Buscar

Avaliação II - Individual Legislação e Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Legislação e Direito Ambiental (EAB08)
Avaliação II - Individual (Cod.:691466)
1) O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) tem a finalidade de assessorar, estudar e propor, ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. Com relação aos atos do Conama, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Resoluções. 
II- Moções. 
III- Recomendações. 
IV- Proposições. 
( ) Quando se tratar de manifestação acerca da implementação de políticas, programas públicos e normas com repercussão na área ambiental. 
( ) Quando se tratar de deliberação vinculada a diretrizes e normas técnicas, critérios e padrões relativos à proteção ambiental e ao uso sustentável dos recursos ambientais. 
( ) Quando se tratar de manifestação, de qualquer natureza, relacionada com a temática ambiental. 
( ) Quando se tratar de matéria ambiental a ser encaminhada ao Conselho de Governo ou às Comissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A) II - I - IV - II. 
B) III - II - I - IV. 
C) III - I - II – IV. X
D) II - III - IV – I.
2) Segundo o Artigo 225, da Constituição Federal do Brasil de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Sobre a responsabilidade do Poder Público, analise as sentenças a seguir:
I- Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
II- Promover a educação ambiental unicamente no nível básico do ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. 
III- Proteger a fauna e a flora exclusivamente silvestres, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. 
IV- Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 24 set. 2018.
A) As sentenças I e II estão corretas. 
B) As sentenças I e IV estão corretas. X
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
3) Deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a cinco anos.
Do que estamos falando? 
A) Licença Prévia (LP). X
B) Licença de Observação (LO). 
C) Licença de Instalação (LI).
D) Licença de Operação (LO
4) O órgão ambiental competente estabelecerá os prazos de validade de cada tipo de licença, especificando-os no respectivo documento, levando em consideração alguns aspectos. Diante do exposto, qual o prazo máximo que poderá ser concedido a uma Licença de Operação (LO)?
A) Quatro anos. 
B) Seis anos. 
C) Dez anos. X
D) Oito anos. 
5) O Sisnama é, de direito e de fato, uma estrutura político-administrativa oficial, governamental, ainda que aberta à participação de instituições não governamentais e da sociedade, através dos canais competentes. Considerando integrantes do Sisnama, assinale a alternativa CORRETA:
A) Polícia Militar, Civil e Federal, atuando como órgãos licenciadores. 
B) Conselho de Governo, atuando na formulação da política nacional e diretrizes para os recursos ambientais. X
C) Prefeituras municipais, realizando a fiscalização do licenciamento ambiental.
D) Ministério da Casa Civil, que elabora e controla as políticas ambientais vigentes.
6) Para licenciamento de atividades que representam grande potencial de degradação ambiental, deve haver tratamento especial. O que deve ser realizado previamente?
A) Relatório de Impacto Ambiental. 
B) Levantamento Florestal. 
C) Licenciamento de Operação.
D) Estudo de Impacto Ambiental. X
7) O Ministério do Meio Ambiente (MMA), possui algumas diretrizes e algumas atribuições específicas. Baseado nessas atribuições, analise as sentenças a seguir: I- Áreas vinculadas ao setor ecológico-econômico. II- Separação do meio ambiente e produção. III- Projetos ambientais para a Amazônia Legal.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas. 
B) Somente a sentença I está correta. 
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas. X
8) O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) foi criado pela Lei n. 6.938/81. Ele é composto por vários órgãos, que são responsáveis pela proteção, manutenção e melhoria da qualidade ambiental no Brasil. Sobre os órgãos que fazem parte do SISNAMA, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 2 out. 2019.
A) Órgão superior - Conselho de Governo. X
B) Órgão de manutenção - Secretaria do Meio Ambiente. 
C) Órgão de Assessoramento - Secretaria Municipal Ambiental.
D) Órgão Administrativo - Governo dos Estados.
9) A implantação de qualquer atividade ou obra efetiva ou potencialmente poluidora, que de alguma forma causa alteração lesiva ao meio ambiente, está condicionada a uma avaliação prévia para que se possa exigir do empreendedor as medidas necessárias para se alterar ou compensar os efeitos negativos de sua operação. Ressalta-se que há diversas espécies de impactos ambientais, alguns de grandes outros de baixo impacto, ao que, em decorrência disto, há normas ambientais diversas para diferentes tipos de atividade. Com relação aos impactos ambientais, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Poder Público deve pedir a realização de estudo e/ou avaliação de impacto ambiental no processo de licenciamento ambiental somente se o empreendimento mostrar alto poder de degradação. 
B) Para licenciamento de atividades que representam grande potencial de degradação ambiental, deve ser realizado, previamente, um EIA/RIMA, ou seja, um Estudo de Impacto Ambiental e um Relatório de Impacto do Meio Ambiente. 
C) Cabe ao Governo providenciar a realização do Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento, oferecendo uma listagem de profissionais qualificados, que deverão contar com inscrição do Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, administrado pelo IBAMA.
D) Quando se trata de um empreendimento de pouco impacto, exige-se apenas uma avaliação de impacto ambiental, e quando é mais complexo, se pede um estudo de impacto ambiental. X
10) Ao poder público cabe conceder licenciamento ambiental, que autoriza a localização, instalação, ampliação e operação do empreendimento que venha, de alguma forma, causar algum prejuízo ao meio ambiente. Sobre as espécies de licença ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A) A licença de operação é concedida ao empreendimento que tenha cumprido as medidas de controle ambiental. X
B) A licença de instalação é a primeira fase do licenciamento ambiental, autorizando a localização e a viabilidade do empreendimento. 
C) As licenças prévia, de instalação e operação serão concedidas sempre pelo IBAMA.
D) A licença prévia autoriza a instalação da empresa, desde que atendidas as medidas de controle ambiental.

Outros materiais