Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA LOGISTICA E COMERCIO INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

Curso: CST-LOGÍSTICA
	
	Disciplina:
	LOGÍSTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL 
	Semestre: 4º 
	ATIVIDADE DISCURSIVA
	Data: 13/10/2020 
	Discente:
	ESDRAS DE ARAÚJO 
BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS
Após inúmeras pesquisas, percebe-se nitidamente que para proteger a indústria nacional da internacional, alguns governos impuseram limites às importações e, por isso, a comunidade internacional criou regras para impedir a utilização de benefícios próprios, assim foram implantadas as barreiras tarifárias e não-tarifárias.
E o que são essas barreiras? As barreiras tarifárias estão relacionadas a taxas de importação e taxas diversas, instituindo no aumento das tarifas aduaneiras sobre os produtos importados. O maior intuito é dificultar a entrada de determinado produto no mercado, beneficiando o produtor interno e promovendo as exportações.
Como exemplo, é possível citar o imposto de importação e as taxas alfandegárias.
As Barreiras não tarifárias, também conhecidas como BNT's, são mecanismos e instrumentos de política econômica que influenciam o comércio internacional sem aplicação de tarifas. As quotas de importação e as barreiras técnicas são exemplos de BNT's.
Percebe-se como as barreiras não tarifárias podem ser bastante preocupantes ao comércio internacional, pois podem gerar impactos negativos na exportação de um produto, como aconteceu por exemplo com a carne brasileira, devido aos problemas encontrados com a “Operação Carne Fraca” da Polícia Federal em 2017, onde diversos países fizeram restrições à importação da carne.
É nítido observar, o quanto as barreiras tarifárias e não tarifárias afetam o comércio exterior. Os empecilhos que eles geram na importação e exportação, podem fazer com que alguns negócios não valham a pena. 
No entanto, é importante salientar, que nem sempre as barreiras comerciais são ilegais ou ilegítimas. O grande desafio, portanto, é identificar quando existe abuso em sua aplicação, ou quando há oportunidade de removê-las por meio de negociações.

Continue navegando