Buscar

Unidade 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Dentro do Plano Diretor, alguns limites, como o gabarito máximo e os afastamentos mínimos (recuos), que devem ser respeitados dentro do lote, são medidas que o poder público adota para garantir certas características físicas que envolvem o desempenho das edificações e a morfologia urbana.
De acordo com o conteúdo estudado sobre a legislação e os parâmetros urbanísticos, é possível afirmar que os recuos das edificações são associados ao conforto ambiental, porque:
A Resposta corretapermitem afastamentos suficientes entre a edificações, garantindo insolejamento, ventilação, localização de acessos e área permeável dos lotes.
B os recuos são iguais para todas as zonas determinadas pelo Plano Diretor, como adoção de uma morfologia urbana padronizada.
C as áreas localizadas nos recuos não podem ser pavimentadas, pois precisam ser necessariamente áreas verdes.
D têm como objetivo permitir a passagem lateral das vias públicas, assim como o posicionamento das calçadas frontais e de fundo.
E é comum que as zonas especiais também possuam valores de afastamentos bem definidos, assim como as demais zonas.
Pergunta 2 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Em 1988, pela primeira vez na história do País, uma Constituição dedicou um capítulo específico à política urbana. Na essência, o texto constitucional elegeu o plano diretor como paradigma do cumprimento da função social da propriedade, mas represou sua eficácia ao remeter a fixação das diretrizes da política e a aplicação de penalidades à regulamentação em lei federal. É o que faz agora o Estatuto da Cidade. Espécie de ‘caixa de ferramentas’, o Estatuto dotará o poder público de base legal para as ações dos governos locais.”
Fonte: BASSUL, J. R. O Estatuto da Cidade. São Paulo, ano 01, n. 012.02, Vitruvius, jul. 2001. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/01.012/2085>. Acesso em: 20 fev. 2021.
O trecho anterior fala sobre a inserção do Estatuto da Cidade como a principal ferramenta da política urbana no país em âmbito federal. Tendo em mente os estudos sobre a legislação e os parâmetros urbanísticos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Estatuto da Cidade estabelece ferramentas legislativas que visam a administração urbana e o desenvolvimento das cidades. 
II. ( ) A Função Social da Propriedade garante que as construções dentro do perímetro urbano atendam aos interesses individuais dos proprietários.
III. ( ) O Plano Diretor é um dos principais instrumentos da esfera municipal para o planejamento urbano.
IV. ( ) De acordo com o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor municipal deve ser revisado ao menos a cada 15 anos.
V. ( ) A obrigatoriedade municipal para elaboração do Plano Diretor se destina a cidades com mais de 20 mil habitantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F, V, F, V, F.
B Resposta corretaV, F, V, F, V.
C V, V, F, V, F.
D F, V, F, V, V.
E V, F, F, V, F.
Pergunta 3 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Um plano de verdade é a definição de um caminho a ser percorrido para que se alcance um objetivo ou um conjunto de objetivos. Esse caminho é percorrido através de ações que devem ser tomadas pelos diversos atores que participam do desenvolvimento urbano. Portanto, o plano diretor deve indicar quais são essas ações, e como elas se integram para constituir o caminho que nos leva da situação atual à situação desejada.”
Fonte: SABOYA, R. T. Planos diretores como instrumento de orientação das ações de desenvolvimento urbano. São Paulo, ano 07, n. 074.05, Vitruvius, jul. 2006. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.074/338>. Acesso em: 20 fev. 2021.
O trecho anterior descreve como deve ocorrer a ação prática de um Plano Diretor dentro da esfera municipal. A partir do conteúdo estudado sobre a legislação e o zoneamento urbano, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O zoneamento urbano delimita regiões estratégicas do plano diretor e as principais atividades nelas desenvolvidas 
Porque:
II. Dessa forma é possível administrar os limites construtivos que garantem o desenvolvimento urbano ou a preservação da cobertura vegetal.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 4 1 /1
Após as etapas pré-projetuais e dos estudos de forma, volumetria e implantação da obra no terreno, o projetista precisará consolidar as suas ideias da melhor forma possível, através de desenhos técnicos aliados a perspectivas 3D, croquis, diagramas, enfim, as ferramentas que melhor possam demonstrar a ideia desenvolvida para o programa solicitado ao seu cliente. O anteprojeto é uma das etapas iniciais e que servirá como uma importante base para todo o processo arquitetônico posterior a ele. 
