Buscar

Profissões da área odontológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lara Luisa de Oliveira 
UFES – Odontologia
O Cirurgião Dentista (CD) é assegurado no direito ao exercício da Odontologia, com as restrições legais, ao diplomado nas condições mencionadas no Decreto-Lei nº 7.718, de 9 de julho de 1945. Entre as suas atribuições está a necessidade de realizar diagnóstico com finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal, realizar atenção a saúde em saúde bucal individual e coletiva, desempenhar procedimentos clínicos de atenção básica em saúde bucal, coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção de saúde e à prevenção de doenças bucais e também realizar supervisão técnica do técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal. 
O Técnico de Saúde Bucal (TSB) é uma profissão regulamentada pela Lei 11889/08 que também precisa ter registro no CRO. Todas as suas atribuições são orientadas e supervisionadas pelo CD. Entre elas, pode-se citar a de participar de ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais, ensinar técnicas de higiene bucal e realizar aplicação tópica do flúor, supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal, proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, remover suturas, inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista. A duração do curso é de no mínimo 1200 horas.
O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), também regulamentada pela Lei 11889/08, é responsável no ambiente odontológico pelas atividades preparatórias. Compete a esse profissional sob orientação do CD ou TSB atividades como receber o paciente e separar os seus documentos, higienizar os materiais e equipamentos utilizados e fazer seu descarte correto, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e adotar medidas de biossegurança visando controlar infecção. A duração do curso é de no mínimo 300 horas.
O Técnico em Prótese Dentária (TPD), profissão regulamentada pela Lei 6710/1979, é um dos pilares da Odontologia. Junto com o dentista, ele é responsável pelas principais etapas do tratamento odontológico. Assim, compete a esse profissional executar, no laboratório, atividades como enceramento e escultura dental, confecção de próteses, aparelhos ortodônticos, placas de clareamento dental e placas de bruxismo. É vedado prestar assistência direta ou indireta a pacientes sem a supervisão do CD. 
O Auxiliar de Prótese Dental (APD) contribui com o protético na confecção de próteses de dentes danificados ou substituição dos danificados melhorando a mordida e a mastigação. São atribuições do APD, sob supervisão do TPD, realizar a reprodução de modelos, vazamento de moldes, montagem de modelo nos diversos tipos de articuladores, acabamento e polimento de peças protéticas, confecção de moldeiras individuais no material indicado. 
Dado o exposto, é válido afirmar que a equipe odontológica está longe de ser formada apenas por cirurgiões dentistas. Trabalhar de maneira cooperativa, organizada e ter um bom relacionamento entre as equipes citadas são escolhas imprescindíveis para alcançar um bom atendimento ao cliente de forma produtiva e confortável.

Outros materiais