Buscar

Revisão - Sistema Esquelético - Anatomia

Prévia do material em texto

[2] Turma XXXIII – IMEPAC Araguari		 Nelson Ferreira de Carvalho Filho
PASSEI DIRETO – NELSON FILHO
Matéria: Anatomia
Data: 21/01/22
REVISÃO – SISTEMA ARTICULAR
1. Conceitue sistema esquelético, sistema articular e sistema muscular.
→ O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, que formam o esqueleto, responsável, principalmente pela sustentação e locomoção. O sistema articular reúne as articulações do corpo, estrutura que podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos. Já o sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo que permitem a realização dos movimentos.
2. Diferencie as divisões o esqueleto humano destacando seus principais componentes.
→ O sistema esquelético pode ser divido entre sistema axial e apendicular. O sistema esquelético axial compreende aos ossos que formam o eixo do corpo humano, como ossos do crânio, tórax e coluna vertebral. O sistema esquelético apendicular reúne membros superiores e inferiores, e seus cíngulos.
3. Descreva a classificação dos ossos do corpo humano. Exemplifique.
→ Os ossos podem ser classificados de acordo com seu formato, composição e localização. 
Os ossos longos recebem essa nomenclatura, uma vez que seu comprimento supera a largura, recebe regiões: epífise, metáfise, diáfise e cavidade medular, por exemplo, o fêmur, úmero, fíbula, etc. 
Os ossos alongados, também possuem comprimento maior que largura, entretanto não possuem epífise, diáfise e cavidade medular, exemplos são as clavículas e as costelas. 
Os ossos planos possuem largura e comprimento superando a espessura, possuem duas lâminas compactas em volta de um tecido esponjoso chamado de díploe. Exemplos são os ossos frontal, parietais e ossos do quadril.
Os ossos curtos possuem medidas de comprimento, largura e espessura equivalente. A exemplo, os ossos do carpo e do tarso.
Os ossos irregulares não possuem formas geométricas definidas como as vértebras e osso temporal.
Os ossos sesamóides estão localizados entre tecidos moles, assim como a patela e o osso pisiforme.
Os ossos pneumáticos estão relacionados ao sistema respiratório possuem cavidades, possuindo cavidades onde circulam o ar, como o osso frontal, maxilar, esfenoide e temporal.
O osso visceral está localizado entre órgãos, sendo ele, apenas o hióide.
4. Descreva o periósteo e suas funções.
→ Periósteo (é uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, exceto nas articulações cartilaginosas. As principais funções do periósteo são a nutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novos osteoblastos, para o crescimento e a recuperação do osso.
5. Descreva as estruturas responsáveis pelo crescimento dos ossos em comprimento e espessura.
→ Há duas estruturas responsável pelo crescimento dos. A cartilagem epifisária se localiza na metáfise dos ossos longos, constituída por tecido cartilaginoso hialina que, posteriormente, é ossificado, essa estrutura é responsável pelo crescimento ósseo longitudinal, ou seja, em comprimento. Já o crescimento ósseo em espessura é responsabilidade do periósteo, devido sua capacidade de renovação de células osteoblástica, responsáveis pela formação óssea.
6. Descreva as divisões da coluna vertebral destacando o número de vértebras em cada.
→ A coluna vertebral é considerada o eixo de sustentação do corpo humano, e é composta por 33 vértebras. Sendo 7 delas cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais fundidas e 4 também fundidas no cóccix. Também é possível observar quatro diferentes curvaturas, 2 primárias (Torácicas e Sacrais) e 2 secundárias (Cervicais e Lombares).
7. Descreva a constituição da caixa torácica, destacando o número de costelas presentes e suas classificações. 
→ A Caixa torácica é composta, posteriormente, pelas vértebras torácicas e, anteriormente, pelo osso esterno. Já, lateralmente, é constituído por 12 vértebras, sendo as 7 primeiras verdadeiras e as 5 últimas falsas, as quais as 2 últimas também recebem a classificação de flutuantes, por não estarem conectadas ao esterno.

Continue navegando