Buscar

EXERCÍCIO Aromaterapia na prevenção e no tratamento de doenças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
Aromaterapia na prevenção e no tratamento de doenças.
1. A aromaterapia é usada há muito tempo como ferramenta de cuidado integrativo físico e emocional. Trata-se de uma especialidade terapêutica, que pode ser empregada para o autocuidado. Atualmente, é reconhecida e empregada em muitos países industrializados como um método extremamente eficaz de terapêutica.
Em relação à aromaterapia, assinale a alternativa correta:
C) A fonte dos óleos são substâncias químicas produzidas pelas plantas para a sua proteção e reprodução, sendo encontradas nas folhas, flores, casca do fruto, galhos, raízes, sementes e troncos.
Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas e desempenham a função de proteção e reprodução, podendo ser encontrados em diversas partes das plantas, tais como folhas, flores, casca do fruto, galhos, raízes, sementes e troncos. Os óleos essenciais podem ser absorvidos pela pele ou na forma de inalação, com absorção pelas narinas ou por difusores. São altamente concentrados no seu princípio ativo, sendo recomendada a sua diluição em um carreador, que serve como veículo de condução dos óleos essenciais no corpo. Já na absorção cutânea, os óleos são levados pela corrente sanguínea, reagindo com as substâncias produzidas pelo metabolismo orgânico, cuja absorção ocorre pela via transepidérmica (intra e intercelular) e pelos apêndices da pele.
2) A aromaterapia é utilizada há milhares de anos, devido ao poder das plantas aromáticas. Seus óleos essenciais apresentam diversas propriedades que ajudam no bem-estar físico, mental e emocional, proporcionando uma melhor saúde e qualidade de vida para as pessoas. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características contidas na coluna A com as formas pelas quais os óleos essenciais são absorvidos no corpo humano na coluna B.
(... ) Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
E) I–3, II–1, III–2.
A técnica ou método de aplicação por inalação é empregada no tratamento de vias respiratórias, onde o vapor de água é usado como canal para os óleos essenciais. Nos difusores, a técnica é realizada por meio de um difusor de aroma, de modo que os óleos essenciais se espalham pelo ambiente sem alterar suas características naturais. Na absorção cutânea por massagem, os aromas atuam de forma a proporcionar conforto e sensação de prazer, devido ao toque exercido durante o ato da massagem, sendo a técnica mais difundida. Existe o método ou técnica específica para aplicação da aromaterapia, seguida de observações e estudos comprobatórios da eficácia de aplicação. Além disso, cada técnica é baseada no que o paciente apresenta e na conduta do profissional. Sabendo disso, cada uma das técnicas traz suas características e formas de aplicação.
3. A maioria dos óleos essenciais segue um conceito de técnica de aplicação simples, originando-se do pensamento inicial da aromaterapia, que tem sua base terapêutica autônoma e independente. ​​​​​​​Com o desenvolvimento natural das profissões e de seus profissionais atuantes nos campos da saúde, as técnicas de aplicação também evoluíram, tornando‐se cada vez mais práticas, profundas e eficientes.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Aplicada mediante técnicas específicas, a aromaterapia explora o efeito dos óleos essenciais nas áreas físicas ou emocionais. Na prática, ocorre uma fusão entre essas áreas, ou seja, um tratamento com o objetivo emocional de beneficiar o corpo físico e vice‐versa, um interferindo no outro de maneira positiva e sinergética.
Pois
II. As técnicas de aplicação da aromaterapia pela pele, como massagens, banhos e fricções, são dirigidas a tratamentos da musculatura e da circulação, promovendo relaxamento, diminuindo a ansiedade, liberando as vias respiratórias, entre outras atividades.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Quando aplicada com a técnica certa, a aromaterapia desempenha grande papel nas áreas emocionais e físicas, proporcionando grande benefício ao corpo. Na aplicação via dérmica, as técnicas de contato, tais como massagem, fricção e banhos, proporcionam contato direto e promovem grandes benefícios a quem recebe. A partir da aplicação correta da técnica pela pele, seguindo o critério de escolha do profissional, podem ser obtidos resultados nas áreas físicas e mentais, pois existe uma sinergia entre o corpo físico e a mente, de modo a beneficiar o indivíduo.
4. As células receptoras para a sensação do olfato são as olfativas, originadas do próprio sistema nervoso central. São os pelos ou cílios olfativos, localizados na extremidade mucosa da célula olfativa, que reagem aos odores presentes no ar e, então, estimulam as células olfativas. Dentro do processo olfativo, duas reações são geradas.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta essas reações.
B) Reações químicas e elétricas.
A constituição do olfato acontece quando o odor é levado pelo ar, adentra a cavidade nasal e atinge as células olfativas. Forma-se, então, uma camada de muco que reage com outros odores; reações elétricas e químicas são geradas, acarretando estímulo dos cílios olfativos. Algumas proteínas presentes no local transmitem os sinais até o sistema nervoso central, onde a informação é processada. As reações mecânicas, transfuncionais e orgânicas não compõem as conversões necessárias para que possam ser transmitidos os sinais ao sistema nervoso central. Desse modo, somente as reações elétricas e químicas desempenham o real papel frente às conversões necessárias para que o sinal seja transmitido ao sistema nervoso central e, assim, o cheiro seja sentido.
5. As terapias complementares compreendem a aromaterapia, que é uma prática que se utiliza de concentrados voláteis, conhecidos como óleos essenciais. Estes são compostos orgânicos de origem vegetal, formados por moléculas químicas de alta complexidade, que apresentam várias funções químicas, como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos, havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas e, assim, caracterizam seus aromas.
A respeito da aromaterapia e seu histórico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Em 1940, o químico francês Maurice René de Gattefossé introduziu o nome da aromaterapia pela primeira vez.
II. ( ) Recurso relacionado às terapias alternativas, cujo objetivo é a qualidade de vida dos indivíduos.
III. ( ) Utiliza as cores e os aromas para exercer benefícios ao corpo, mente e espírito.
IV. ( ) Indícios apontam que mesmo antes de Cristo o uso das plantas já era frequente para os homens da época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) F, V, F, V.
Antes de Cristo, indícios já apontavam que o homem da época utilizava-se das plantas. Em 1920, o químico francês Maurice René de Gattefossé introduziu o nome da aromaterapia pela primeira vez. A aromaterapia é considerada uma terapia alternativa, tendo como objetivo utilizar os aromas para qualidade de vida e benefício do corpo, mente e espírito. A aromaterapia, como o próprio nome já diz utiliza-se apenas dos aromas das plantas para exercer benefícios ao corpo, mente e espírito. Quando se fala de cores, deve-se pensar no tratamento com a cromoterapia.

Continue navegando