Buscar

Manutenção Elétrica Industrial

Prévia do material em texto

Manutenção Elétrica Industrial
Data: 20/12/2021 .
Aluno (a): Jovenil de Jesus Souza
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Mecanismos de controle dos processos de manutenção permitem conhecer a situação atual e identificar oportunidades de melhoria. Alguns indicadores se destacam pelas suas amplas utilizações na indústria, como disponibilidade e custo.
Disponibilidade é a capacidade de um item estar em condições de executar determinada função em determinado período de tempo (NBR 5462, 1994). Já o custo global de manutenção é o somatório dos custos diretos, indiretos e de perda de produção.
O gráfico a seguir representa os custos de manutenção em função da disponibilidade de determinado ativo.
O objetivo final das organizações é melhorar os resultados operacionais, por meio do aumento da produtividade, e otimizar o custo global de manutenção. Muitas vezes, reduzir excessivamente o custo direto de manutenção impacta em outros indicadores, como disponibilidade e confiabilidade.
Assim sendo, você, numa posição de gestor de manutenção e produção, precisa tomar decisões e responder algumas questões, tais como definir qual deve ser o índice de disponibilidade de um equipamento para manter o sistema de produção com desempenho satisfatório, sem ter um custo global de manutenção dispendioso. A partir desse questionamento e do gráfico apresentado acima, responda:
a) Em relação aos custos de manutenção, qual curva representa os custos de manutenção, de perda de produção e global?
Os custos referentes a cada curva são: Curva I: custo de perda de produção, Curva II: Custo de manutenção, Curva III: Custo global de manutenção ou custo total.
b) Como ocorre o comportamento de cada custo em função da disponibilidade do equipamento?
Quanto menor a disponibilidade do equipamento, maior o custo de perda de produção, pois o equipamento não estará disponível para exercer as funções requeridas em determinado período de tempo. Por outo lado, manter baixa disponibilidade pode reduzir os custos de manutenção. O custo global é o somatório de custo de manutenção com custo de perda de produção.
c) Considerando as faixas A, B e C, qual deve ser a escolhida pela empresa para operar? Justifique.
Faixa B, pois reduz o custo global de manutenção, ao equilibrar o custo de perda de produção e o custo de manutenção. Essa faixa elimina manutenção e excesso e, ao mesmo tempo, determina uma estratégia de manutenção que reduza as perdas de produção.

Continue navegando