Assim, a partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o anteprojeto arquitetônico, pode-se afirmar que essa etapa engloba a análise das condicionantes e a consolidação do partido, porque:
A o anteprojeto tem como objetivo detalhar os elementos construtivos para possibilitar a sua execução.
B tem o intuito de organizar os processos projetivos antes do início de desenvolvimento da proposta arquitetônica.
C as etapas projetuais demonstradas devem ser seguidas sem adaptações, independente das circunstâncias.
D seu objetivo principal é buscar a aprovação do poder público para o início da sua execução.
E Resposta corretatem o objetivo de transfigurar em objeto representativo a ideia do programa arquitetônico aliado às limitações e permissões do seu contexto.
Pergunta 5 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“O espaço escolar pode influenciar o comportamento de todos. Na sala de aula, se existe luz refletindo no quadro negro, o aluno evitará sentar-se nas classes que causam este desconforto; se ele sentir muito calor, vai se sentir desconfortável, da mesma forma que o frio excessivo enrijecerá sua mão para escrever. A temperatura altera profundamente nosso comportamento, por isso é tão importante que o projeto de escolas tenha a orientação solar adequada.”
Fonte: COSTI, M. Sala de aula, arquitetura, corpo e aprendizagem. São Paulo, ano 06, n. 069.06, Vitruvius, fev. 2006. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.069/380>. Acesso em: 18 fev. 2021.
O trecho anterior destaca uma situação em que a incidência solar direta pode atrapalhar diretamente a atividade humana desenvolvida dentro do espaço construído. De acordo com os estudos relacionados às condicionantes naturais no projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir:
I. O estudo solar deve ser realizado em uma data à escolha do projetista, pois assim obtém-se o completo percurso do sol durante todo o ano.
II. A análise da incidência solar para o solstício de inverno ocorre nos dias 20 e 21 de dezembro para o hemisfério sul.
III. A análise da incidência solar para o equinócio de primavera ocorre nos dias 22 e 23 de setembro para o hemisfério sul.
IV. Os edifícios do entorno podem interferir na incidência solar no terreno, possibilitando sombras em áreas indesejadas. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A II, III e IV.
B I, II e IV.
C Resposta corretaIII e IV.
D I e II.
E I e III.
Pergunta6 1 /1
Alguns elementos do entorno, como a vegetação, por exemplo, são capazes de agir sobre o clima da região, equilibrando as temperaturas e favorecendo a umidade relativa do ar, o que contribui significativamente para o conforto térmico dentro e fora do ambiente construído. 
De acordo com o conteúdo estudado sobre as condicionantes naturais, podemos afirmar que a utilização da vegetação se configura como uma estratégia projetual de favorecimento ao microclima da arquitetura, porque:
A de maneira geral, a vegetação favorece a maior amplitude térmica do ambiente, o que se configura em um espaço desconfortável para o usuário desenvolver as suas atividades.
B a presença da vegetação contribui para o desequilíbrio da temperatura ambiente, sendo necessária a combinação de outras estratégias projetuais para se atingir o conforto ambiental.
C Resposta corretadevido ao processo natural das plantas, a presença da vegetação favorece a menor amplitude térmica do ambiente, além de se configurar em uma barreira física da iluminação e ventilação naturais.
D a utilização da vegetação se configura em uma estratégia estética, já que necessariamente é impossível que o projetista desconsidere a vegetação existente e implante novas espécies.
E a ausência da vegetação contribui positivamente para o equilíbrio do microclima local, já que dessa forma o projetista pode aproveitar melhor a distribuição dos espaços.
Pergunta 7 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Cada terreno tem determinadas características físicas que decorrem da conformação do relevo. Por definição, o relevo é o conjunto de todos os acidentes que dão a forma ao solo, a montanha, o vale, a planície, a depressão, etc. O projetista deve observar essa conformação, analisá-la e especular que influência ela poderá exercer na solução arquitetônica. Haverá sempre no planejamento arquitetônico uma relação muito intima entre a conformação do terreno e a ideia arquitetônica do edifício.”
