Buscar

2 AVA CONTROLE ACIONAMENTO DE MAQUINAS ELETRICAS UNIASSAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Explique a modelagem dos circuitos da máquina síncrona demonstrando a relação das impedâncias e tensões de cada máquina. Pode ser apresentado a equação e o diagrama fasorial para ajudar na explicação. (3,0 pontos) 
 
R 
· Máquina operando como gerador: A resistência do estator é denominada Ra e reatância síncrona (jXs) é a combinação dos efeitos de reação da armadura e da autoindutância, com isso temos a equação abaixo que descreve junto com o diagrama fasorial do gerador síncrono:
· Máquina operando como motor: Funciona da mesma forma que o gerador, com a exceção que o fluxo de potência é invertido gerando uma inversão no sentido de referência de 
 
2 – Explique, numa máquina síncrona, o que é a máquina sobrexcitada, subexcitada e com excitação normal. Utilize as correntes e tensões para justificar sua resposta. (2,0 pontos) 
R 
· Sobrexcitada: Quando a máquina está operando como gerador a mesma atua fornecendo potência ativa e reativa positiva. Já quando está operando como motor a máquina gera potência ativa negativa e fornece potência reativa. a corrente estará adiantada em relação à tensão da fonte, ou seja, com fator de potência adiantado, capacitivo.
· Subexcitada: Quando operando como gerador a mesma atua fornecendo potência ativa e fornecendo potência reativa negativa. Já quando está operando gera potência ativa e reativa negativa. A corrente no estator estará atrasada em relação à tensão da fonte, caracterizando um circuito indutivo com o fator de potência atrasado
· Excitação normal: Em excitação normal a corrente se encontrará em fase com a tensão proporcionando um fator de potência unitário
 
3 – No circuito equivalente de uma máquina síncrona, explique o papel da impedância abaixo no modelo do circuito. (2,0 pontos) 
 
 R Tem como papel explicar os efeitos da tensão produzido pela resistência real no circuito da armadura, a mudança no fluxo do entreferro e a reatância real do vazamento produzido pela reação da armadura.
4 – Explique detalhadamente os pontos de operação nos quatro quadrantes do diagrama das potências. Explique a relação de estabilidade através do triângulo das potências (S,P e Q). (3,0 pontos). 
R O circulo representa o ponto de operação da máquina síncrona, caso o triângulo de potência esteja situado nos quadrantes do lado esquerdo do círculo a máquina se comporta como motor, caso o triângulo passe do limite de estabilidade o motor começará a falhar. Se o triângulo estiver situado nos quadrantes da direita do círculo a máquina se comportará como gerador, nessa configuração também há o limite de estabilidade, caso o triângulo ultrapasse esse limite o gerador começa a perder estabilidade.

Continue navegando