Buscar

Unidade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Sobre as cores assinale a alternativa CORRETA.
A Resposta corretaA cor azul é primária tanto enquanto luz como cor-luz, como em cor-pigmento.
B Amarelo é uma cor secundária em cor-pigmento, é formada pela mistura de vermelho e verde em cor-luz.
C Vermelho é cor primária como cor-luz e secundária como cor-pigmento.
D Laranja é uma cor secundária tanto enquanto luz como cor-luz, como em cor-pigmento, pois resultante da fusão do vermelho com o amarelo.
E O marrom é cor terciária que em cor-pigmento se dá pela mistura de vermelho e do laranja.
Pergunta 2 1 /1
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à vibração.
A Para a eliminação da fonte de vibração nas operações laborais, as medidas mais recomendadas é a proteção do usuário por meio uso de equipamento de proteção individual (EPI).
B Sua influência da vibração no conforto, segurança e saúde dos indivíduos a ela sujeitos está relacionada exclusivamente ao modo de transmissão e as características da vibração.
C Resposta corretaA vibração pode ser definida como o estímulo físico em movimento provocado por algum instrumento ou estrutura do posto de trabalho em seu usuário. É possível identificá-las no manejo de britadeiras, furadeiras, caminhões ou tratores.
D A vibração é um dos fatores ergonômicos físicos ambientais menos difundidos, uma vez que tem menor incidência em postos de trabalho e promove danos mais leves à saúde dos trabalhadores a ela sujeitos.
E A NBR 10152 é reguladora dos níveis de vibração que são permitidos nos postos de trabalho.
Pergunta 3 1 /1
Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas sobre ergonomia cognitiva.
(  ) No que diz respeito à ergonomia do ambiente construído, grande parte dos profissionais atribui ênfase exclusivamente aos aspectos físicos ambientais.
(  ) O campo do conhecimento e atuação que busca compreender os aspectos psicológicos que envolvem os ambientes de trabalho é ergonomia cognitiva.
(  ) A cognição está diretamente relacionada ao modo como um indivíduo reconhece, desenvolve e comunica as informações das quais dispõe como meio de adaptação ao contexto em que vive. 
(  ) O campo cognitivo é aberto e flexível ao meio em que o indivíduo se insere e está sujeito à constantes transformações que se encerram nos seus estágios de idade mais avançados. 
Agora marque a alternativa que corresponde à resposta CORRETA.
A V, V, V, V.
B F, F, F, F.
C Resposta corretaV, V, V, F.
D V, V, F, F.
E F, V, V, V.
Pergunta 4 1 /1
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à acessibilidade em ambientes construídos. 
A Resposta corretaPara a plena garantia da acessibilidade aos ambientes construídos, faz-se necessário contemplar os princípios do Desenho Universal, bem como ter em conta os conceitos e parâmetros e da normativa vigente.
B A acessibilidade é a garantia de participação integral utilitária de espaços e sistemas por parte de todos os indivíduos, variável com o grau de restrição que estes possam apresentar.
C A NBR 9050 tem por objetivo estabelecer parâmetros técnicos a serem contemplados exclusivamente em projetos, construções, instalações, mobiliários e equipamentos urbanos que lhes garantam condições de acessibilidade.
D De acordo com Neves, a partir dos princípios do Desenho Universal é possível garantir autonomia aos usuários independentemente de suas possíveis restrições, ainda que as barreiras existentes promovam eventuais segregações entre eles.
E A lei n. 10.098 aponta clara distinção entre pessoa com deficiência e pessoa com pessoa com mobilidade reduzida, estabelecendo assim diretrizes de acessibilidade para cada uma delas.
Pergunta 5 1 /1
Qual das opções abaixo é a mais adequada para completar o texto que se segue:
“No processo de aprendizagem, a ____________ requer do aprendiz a capacidade de se apropriar de uma informação prévia para apresentá-la de maneira distinta podendo ampliá-la ou reduzi-la. A ____________ é a capacidade de empregar adequadamente informação genérica em um contexto novo e específico. A ____________ refere-se a um nível mais avançado de complexidade e enfatiza a capacidade de desdobrar a informação em partes: elaborar hipóteses, identificar enunciados não explícitos e perceber as inter-relações e 
os princípios que as regem, ou seja, supor, reconhecer diferentes pontos de vista, inferir sobre um conceito apresentado.”
A compreensão; análise; aplicação
B análise; aplicação; compreensão
C Resposta corretacompreensão; aplicação; análise
D análise; compreensão; aplicação
E aplicação; análise; compreensão
Pergunta 6 1 /1
Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas sobre o uso das cores.
(  ) Quando empregadas no ambiente construído e, mais especificamente, no espaço de trabalho, as cores assumem funções específicas, como auxílio de orientação, princípio de ordenação, sinalização de segurança e podem facilitar as atividades ali desenvolvidas.
