Buscar

REPERTÓRIOS SOCIOCULTURAIS PARA USAR EM QUALQUER REDAÇÃO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MATERIAL CRIADO POR ANA JULIA CALIJORNE
rEPERTÓRIOS SOCIOCULTURAIS PARA USAR EM QUALQUER REDAÇÃO II
· Os repertórios socioculturais são exigidos pela competência II da correção da redação do ENEM, enunciada por  "compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa." (Excerto retirado do site https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_2.pdf),
· Esse material foi criado por mim, Ana Júlia Calijorne, estudante, e dividido em três partes, com repertórios socioculturais que podem ser utilizados em diversos temas de redação, os quais adquiri ao longo da minha formação acadêmica.
------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
rEPERTÓRIO IV: JONH lOCKE 
· 0 filósofo Jonh Locke é conhecido por ser empirista, ou seja, acredita que a construção do conhecimento é feito a medida em que o indivíduo vive diferentes experiências.
· Logo, esse repertório pode ser utilizado em temas que envolvam crianças, avaliando que esses seres, por não terem experiências ainda, não possuem senso crítico. 
· Dessa forma, esse repertório pode ser utilizado em temas como: ‘’O desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil’’. O estudante pode argumentar nesse tema que, por não possuírem o senso crítico apurado, as crianças e adolescentes são atraídos mais facilmente a sequestros e propostas duvidosas que podem resultar em seu desaparecimento. 
· Além disso, no tema do ENEM 2020, eu utilizei esse repertório para discutir o TEMA ‘’Os estigmas relacionados às doenças mentais no Brasil’’, em seguida, segue o parágrafo escrito por mim. 
‘’Em primeiro plano, observa-se que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira está ligado a uma resistência social em se falar sobre o assunto. Nesse contexto, podemos citar a teoria da tábula rasa, estabelecida pelo filósofo Jonh Locke; em tal pensamento, Locke afirma que as pessoas nascem como folhas em branco e são moldadas de acordo com as experiências vividas. A partir disso, como os brasileiros não são habituados a falarem sobre saúde mental, tal pauta não é inserida em suas vivências, de modo que sejam moldados a não discutirem comumente sobre doenças desse âmbito. O panorama exposto é desfavorável, já que a ausência de debates pode provocar a falta de informação e a banalização de tal quadro. Desse modo, é urgente a promoção de discussões associadas a transtornos psicológicos.’’ 
---------------------------------------------------------------------------------------------
repertorio V: amor liquido
· O conceito de amor líquido é estabelecido por Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês que discutia os parâmetros e a dinâmica da modernidade.
· O amor líquido é um dos seus conceitos mais famosos, o qual disserta sobre como os laços de afeto entre os seres humanos se tornaram frágil no mundo globalizado, devido a lógica moderna de volatilidade e inconstância.
· Esse repertório pode ser usado em diversos temas que tratem sobre individualismo, como por exemplo: ‘’ Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea’’. O aluno pode argumentar que a falta de empatia entres os seres, causada pela fragilidade das relações afetivas na contemporaneidade, apontada por Bauman na teoria do amor líquido, promove o aumento do cancelamento na internet. 
-----------------------------------------------------------------------------------
repertorio VI: gilberto dimenstein
· Gilberto Dimenstein é um escritor brasileiro dos séculos XX e XXI, o qual discutiu as fragilidades no exercício da cidadania no Brasil. 
· Gilberto, ao discutir as práticas do famoso ‘’rolêzinho’’, fenômeno que ficou famoso entre os jovens de baixa renda entre os anos de 2013 e 2014, aponta que tais adolescente, ao serem reprimidos em seu momento de lazer, tem a sua integridade como cidadãos violada, visto que o lazer é direito constitucional. Logo, Gilberto usa o termo ‘’cidadãos de papel’’, o qual designa esses seres que possuem seus direitos garantidos por lei, mas não gozam deles de fato. 
· Dessa maneira, o conceito de cidadão de papel pode ser usado em qualquer tema em que os indivíduos tenham seus direitos como cidadão violados. Como por exemplo, o tema da redação do ENEM 2019 ‘’Democratização do acesso a cinema do Brasil’’. O aluno poderia argumentar que, os indivíduos que não possuem acesso ao cinema são ‘’cidadãos de papel’’, visto que o cinema é um ambiente de lazer e o lazer é previsto na constituição federal.

Continue navegando