Buscar

PSICOLOGIA JUDICIÁRIA

Prévia do material em texto

Disc.: PSICOLOGIA JUDICIÁRIA   
	
	202104391251
	Acertos: 10,0 de 10,0
	14/01/2022
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As mudanças sociais e as transformações das normas legais tem trazido diferentes demandas ao psicólogo que trabalha na área jurídica. Outro fator que contribuiu para o aumento da demanda de avaliações psicológicas na esfera jurídica pode ser atribuído
Agente de Defensoria- Psicólogo - 2010 - DPE-SP
		
	
	à insuficiência de assistentes sociais atuando na esfera pública.
	
	ao número crescente de ações envolvendo questões trabalhistas.
	
	à grande pressão exercida pelos sindicatos.
	
	à desorganização da área de cuidados sociais dentro das instituições.
	 
	à judicialização dos conflitos interpessoais.
	Respondido em 14/01/2022 18:30:37
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A área da psicologia jurídica caracterizada pelo trabalho com questões relacionadas aos programas de atendimentos a vítimas de violência doméstica em que busca-se o estudo, a intervenção no processo de vitimização, a criação de medidas preventivas e a atenção integral centrada nos âmbitos psicosocio-jurídicos é:
		
	
	Psicologia Jurídica e Direito Penal
	 
	Vitimologia
	
	Psicologia Jurídica e Direito da Família
	
	Psicologia Jurídica e Direito Cível
	
	Psicologia do Testemunho
	Respondido em 14/01/2022 18:31:32
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Kaplan; Sadock (1993), alguns indivíduos ¿desenvolvem padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais (p.196).
Podemos falar de transtorno de personalidade, quando essa inflexibilidade, sem nenhuma associação à doença cerebral ou outro tipo de transtorno mental, torna-se inflexível, causando comprometimento no seu desenvolvimento funcional, social e ocupacional. Uma ou mais características da personalidade predominam, condicionando os comportamentos da pessoa, que não apresenta capacidade de adaptação às situações de sua vida.
Qual é o transtorno de personalidade que caracteriza as pessoas que apresentam uma grande diferença entre seu comportamento e as normas e regras da sociedade; que estão, com frequência, com problemas com a lei, violando os direitos dos outros e agindo com deslealdade; que são muito observadoras, e alguns apresentam a habilidade de identificar as pessoas que servirão aos seus propósitos; que para elas os argumentos em relação à moral não fazem sentido porque as pessoas que os seguem são bobos que merecem ser prejudicados?
		
	
	Transtorno de personalidade dependente
	 
	Transtorno de personalidade antissocial
	
	Transtorno de personalidade esquizoide
	
	Transtorno de personalidade ansiosa
	
	Transtorno de personalidade anacástica
	Respondido em 14/01/2022 18:32:42
	
	Explicação:
Segundo Fiorelli; Fiorelli; Malhadas Júnior (2015) as pessoas com transtorno de personalidade antossocial são pessoas com baixa tolerância à frustração, racionalizam as situações e não aprendem com a punição.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para o Dr. Thomas Szasz, médico psiquiatra húngaro, falecido em 2012, era um crítico da psiquiatria clássica das sociedades modernas. Para ele, é necessário que a concepção de doença mental seja revista de forma crítica. Parte do pensamento deste médico pode ser compreendida a partir do vídeo Dr. Thomas Szasz e a Psiquiatria, disponibilizado em nossa disciplina. Considerando as ideias de Szasz, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	É necessário combater a coerção psiquiátrica no mundo atual.
	
	A medicalização psiquiátrica não é um tratamento, mas um envenenamento.
	
	Nenhuma doença ou desvio do comportamento é uma doença.
	 
	O Trastorno do Défict de Atenção (TDA), embora seja uma doença mental, não necessita de tratamento.
	
