sendo um instrumento cultural, está diretamente envolvida nesse debate. Nesse sentido, surgiu o movimento "Biblioteca Verde". Explique em que consiste esse movimento e cite duas ações que podem ser realizadas.
Resposta esperada
*O Movimento Biblioteca Verde surgiu no início de 1990, no entanto só ganhou popularidade na biblioteconomia por volta de 2003. O Movimento Biblioteca Verde é composto de um número crescente de bibliotecários, bibliotecas, cidades, faculdades e campus universitários comprometidos com a transformação de bibliotecas, reduzindo o seu impacto ambiental no planeta. Entre as ações, podem ser indicadas: *Estabelecer um Comitê Verde envolvendo funcionários da biblioteca e comunidade. *Elaborar um plano de ação com os objetivos, metas, metodologia para implantação das ações e mudanças previstas ao longo de um determinado tempo. Esse plano deve levar em conta os recursos necessários. *Conscientizar a comunidade local a respeito dos benefícios que a biblioteca verde pode trazer. *Implantar no projeto arquitetônico de construção do edifício de uma nova biblioteca baseado nos critérios de sustentabilidade, de acordo com a ISO/TR 11219:2012, visando, se possível, à certificação ambiental LEED, ou AQUA. *Trabalhar hábitos e atitudes, procedimentos, projetos e ações nas bibliotecas existentes que não possuem recursos ou condições para reformas. *Aplicar a gestão ambiental no ambiente de trabalho com as aquisições ecológicas, quer sejam materiais de escritório, móveis, equipamentos ou produtos e ferramentas de limpeza. *Adotar a Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), levando-se em consideração o Manual de Compras Sustentáveis e a norma ISO 14001 para tomada de decisão na seleção de fornecedores. *Economizar recursos naturais, utilizar bem os recursos financeiros e preocupar-se com os demais materiais utilizados nos serviços da biblioteca, para reduzir a produção de lixo, mitigando o impacto que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente.
Minha resposta
É um movimento engajado com a redução do impacto ambiental no planeta, envolvendo os gestores, bibliotecários e demais funcionários, que para se tornar "verde" deve seguir quatro passos: plano de ação, projeto arquitetônico, serviços e educação ambiental. Como ações práticas, ressalto: 1 - Definir um Comitê Verde, que para tanto, é primordial a participação de funcionários da biblioteca e também da comunidade envolvida. 2 - Colocar em prática as regras dos 5 "R": Reduzir- a geração de lixo consumo de água e luz; Reutilize e aumente a vida dos produtos; recicle; transforme algo usado em algo novo; Respeite- o meio ambiente (ex. procure andar menos de carro) e responsabilize- evite o desperdício de alimentos, ou seja, O movimento da biblioteca verde surgiu no início de 1990, no entanto só ganhou popularidade na biblioteconomia por volta dos anos de 2003. O movimento biblioteca verde ele é composto de um número crescente de bibliotecários, bibliotecas, cidades, faculdades e campus universitários comprometidos com a transformação de bibliotecas, reduzindo o seu impacto ambiental no planeta. Entre as ações, podem ser indicadas: Estabelecer um comitê verde onde envolva funcionários da biblioteca e da comunidade. Elaborar um plano de ação com objetivos, metas e metodologia para a implantação das ações e mudanças previstas ao longo de um determinado tempo. Esse plano deve levar em conta os recursos necessários. Conscientizar a comunidade local a respeito dos benefícios em que a biblioteca verde pode trazer. Implantar no projeto arquitetônico de construção do edifício de uma nova biblioteca, baseado nos critérios de sustentabilidade, de acordo com a ISSO/TR11219:2012, visando se possível, à certificação ambiental LEED, ou AQUA. Trabalhar hábitos e atitudes, procedimentos, projetos e ações nas bibliotecas já existentes que não possuem recursos ou condições para reformas. Aplicar a gestão ambiental no ambiente de trabalho com as aquisições ecológicas quer sejam materiais de escritório como: móveis, equipamentos ou produtos e ferramentas de limpeza. Adotar a agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), levando em consideração o Manual de compras sustentáveis, e a normal ISO 14001, para a tomada de decisão na seleção de fornecedores. Economizar recursos naturais, utilizar bem os recursos financeiros e preocupar-se com os demais materiais de serviços utilizados no uso da biblioteca, para reduzir a produção de lixo, mitigando o impacto que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente.

Continue navegando