Buscar

EXERCÍCIOS Medicamentos fitoterápicos líquidos e semissólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Medicamentos fitoterápicos líquidos e semissólidos
1. Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais, bem como de seus derivados, para fins profiláticos, curativos ou paliativos. Os fitoterápicos estão disponíveis comercialmente em formulações de monodroga, ou seja, com apenas uma espécie vegetal, ou em formulações contendo duas ou mais drogas vegetais. 
A respeito da produção de medicamentos fitoterápicos, leia as assertivas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) As macerações frias são as mais adequadas para a extração de drogas vegetais que se degradam com aquecimento do veículo extrator.
( ) A tintura é uma forma farmacêutica fitoterápica líquida obtida pela mistura do veículo extrator com drogas vegetais ou animais.
( ) Os infusos são obtidos a partir da ação extrativa da água quente sobre a droga sólida, sendo recomendados para as partes mais duras das plantas, como raízes e cascas.
( ) Os decoctos são obtidos pela ação do líquido extrator aquecido em temperatura inferior à do ponto de ebulição sobre a droga.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
E) V, V, F, F.
As macerações frias, produzidas a partir da extração de drogas vegetais com água fria, são as mais adequadas para a extração de drogas sensíveis ao aumento da temperatura, como as plantas com alto teor de mucilagem. A tintura é uma forma farmacêutica fitoterápica líquida, produzida pela mistura de um veículo extrator alcoólico ou hidroalcoólico com drogas de origem vegetal ou animal. Os infusos são obtidos pela extração da droga vegetal sólida utilizando água quente, sendo recomendados para as partes mais moles das plantas, como folhas e flores. Os decoctos são obtidos pela fervura da planta em água, por tempo adequado.
2. A extração de plantas medicinais é muito utilizada para a produção de fitoterápicos e perfumes e também na área alimentícia, a fim de obter certos óleos comestíveis. Assinale a alternativa que apresenta o método de obtenção de extratos em que a droga pulverizada é mantida em contato com o líquido extrator, em temperatura ambiente e sob agitação diária por no mínimo sete dias consecutivos.
A) Maceração.
A maceração é um processo de produção de extratos que é baseado no contato da droga vegetal com o líquido extrator, sendo mantidos sob agitação regular em intervalos regulares e em temperatura ambiente. A percolação é o processo realizado em um percolador com velocidade controlada, onde um líquido extrator passa pela droga vegetal já macerada. A infusão é o processo que consiste em verter água morna ou fervente sobre a droga vegetal, com posterior abafamento do recipiente por um tempo determinado. A decocção é o processo que consiste em aquecer uma mistura contendo a droga e água potável, até a ebulição, por tempo determinado. O processo magistral é um conjunto de operações que transforma os insumos de origem vegetal ou animal em produtos magistrais, para serem dispensados ao consumidor.
3. A solubilidade dos princípios ativos da droga vegetal no solvente influencia consideravelmente a obtenção e o rendimento do extrato. Dos solventes utilizados para a obtenção de extratos, a água e o etanol, bem como a mistura de ambos, são os mais utilizados.
Analise as substâncias a seguir e relacione a primeira e a segunda colunas de forma a estabelecer a relação correta entre elas.
I) Óleos essenciais.
II) Taninos.
III) Pectinas.
IV) Ceras.
( ) Dificilmente solúvel em água e solúvel em etanol.
( ) Solúvel em água e muito dificilmente solúvel em etanol.
( ) Facilmente solúvel em água e etanol.
( ) Muito dificilmente solúvel tanto em água como em etanol.
E) I, III, II, IV.
Os óleos essenciais apresentam boa solubilidade em etanol, porém são dificilmente solúveis em água. Os taninos são facilmente solúveis tanto em água como em etanol. As pectinas apresentam boa solubilidade em água, porém são dificilmente solúveis em etanol. As ceras são dificilmente solúveis em água, etanol e também na mistura água-etanol.
4. Formulações de fitoterápicos contendo alcachofra (Cynara scolymus L.) são indicadas para o tratamento dos sintomas de dispepsia funcional, uma desordem gástrica caracterizada por dor epigástrica, queimação estomacal e saciedade precoce, e também no tratamento de hipercolesterolemia leve a moderada.
Observe a fórmula dada pelo formulário de fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira para a preparação de tintura de Cynara scolymus L.
Componentes: 
Folha, 20g.
Álcool etílico 70% q.s.p., 100mL.
Assinale a alternativa que contém a concentração correta dessa tintura de alcachofra.
B) 20%.
No caso apresentado, como não há o conhecimento das quantidades das substâncias ativas, a concentração é expressa pela quantidade percentual de folhas da droga que foi utilizada para a obtenção da tintura. Como foram utilizadas 20g de folhas para preparar 100mL de tintura, a concentração da tintura é de 20%.
5. O uso de medicamentos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das práticas alternativas regulamentadas por meio da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Pode-se afirmar que é um dos medicamentos fitoterápicos ofertados pelo SUS:​​​​​​​
A) a aroeira, indicada para uso vaginal pela ação anti-inflamatória e cicatrizante.
A aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) é um medicamento fitoterápico disponibilizado pelo SUS nas apresentações de gel e óvulo vaginal, apresentando ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica tópica. Os outros onze fitoterápicos disponibilizados pelo SUS são: alcachofra, babosa, cáscara-sagrada, espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, hortelã, isoflavona-de-soja, plantago, salgueiro e unha-de-gato. A carqueja, a erva-de-são-joão, o barbatimão e a cúrcuma, apesar de serem medicamentos fitoterápicos populares, não são ofertados pelo SUS.

Outros materiais