(  ) O princípio de ordenação é garantido, quando em um edifício, um conjunto de salas é identificado pelo uso de uma determinada cor sem que esta necessariamente estabeleça relação com demais áreas, como circulações, áreas de uso comum e diferentes setores. 
(   ) O emprego de uma cor específica para identificar perigo ou alerta promove efeitos psicológicos nos usuários que os fazem estabelecer barreiras físicas em relação a determinadas áreas construídas para assim manter um afastamento permanente delas. 
(  ) Em alguns postos de trabalho, faz-se necessário destacar visualmente determinados elementos como botões de acionamento, cabos, alavancas, comandos, e peças de maquinarias. O uso das cores, assim, adquire grande importância para facilitar a visualização destes elementos e reduzir o tempo de seu alcance por parte do usuário. 
Agora marque a alternativa que corresponde à resposta CORRETA.
A Resposta corretaV, F, F, V.
B V, F, V, F.
C F, V, F, V.
D F, F, F, V.
E V, F, V, V.
Pergunta 7 1 /1
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à ruídos em ambientes construídos.
A Resposta corretaA utilização de protetores auricular é uma das medidas adotadas para o controle do ruído por parte do receptor.
B Para estabelecer o controle do ruído pela fonte, é imprescindível promover a alteração nos processos produtivos de modo a substituir os equipamentos promotores de ruído por outros mais silenciosos.
C Em linhas gerais, entende-se ruído como o som desejável e desagradável que pode ter como fontes motores ou sirenes de automóveis ou motocicletas, aparelhos telefônicos ou ainda pessoas em diálogo.
D Assim como temperatura, o ruído é normatizado pela NBR ISSO/CIE 8995-1, que define os parâmetros de tolerância no ambiente de trabalho. Pode ser classificado como contínuo ou intermitente e é medido em decibéis (dB).
E Outro meio de controle de fonte se dá pelo seu isolamento acústico de modo a impedir que o ruído se propague a partir dela.
Pergunta 8 1 /1
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à iluminação em ambientes construídos.
A Resposta corretaA iluminância se define pela quantidade de fluxo luminoso distribuído uniformemente sobre uma determinada superfície. Esta é dada pela unidade de medida lux, que corresponde à quantidade de lumens por metro quadrado. Portanto, Lux = lm/m².
B Devido ao seu fator inabilitador, o ofuscamento é mais grave ambientes construídos do que a escazzes de iluminação.
C Em um projeto de iluminação, a quantidade de luz deve ser pensada em termos absolutos, uma vez que a escassez pode levar à fadiga visual e ocasionar acidentes de trabalho.D A iluminação de um ambiente construído diz respeito à luminosidade que com este é contemplado por fonte natural, pois esta apresenta eficiência luminosa muito superior à artificial.
E Apesar de mais comum em áreas externas, o ofuscamento também pode ocorrer em ambientes internos pela presença de fontes de grande brilho intensidade ou proximidade com janelas, dentro ou fora do campo de visão do usuário.
Pergunta 9 1 /1
No que diz respeito aos processos cognitivos no trabalho, qual a ordem CORRETA dos seguintes processos:
A Resposta corretapercepção > atenção > codificação > armazenamento > recuperação > aquisição de linguagem
B percepção > codificação > armazenamento > atenção > recuperação > aquisição de linguagem
C percepção > codificação > atenção > armazenamento > recuperação > aquisição de linguagem
D percepção > codificação > armazenamento > recuperação > atenção > aquisição de linguagem
E atenção > percepção > codificação > armazenamento > recuperação > aquisição de linguagem
Pergunta 10 1 /1
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à temperatura em ambientes construídos. 
A As variáveis que determinam a sensação térmica de um indivíduo no seu ambiente de trabalho são as seguintes: idade, seu sexo, alimentação, metabolismo e conformação física.
B A sensação humana de conforto térmico é objetiva e conjuga os fatores ambientais de temperatura de bulbo seco (TBS), temperatura média radiante (TRM), umidade relativa do ar (UR) e velocidade do ar.
C Para o alcance de uma situação de conforto térmico, é necessário que ao menos 95% de seus usuários considerem a climatização satisfatória.
D Ambientes de trabalho caracterizados por situações extremadas de temperatura em geral, são prejudiciais à saúde dos trabalhadores, o que não ocorre no que se refere à umidade do ar.
E Resposta corretaO uso de vestuário adequado, para a devida proteção térmica em postos de trabalho que se caracterizam por temperaturas extremadas, é imprescindível para a garantia da salubridade dos usuários.
Comentários para o aluno
10/10
Nota final
Enviado: 03/08/21 10:45 (BRT)
××

Outros materiais