Buscar

P2 Conservação

Prévia do material em texto

1-Tendo em vista o que estudamos sobra o planejamento de áreas protegidas, quais seriam suas recomendações para a instituição de UCs (e outras ações0 visando a conservação dessas áreas? (Exponha 4 recomendações)
Recomendaria a implantação de corredores ecológicos entre as áreas, o que aumentaria o fluxo gênico e a redução de acidentes.
Diversos Habitats protegidos na mesma área, ao invés de um único habitat.
Forma oval para a reserva, ao invés de uma forma irregular. Mistura de reservas grandes e pequenas, ao invés de apenas reservas grandes.
Extra? Ao invés de impedir o ser humano de acessar a reserva, é possível integrá-lo em determinadas zonas da reserva (ecoturismo)
2-Diferencie a Conservação de germoplasma in situ e ex situ. Cite 2 exemplos de conservação de germoplasma ex situ.
Conservação in situ: Método de conservação de ecossistemas e habitats naturais e de manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.
Conservação ex situ: e uma estratégia de preservação e recuperação de espécies vegetais e animais; envolve populações não-naturais, como plantas cultivadas em estufas e sementeiras, e animais criados em cativeiro ou aquários.
Exemplos ex situ: Jardim Botânico, museus de arqueologia.
3-Esquematize uma área protegia hipotética, representando: 1) A área central não-perturbada (undisturbed core área); 2) A “área tampão”e 3) A zona de transição. Cite duas atividades que seriam permitidas em cada uma dessas áreas.
1-Monitoramento
2-Turismo e Estação de pesquisa
3-Assentamento Humano e (qualquer um dos anteriores)
4-(...) Cite 4 ações que você deve tomar para fazer o monitoramento constante dessa área. Atenção: Não confunda monitoramento com fiscalização.
Fotografias periódicas de pontos fixos, data de chegada e partida da UC de pássaros migratórios, número de indivíduos de espécies ameaçadas, densidade das herbáceas, arbustos e árvores.
5-As áreas de conservação (UCs) podem ser divididas em 2 grandes grupos: Unidades de proteção integral e Unidades de uso sustentável.
a) Qual a diferença básica entre esses 2 grupos?
Proteção integral: A proteção da natureza é o objetivo principal dessas unidades, logo, as normas e regras são mais restritivas. Nesse grupo é apenas permitido o uso indireto de recursos naturais, ou seja, que não envolvem consumo, coleta ou dano ao recurso natural. Ex: Turismo ecológico e pesquisa científica.
Uso Sustentável: Visam conciliar a preservação da natureza com o uso sustentável de recursos naturais. Atividades que envolvem a coleta e uso de recursos naturais são permitidas, contanto que respeitando o tempo para que o recurso consiga se renovar.
b) Cite duas categorias de UCs classificadas em casa um desses 2 grandes grupos.
Uso sustentável: Reserva extrativista, Reserva de desenvolvimento sustentável, floresta.
Proteção integral: Reserva biológica, estação ecológica, parque nacional.

Continue navegando