Buscar

2 1 MECANISMOS DA EVOLUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1.1 MECANISMOS DE EVOLUÇÃO
Dado os pares de estruturas abaixo, marque a alternativa que aponta CORRETAMENTE o representante menos provável da homologia.
D. 
d) As asas de uma ave e as de um inseto.
 
Em poucas semanas de tratamento com o medicamento 3TC, a população de vírus HIV de um paciente é formada exclusivamente por vírus resistentes ao medicamento. Como esse resultado pode ser melhor explicado?
D. 
d) Uma pequena quantidade de vírus estava presente no início do tratamento e a seleção natural aumentou a sua frequência.
 
Qual das seguintes observações descritas abaixo ajudaram Darwin a moldar o seu conceito de descendência com modificação?
D. 
d) As plantas de clima temperado da América do Sul são mais parecidas com as plantas tropicais do mesmo continente do que com plantas de clima temperado da Europa.
Os membros superiores dos humanos e dos morcegos possuem esqueleto semelhante, ao passo que os ossos correspondentes nas baleias apresentam diferentes formas e proporções. No entanto, dados genéticos sugerem que os três organismos divergiram de um ancestral comum, mais ou menos ao mesmo tempo. Qual das alternativas abaixo é a explicação mais provável para esses dados?
C. 
c) A seleção natural no ambiente aquático resultou em mudanças significativas na anatomia dos membros superiores das baleias.
Seu desafio será propor um experimento em que esses barrigudinhos, com cores mais apagadas, voltem a produzir proles de indivíduos mais brilhantes.
Sua resposta
Existe uma grande variedade de cores e padrões em populações de Guppy, incluindo inclusive linhagens albinas. Peixes que compartilham seu habitat com predadores normalmente têm cores menos vívidas, enquanto os peixes que não enfrentam esse problemas têm cores mais deslumbrantes. Esses fatores favorecem os genes desses peixes para que tenham mais ou menos cores durante sua reprodução. Colocando os barrigudinhos de cores apagadas com o peixe chamado Kllifish, que geralmente preda jovens que ainda não desenvolveram a coloração de adulto, que é mais brilhante. Barrigudinhos chegariam a fase adulto e seriam transferidos para novo ambiente com femeas que referem os mais brilhantes e devido a seleção natural passariam a desenvolver descentes brilhantes, levando a rápida evolução da população

Outros materiais