Buscar

Imunoprofilaxia: Prevenção Ativa e Passiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique o que é e quais os tipos de imunoprofilaxia. Em seguida, discuta os benefícios que esse processo trouxe para a área da saúde. 
A Imunoprofilaxia são processos de prevenção, os quais utilizam-se de ativações do sistema imune, também chamada de imunização. Essas medidas podem ser classificadas como ativas ou passivas:
Modo passivo: conta com a transferência de produtos da resposta imune, como anticorpos neutralizantes ou opsonizantes de um indivíduo produtor, para um receptor. É o mecanismo utilizado por soros.
Modo ativo: se dá através do estímulo do próprio organismo para desenvolver suas próprias respostas imunes. É o mecanismo estimulado pelas vacinas.
 Ambos os processos são de extrema importância, como no desenvolvimento das vacinas que são essenciais para o combate das doenças e disseminação das mesma, fazendo com que o organismo a produza anticorpos para o combate de um patógeno e também os soros que são um método passivo no combate a toxinas de animais peçonhentos como exemplo.

Continue navegando