Buscar

Unidade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
A luz é uma forma de energia visível entre os comprimentos de onda de 380 e 760 nanômetros (nm) e que provoca sensibilidade no olho humano, que a transforma em impulsos elétricos transmitidos para o cérebro e compreendidos como informação visual. Em determinadas situações ambientais, para ajuste da visão às condições de luminosidade, ocorre um fenômeno denominado adaptação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a adaptação e sua importância em relação à iluminação de um ambiente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Quando um indivíduo está em um local pouco iluminado e migra para outro com iluminação abundante ocorre o fenômeno da adaptação. 
II. ( ) Os olhos se adaptam instantaneamente às condições de maior ou menor luminosidade, conseguindo distinguir o entorno de forma nítida.
III. ( ) As mudanças na luz visível geram estímulos no nervo óptico, que são inversamente proporcionais, ou seja, em ambientes muito iluminados, os estímulos são fracos.
IV. ( ) Conforme o sistema visual se adapta a um ambiente escuro, a frequência com que os impulsos são enviados cresce e a sensibilidade visual aumenta.
V. ( ) A tentativa do sistema visual de se adaptar às condições de luminosidade de um determinado ambiente é constante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A Resposta corretaF, F, F, V, V. 
B V, F, F, V, F.
C V, F, V, F, V.
D V, V, F, F, V.
E F, V, V, F, V
Pergunta 2 1 /1
Quando um projeto de arquitetura é feito, faz-se necessário verificar quais as condições de iluminação natural às quais os ambientes estão submetidos, de modo a conhecer possíveis obstáculos externos que possam interferir nesta iluminação, bem como a necessidade de propor elementos de proteção para as aberturas nas fachadas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a construção de máscaras de sombra, analise as afirmativas a seguir:
I. A confecção de uma máscara de sombra leva em consideração os obstáculos à visualização da abóboda celeste por parte de um observador situado em um ponto de referência.
II. São utilizados, na construção de uma máscara solar, três ângulos: o vertical frontal, o vertical lateral e o horizontal. 
III. É necessário traçar um ponto de referência para a construção de uma máscara solar que servirá como ponto de vista do observador.
IV. O gráfico resultante do traçado de uma máscara de sombra reproduz uma imagem realizada por lente “olho-de-peixe” com eixo apontado para a altura solar. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A III e IV.
B I e III.
C I e II.
D I, III e IV.
E Resposta corretaI, II e III.
Pergunta 3 1 /1
Para que seja avaliada a iluminação natural de um ambiente interno a uma edificação, pode-se utilizar diferentes métodos, que estão divididos em quatro grupos principais: os métodos de cálculo ou matemáticos; os métodos gráficos simplificados; as simulações com maquetes ou modelos em menor escala; e, finalmente, os métodos de programas de simulação computacional.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que no método de programas de simulação computacional são utilizados(as): 
A geometrias da insolação, propriedades físicas da luz e fenômenos relacionados à incidência solar direta.
B equações matemáticas, fenômenos físicos relacionados à emissão e incidência da luz.
C gráficos simplificados e ábacos padronizados que são de rápida e fácil compreensão.
D céus construídos artificialmente para avaliação de desempenho da luz natural, considerando o partido arquitetônico.
E Resposta corretaalgoritmos para calcular a luz natural e modelos de distribuição das luminâncias do céu.
Pergunta 4 1 /1
A luz solar e as suas propriedades são utilizadas pelos povos ao redor do mundo há milhares de anos. Sabe-se que o comprimento de onda da radiação solar que atinge a superfície da Terra fica no espectro eletromagnético entre 290 e 1700 nanômetros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características da luz natural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As radiações eletromagnéticas de menor comprimento de onda, como as ultravioletas, são absorvidas pela camada de ozônio.
II. ( ) A luz natural que incide no interior das edificações possui duas origens diferentes: a luz solar e a luz refletida pelo entorno ambiental.
III. ( ) Existe uma certa homogeneidade nas propostas de projeto que levam em conta a iluminação natural, sejam as posições dos usuários fixas ou variáveis.
IV. ( ) O tamanho e geometria da abertura impacta diretamente na distribuição de luz em espaços internos.
V. ( ) As propriedades dos revestimentos internos de um ambiente impactam na forma como a luz é distribuída neste local.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A Resposta corretaV, F, F, V, V. 
B F, F, F, V, V. 
C V, V, F, F, V.
D F, V, V, F, F.
E V, F, V, F, F.
Pergunta 5 0 /1
Existem alguns tipos de sistemas protetores solares que são utilizados em edificações para evitar a incidência solar em excesso e, consequentemente, o desconforto do ponto de vista visual. Estes recursos, ao mesmo tempo que tornam a luminosidade nos ambientes mais oportuna, não obstruem a passagem de ventilação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o tipo de elemento de proteção solar que utiliza uma quantidade menor de painéis e economia de custos, ao mesmo tempo em que proporciona um resultado satisfatório do ponto de vista do sombreamento para as fachadas norte e sul, é o: 
A cobogó.
B protetor horizontal.
C Resposta corretaprotetor misto.
D Incorreta: protetor vertical.
E toldo.
Pergunta 6 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Aristóteles considerava que a visão era transmitida através de algo imaterial que passava instantaneamente pelos meios transparentes, dos objetos até nós. Ele procurou explicar vários fenômenos ópticos, como as cores do arco-íris, desenvolvendo a proposta de que cada cor era produzida por uma mistura de luz e escuridão.’’