Fonte: NEVES, L. P. Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989, p. 93.
A topografia local é um fator decisivo na definição do partido arquitetônico. A edificação e o seu comportamento relativo ao terreno são fundamentais para a conformação da ideia arquitetônica. A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A edificação, por regra, deverá ser assentada em terrenos planificados, sem desníveis significativos.
Porque:
II. O corte e o aterro devem possuir um volume similar quando se trata da implantação e movimentação de terra.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 8 1 /1
Leia o excerto a seguir:
“O entorno pode conter elementos capazes de influir favorável ou desfavoravelmente na idealização do partido arquitetônico no terreno escolhido. É em função dessa influência que se estabelecem as relações entre o terreno e o entorno. O projetista deve estar preparado para perceber essa relação, avaliar o grau de influência e o reflexo dela no planejamento arquitetônico do edifício.”
Fonte: NEVES, L. P. Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989, p 113.
De acordo com o conteúdo estudado sobre o entorno e as condicionantes de projeto, é possível afirmar que os fluxos pré-existentes no entorno devem ser considerados no partido arquitetônico, porque:
A os caminhos peatonais e as vias do contexto urbano circundante devem ser descartados dos estudos.
B as delimitações espaciais, denominadas como barreiras, facilitam a integração entre os ambientes externos e internos.
C os acessos são definidos a partir do estudo de viabilidade do local e independe das circunstâncias do seu contexto.
D os aspectos sociopolíticos do entorno devem ser a principal premissa para a elaboração do partido.
E Resposta corretaa demarcação dos novos acessos à edificação depende da funcionalidade dos caminhos existentes.
Pergunta 9 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“A atuação dos ventos numa região de clima quente, como a tropical, pode ser aproveitada para atenuar o excesso de insolação e diminuir a temperatura do edifício, usando as vantagens oferecidas por esse agente natural. O aproveitamento da ação benéfica dos ventos influirá nas cogitações referentes à síntese arquitetônica, especialmente quanto à disposição do edifício no terreno e quanto à distribuição espacial dos setores e dos elementos do programa no edifício, visando reduzir o calor e trazê-lo para o nível térmico desejado.”
Fonte: NEVES, L. P. Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989, p. 104.
A ventilação natural é uma das condicionantes mais importantes na busca pelo equilíbrio e conforto térmicos dentro de uma edificação. O trecho anterior cita o quanto as estratégias para a utilização da ventilação natural são importantes na definição do partido e na disposição do programa arquitetônico. A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A ventilação cruzada é uma estratégia de projeto utilizada para o resfriamento térmico do ambiente construído.
Porque:
II. A incidência solar pode alterar significativamente o microclima da edificação, aumentando a temperatura do ambiente interno.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Pergunta 10 1 /1
Um dos vários fatores que influenciam diretamente na definição do anteprojeto arquitetônico deve ser a decisão do projetista sobre como ele irá tratar a cobertura da sua edificação. Esse componente está interligado diretamente com o estudo plástico da forma e da ideia que o arquiteto tem sobre a sua proposição. Dessa forma, o índice pluviométrico do local de inserção da arquitetura deverá interferir diretamente nessa escolha, podendo alterar significativamente os planos iniciais do projetista, se o mesmo não tiver o domínio prévio dessa análise antes de propor suas ideias.
De acordo com o conteúdo estudado sobre as condicionantes naturais e a influência da análise do índice pluviométrico no campo da arquitetura, podemos afirmar que a escolha do tipo de cobertura influencia diretamente no partido arquitetônico, porque:
A a forma de captação de águas pluviais pode ser definida sem a necessidade de análise da média de precipitação da região.
B a utilização de lajes aparentes irá configurar, necessariamente, em altos custos com impermeabilização mesmo em regiões com baixa precipitação.
C Resposta corretaas várias formas como a cobertura pode ser tratada irão alterar a percepção da volumetria geral da arquitetura.
D a escolha da cobertura possui relação direta com o tipo de solo e com a topografia do local.
E as coberturas verdes são estratégias projetuais que visam diminuir a área permeável total do terreno.
Comentários para o aluno
10/10
Nota final
Enviado: 30/08/21 19:50 (BRT)
××

Continue navegando