	Rotular uma criança como doente mental é uma estigmatização.
	Respondido em 14/01/2022 18:34:06
	
	Explicação:
Para Szasz, transtornos mentais não podem ser vistos como doenças mentais. Na realidade, a classificação dos desvios do comportamento como doenças mentais estão em função de um perspectiva coercitiva da psiquiatria, de um domínio médico. Nesse sentido, o Transtorno do Déficit de Atenção, bem como outros "transtornos" de comportamento, não devem ser vistos como doenças.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Há oito anos, em 07 de agosto de 2006, era aprovada a Lei nº 11.340, conhecida nacionalmente como Lei Maria da Penha. O instrumento legal foi um passo importante para o enfrentamento da violência contra a mulher, alterando o Código Penal em favor daquelas vítimas de violência. Quanto às formas de violência contra a mulher de acordo com a lei, analise os itens a seguir: I ¿ a difamação por mídia virtual; II ¿ a proibição de usar métodos contraceptivos; III ¿ a destruição de documentos pessoais; IV ¿ o cárcere privado; V ¿ a agressão física por companheira em relação homoafetiva. O(s) item(ns) correto(s) é/são:
		
	
	somente IV e V;
	
	somente I, III e V;
	
	somente II;
	
	somente I, II e IV
	 
	I, II, III, IV e V.
	Respondido em 14/01/2022 18:37:24
	
	Explicação:
I, II, III, IV e V.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre poder familiar, assinale a incorreta:
		
	
	o poder familiar pode se extinguir por decisão judicial, como nos casos de comprovado abuso ou negligência
	
	o poder familiar pode se extinguir pela emancipação ou pela maioridade do adolescente
	
	O poder familiar foi uma conquista na equidade de distribuição dos papéis familiares, pois substituiu o antigo "pátrio poder"
	 
	o poder familiar, diferente da guarda, é um dado biológico, não sujeito a determinações jurídicas, e refere-se aos vínculos consanguíneos
	
	o poder familiar se extingue pela adoção da criança ou adolescente por outra família
	Respondido em 14/01/2022 18:38:57
	
	Explicação:
o poder familiar, diferente da guarda, é um dado biológico, não sujeito a determinações jurídicas, e refere-se aos vínculos consanguíneos
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação às formas de apresentação, e quanto à classificação da violência contra crianças e adolescentes, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Negligência quando a família ou os responsáveis pela criança ou pelo adolescente se omitem em prover suas necessidades físicas e/ou emocionais básicas para o desenvolvimento saudável. II. Violência física quando há humilhação, rejeição, constrangimento e depreciação. III. Violência sexual quando há abuso físico, maus-tratos físicos e violência física. IV. A violência psicológica apresenta-se, em geral, pelo abuso e pela exploração sexual.
		
	
	Apenas II.
	
	I, II, III e IV.
	
	Apenas III e IV.
	 
	Apenas I.
	
	Apenas I e III.
	Respondido em 14/01/2022 18:39:42
	
	Explicação:
I
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação à produção e análise de documentos elaborados por psicólogos que atuam na Justiça, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a avaliação psicológica é solicitada ao psicólogo nas suas diversas práticas e nos diversos contextos em que atua. A este respeito, é correto afirmar:
		
	
	A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos que são resultantes, exclusivamente, das relações parentais vivenciadas na infância.
	
	Ao psicólogo é facultativa a utilização das normas descritas no Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliações Psicológicas, pois os pareceres, laudos e declarações devem pautar-se nos modelos existentes nas instituições onde desenvolve sua prática profissional, como é o caso dos psicólogos inseridos no sistema de Justiça.
	 
	Ao produzir documentos escritos, os psicólogos deverão baseá-los nos instrumentos técnicos, que se configuramcomo métodos e técnicas psicológicas para coletar dados, em estudos e interpretação de informações a respeito do objeto da avaliação psicológica.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A avaliação psicológica deve considerar que apenas os fenômenos individuais devem ser avaliados, desconsiderando o contexto social.
	Respondido em 14/01/2022 18:41:17
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Questão extraída de: CFP, Especialista em Psicologia Jurídica, 2013). Sobre a mediação familiar, leia as afirmativas acerca da atuação do mediador: I. Deve auxiliar as partes a definir um problema de modo a não beneficiar nenhuma pessoa sobre a outra. II. Caso as partes cheguem a um acordo acerca da questão, compete ao mediador redigir um termo de entendimento detalhando as opções acordadas. III. Tem como principal função coordenar o processo de mediação de modo a manter a imparcialidade. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I, II e III
	
	nenhum item.
	Respondido em 14/01/2022 18:51:23
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dentre os itens que devem conter em um parecer psicológico, a parte do documento onde será colocado o nome do psicólogo e respectiva inscrição no conselho regional; o nome do autor do pedido e o assunto, é:
		
	
	Procedimento
	 
	Identificação
	
	Conclusão
	
	Descrição da demanda
	
	Análise

Continue navegando