Fonte: MARTINS, R. A.; CELESTINO SILVA, C. As pesquisas de Newton sobre a luz: uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n4/0102-4744-rbef-37-4-4202.pdf. (https://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n4/0102-4744-rbef-37-4-4202.pdf.) Acesso em: 17 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a percepção de cores pelo olho humano, analise as afirmativas a seguir:
I. A sensação de cor é transmitida pelos comprimentos de onda específicos, dentro da faixa de luz visível.
II. A cor de cada objeto está ligada diretamente a ele e ao comprimento de onda luminosa que ele recebe.
III. No olho humano, a percepção das cores ocorre pelo estímulo de células nervosas em comprimentos de onda nas cores vermelha, azul e verde.
IV. A mistura das cores vermelha, azul e verde, em seus devidos comprimentos de onda, é a responsável pela formação da luz branca.
Está correto apenas o que se afirma em:
A III e IV.
B I e III.
C Resposta corretaI, III e IV.
D I e II.
E II e III.
Pergunta 7 1 /1
Sabe-se que o olho humano é sensível a determinados comprimentos de onda, sendo a maior sensibilidade para o comprimento de cerca de 555 nm, representada pela radiação amarelo-esverdeada. Além disso, a qualidade cromática é determinada de acordo, principalmente, com as características de tom e valor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a core suas percepções pelo olho humano, pode-se definir o tom como:
A Resposta corretaa capacidade de distinguir entre cores, ou seja, conhecer a região espectral dominante.
B a pureza da cor, sendo que o mais saturado transmite sensação de atividade ou movimento ao objeto observado. 
C a intensidade em que o sistema visual consegue perceber a distinção de cores como mais claras ou mais escuras.
D a capacidade de perceber a opacidade das cores, que se tornam mais limpas de acordo com seu distanciamento em relação ao centro do diagrama cromático. 
E a propriedade que está relacionada ao entendimento da cor verticalmente, de acordo com a sua capacidade de absorção de luminosidade. 
Pergunta 8 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“Em cerca de 95% das espécies animais são encontrados órgãos especializados para a detecção de luz. Uma parte desses animais possui órgãos apenas sensíveis à luz e outra parte é formada por animais que possuem o que poderíamos considerar serem olhos.”
Fonte: HELENE, O.; HELENE, A. F. Alguns aspectos da óptica do olho humano. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 3, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v33n3/12.pdf (https://www.scielo.br/pdf/rbef/v33n3/12.pdf)> Acesso em: 17 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos que compõem o olho humano, analise os componentes a seguir e associe-os com as suas respectivas características:
1) Íris.
2) Cristalino.
3) Retina.
4) Bastonetes.
5) Cones.
( ) Relacionados à capacidade de enxergar em ambientes com iluminação escassa. 
( ) Quantifica a luz que chega até a superfície da retina, tendo algum controle sobre a luz que incide sobre o olho.
( ) Detectam cores e formas em situações com luminosidade intensa, chamada visão fotópica.
( ) Apresenta células receptoras com sensibilidade aos estímulos luminosos e se concentra em áreas mais periféricas.
( ) Atua como uma lente ajustável que se deforma pela ação dos músculos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 5, 3, 1, 4, 2. 
B 3, 1, 5, 2, 4. 
C 2, 4, 3, 5, 1. 
D Resposta correta4, 1, 5, 3, 2.
E 1, 2, 4, 5, 3. 
Pergunta 9 1 /1
A leitura do entorno de uma edificação, bem como de suas aberturas e da relação delas com o ambiente, cuja luminosidade está sendo analisada, é importante para verificar os períodos aos quais a fachada estará submetida à incidência solar direta. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metodologias para avaliação da iluminação natural, pode-se afirmar que o método de análise das orientações de um edifício, além das relações dele com o desenho urbano, é o(a): 
A método de zênite.
B método de fator de luz natural.
C método de contribuição de luz natural.
D Resposta corretacarta solar.
E plano frontal.
Pergunta 10 1 /1
As máscaras de sombra, também conhecidas como máscaras de obstrução, são uma representação dos obstáculos que barram a visualização da abóboda celeste do ponto de vista de um observador em uma localização qualquer. Normalmente, elas são analisadas de forma relacionada às cartas solares.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre máscaras de sombra, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a elaboração da máscara:
( ) Traçado de ângulos com ajuda do transferidor, de acordo com as medidas de planta e corte na máscara de sombra.
( ) Marcação do ponto de vista do observador como referência.
( ) Traçado de ângulos horizontais, a partir de arestas verticais de faces visíveis dos obstáculos.
( ) Convergência entre as linhas de ângulos horizontais e verticais, para traçado da máscara.
( ) Traçado de cortes para definir ângulos verticais, a partir de arestas horizontais dos obstáculos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3, 5, 1, 4, 2.
B 4, 2, 1, 5, 3. 
C 3, 1, 5, 2, 4.
D 5, 3, 1, 4, 2.
E Resposta correta4, 1, 2, 5, 3. 
Comentários para o aluno
Seu instrutor não fez comentários
9/10
Nota final
Enviado: 06/12/21 23:09 (BRT)
××
https://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n4/0102-4744-rbef-37-4-4202.pdf.
https://www.scielo.br/pdf/rbef/v33n3/12.pdf

Outros materiais