Buscar

DESAFIO Medicamentos fitoterápicos líquidos e semissólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO Medicamentos fitoterápicos líquidos e semissólidos
Algumas formulações fitoterápicas (como a Passiflora incarnata L. em cápsulas) apresentam efeito sedativo leve, podendo causar sonolência e sendo indicadas no tratamento de quadros leves de ansiedade e insônia.
Você é o farmacêutico responsável técnico por uma farmácia magistral no interior de São Paulo, onde José Carlos chega reclamando de insônia, fadiga e ansiedade. José Carlos quer evitar o uso de benzodiazepínicos e indutores do sono, com isso procura a farmácia em busca de uma opção mais “natural”. No entanto, ele diz ter dificuldade em ingerir medicamentos em formas de comprimidos e cápsulas, pedindo a você uma opção líquida. José Carlos apresenta boa saúde e faz uso de anti-hipertensivo há mais de 10 anos.
Diante dessa situação, responda:
a) Quais preparações fitoterápicas podem ser utilizadas para o tratamento das condições relatadas por José Carlos?
b) Indique o método de preparo, as partes a serem utilizadas da planta e o modo de usar de uma preparação extemporânea de Passiflora incarnata L.
Padrão de resposta esperado:
a) No tratamento de quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave, podem ser utilizadas preparações líquidas das plantas medicinais: Cymbopogon citratus (capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cidreira, cidreira), Erythrina verna (mulungu), Lippia alba (erva-cidreira, falsa-erva-cidreira, falsa-melissa), Matricaria recutita (camomila), Melissa officinalis (melissa, erva-cidreira) e as espécies do maracujá (Passiflora alata, Passiflora edulis e Passiflora incarnata). A Citrus aurantium (laranja-amarga), embora possa ser utilizada para o mesmo fim, não deve ser utilizada por pessoas portadoras de distúrbios cardíacos.
b) Para a preparação extemporâneade Passiflora incarnata L., deve-se utilizar as partes aéreas secas. Essa preparação deve ser realizada pelo método de infusão, vertendo água morna ou fervente sobre as partes da planta, seguido de abafamento do recipiente por um certo tempo. A fórmula a ser utilizada na preparação é de 3g de partes aéreas secas em água q.s.p. 150 mL. Deve-se recomendar ao paciente tomar 150mL do infuso, de duas a quatro vezes ao dia, de 10 a 15 minutos após o preparo.

Continue navegando